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4 dicas de e-mails interativos para aumentar o engajamento

  • timer 01/03/2021
  • 5 min de leitura

A cada dia, cerca de 319 bilhões de e-mails são enviados e recebidos no mundo inteiro, segundo dados da Statista. Dá para perceber que, com tanta concorrência, para um e-mail se destacar, não é uma tarefa nada fácil, certo? Bem, para contornar esse desafio e aumentar a taxa de engajamento, você pode investir em e-mails interativos, que são dinâmicos e incentivam o usuário a interagir com recursos diversos. 

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Você já ouviu falar em “e-mails interativos”? Talvez ainda não, mas com certeza conhece os recursos usados neles, como botões, temporizadores e pesquisas de avaliação – soluções que fazem o e-mail deixar de ser somente uma mensagem estática. Ao incentivar a interação, esse formato também impacta o engajamento do e-mail marketing, pois tem grande potencial para que o cliente, de fato, realize a tarefa proposta pela sua campanha, como fazer uma compra, usar um  cupom ou até mesmo se inscrever em um evento. 

Em comparação com o conteúdo estático (e-mail sem mecanismos de interação), e-mails interativos podem gerar até 200% mais conversões, conforme a  Upland Kapost. Além disso, um estudo da Zembula mostra que e-mails interativos (também chamados de e-mails cinéticos) geram entre  400% e 500% mais visualizações de páginas linkadas no e-mail do que materiais estáticos. 

Um ponto importante sobre os e-mails interativos é que, se forem bem planejados e executados, eles são divertidos, algo que, além do engajamento, também gera compras, sendo que os consumidores são mais propensos a comprar de uma marca divertida, viva e inspiradora, também conforme a pesquisa da Zembula. 

O mesmo estudo explica que “conteúdo interativo é usado por marcas porque é mais divertido do que conteúdo estático. Isso leva a maiores taxas de engajamento e maior afinidade com a marca”. Desta maneira,  e-mails interativos também podem ser usados para despertar a curiosidade da clientela. 

Como usar e-mails interativos? 

Os consumidores já estão acostumados com algumas formas de interação conhecidas, como GIFs e botões convencionais, fazendo com que novas estratégias de e-mail marketing evoluam para surpreender o cliente e promovam novas maneiras de engajamento. E, ao que tudo indica, e-mails interativos são bem eficazes nessa tarefa. Inclusive, há quem diga que essa tática é o futuro do e-mail marketing, estando entre as tendências para 2021. 

Há várias maneiras de utilizar recursos que incentivam a interação no e-mail. Confira algumas maneiras de implementar essa estratégia no seu negócio para aumentar o engajamento

1. Contagem regressiva

Os cronômetros de contagem regressiva são uma ótima maneira de transmitir urgência e estimular o cliente a agir – esse tipo de técnica é bem efetiva, podendo aumentar as vendas em 226%, conforme informações do Campaign Monitor. Assim, o temporizador ativa dois gatilhos mentais, sendo o de urgência e o da escassez, que aceleram o processo de tomada de decisão do cliente. E-mails interativos que trazem esse tipo de recurso podem anunciar uma promoção, o início de uma nova campanha de vendas (como a Black Friday), eventos, entre outros. 

O exemplo a seguir é da Dr. Martens, loja inglesa de calçados, vestuário e acessórios, que ofereceu desconto de produtos no e-mail com temporizador. Além do cronômetro, o e-mail traz “apenas hoje” (today only, em inglês), gerando mais um gatilho de urgência. 

2. Tooltip 

Sabe quando o mouse passa por cima de uma imagem e você consegue ver o preço de um produto? Bem, essa ferramenta se chama “tooltip”, que consiste em rótulos de texto que são ativados quando o usuário passa o mouse ou clica em algum elemento. Ao incluir esse elemento nos e-mails interativos, você pode demonstrar um produto e ainda incluir mais informações sobre ele sem poluir o e-mail. 

Você pode se inspirar na Nike para estruturar o seu tooltip. A empresa usou o efeito rollover para apresentar mais detalhes dos produtos presentes na imagem e também incluiu links que levam os clientes diretamente para comprar os produtos.

3. Gamificação 

A gamificação também é uma das táticas presentes em e-mails interativos e que atrai, prende a atenção e promove o engajamento dos consumidores. De acordo com Promodo, 93% das pessoas sentem-se engajadas com a gamificação, e 60% afirmam que são mais propensos a comprar de uma marca se gostarem do jogo oferecido. Entre os jogos que você pode incluir nas campanhas de e-mail marketing, estão quizzes, raspadinhas virtuais, roda da fortuna e muitas outras. 

A inspiração para a gamificação, demonstrada a seguir, não vem de um comércio digital, mas de um canal de TV britânico, o Channel 4, que enviou um quiz aos usuários no Dia dos Namorados para promover séries de acordo com as respostas deles. Aplicando a mesma lógica do canal para o seu negócio, você pode preparar um quiz de uma data especial e sugerir produtos ou até mesmo kits, com base no que os clientes responderem. 

>> Veja também: Gamificação para sua estratégia de e-mail marketing 

4. Pesquisas e avaliações

Feedbacks são essenciais para negócios que buscam sempre oferecer produtos e atendimento melhores. Pensando nisso, uma forma de usar e-mails interativos é o envio de pesquisas e avaliações, que auxiliam a determinar o interesse do consumidor em ofertas específicas e avaliar a qualidade das experiências de atendimento ao cliente. 

Nesse cenário, é comum encaminhar um link externo de pesquisa, mas, ao incluir o questionário diretamente no e-mail, há mais engajamento e chances do cliente respondê-lo – e se você puder oferecer um desconto ou cupom em troca das respostas, melhor ainda.  

A inspiração para uma pesquisa de satisfação bem organizada e feita diretamente no e-mail vem da Amazon, que, no exemplo a seguir, solicitou ao cliente avaliar sua experiência com a marca. 

E-mails interativos tornam as mensagens que chegam na caixa de entrada dos consumidores muito mais interessantes e diferenciadas, aumentando a taxa de engajamento e vendas dos negócios, enquanto proporcionam entretenimento para os clientes. Se gostou desse artigo, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das nossas novidades, com dicas e conteúdo especializado em e-mail marketing! E entre em contato com nossa equipe de especialistas para que possamos apoiar o crescimento do seu negócio.

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