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O e-mail marketing ainda é um dos canais mais usados pelas empresas para se comunicarem com seus clientes e também escolhido por 72% dos consumidores como o melhor canal para receber informações de negócios e marcas, segundo a MarketingSherpa.
Para o e-commerce, o e-mail é uma ferramenta capaz de gerar vendas, se for bem planejado e executado. Entretanto, para que isso ocorra, é preciso adotar práticas que resultam na taxa de cliques e conversão, sendo que ambas estão intimamente ligadas, pensando que, se o tema e o produto não forem atrativos para o seu cliente, ele não irá nem clicar no e-mail e muito menos realizar a compra.
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Motivos para investir tempo e estratégias no e-mail marketing não faltam. Por exemplo, sabemos que o e-mail é 40 vezes mais efetivo para conquistar novos clientes do que redes sociais, segundo o Campaign Monitor. Além disso, 99% dos consumidores checam suas caixas de entrada diariamente, podendo chegar a 20 vezes por dia, conforme o DMA Insights – o que torna o e-mail presente na vida dos consumidores e, logo, com ótima possibilidade de conquistar clientes.
Porém, boas taxas de cliques e conversão não são alcançadas sem planejamento, testes e gatilhos que direcionem os consumidores a comprarem algo. Assim, é fundamental planejar sua campanha, escolher as melhores palavras e chamadas de CTA, bem como garantir que os e-mails estejam acessíveis em formato mobile.
Elencamos algumas dicas para atingir melhores resultados nas suas campanhas, confira:
A campanha de e-mail marketing precisa alinhar o produto adequado ao cliente certo. Portanto, para escolher quais produtos irão entrar nesses disparos de e-mail, você precisa identificar aqueles que são vendidos com maior facilidade – essa decisão precisa ser feita com base em informações concretas, sem achismos.
É aí que entra a curva ABC, uma estratégia que classifica os produtos entre itens com alta demanda ou consumo (A), intermediário (B) e baixo (C). Desta maneira, os produtos podem ser classificados da seguinte forma:
Ao aplicar a curva ABC no seu e-commerce para compreender quais produtos vendem mais (A e B), você descobre exatamente quais deles têm mais chances de cativar os clientes, impulsionar a taxa de cliques e, consequentemente, a conversão. Além disso, também conhece os menos vendidos (C), que representam quais produtos são elegíveis para promoções e cupons de desconto, o que ajuda a aumentar sua taxa de vendas.
Ainda que sempre sugerimos as melhores práticas para o seu negócio, baseadas no nosso conhecimento, cada e-commerce tem um público próprio, que é atingido de diferentes maneiras pelo e-mail marketing. É aí que entra o teste A/B, no qual você cria campanhas diferentes para o mesmo produto ou serviço e confere qual apresentou melhores retornos.
Por exemplo, em uma versão da campanha, você dispara e-mails com a imagem do produto e o preço. Na outra, apenas o texto e o preço. Ou, ainda, realiza testes com outras cores, imagens sem preço, textos sem preço, com ou sem um botão de CTA (call to action). As opções de combinação são muitas, mas a escolhida deve ser aquela que tiver os índices mais altos de taxa de cliques e conversão.
O famoso CTA é uma chamada para ação, ou seja, um gatilho para que o cliente faça algo que seja o objetivo do e-mail marketing, como usar um cupom específico, adquirir um plano, acessar um site, baixar um e-book ou guia. Com apenas um único CTA no e-mail, a taxa de cliques pode aumentar em até 371% e as vendas em até 1.617%, em comparação com aqueles que não têm qualquer CTA, segundo informações da protocol 80.
Algumas opções de CTA são:
O design responsivo é aquele que permite a abertura e legibilidade do e-mail marketing em mais de uma plataforma, como computador, smartphone e tablet. Afinal, você não quer perder o seu cliente ou a venda porque ele não conseguiu abrir o e-mail, certo?
Neste sentido, um estudo da Return Path, que avaliou mais de 27 bilhões de aberturas de e-mail, descobriu que mais de 55% dos e-mails são abertos em um dispositivo móvel – demonstrando a relevância da responsividade. Além disso, 70% dos destinatários excluem imediatamente um e-mail, se ele não for compatível com dispositivos móveis.
Outros fatores que impactam a conversão
Você planejou a sua campanha, fez os testes e ajustes necessários, enviou os produtos certos (a partir da curva ABC) para os clientes adequados, alcançando uma boa taxa de cliques. Mas percebeu que, apesar do bom desempenho da ação, a conversão foi bem abaixo do esperado. O que houve?
Segundo o Statista, os cinco fatores que mais impactam na compra são:
Portanto, ainda que a equipe responsável pelo e-mail marketing não tenha, necessariamente, controle sobre esses elementos, é essencial que o marketing e vendas trabalhem em conjunto e troquem informações para atingir os melhores resultados.
O e-mail marketing continua entre as estratégias mais eficientes do e-commerce. Porém, antes mesmo de conseguir fazer seu cliente comprar algo, você precisa que ele abra e interaja com os links do e-mail a partir de produtos e serviços interessantes e atrativos para o consumidor. Para aumentar a taxa de cliques e gerar conversão, você deve estruturar e testar campanhas e garantir que elas sejam responsivas.
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