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4 elementos para considerar no teste A/B no e-mail marketing

  • timer 18/08/2022
  • 4 min de leitura

O teste A/B no e-mail marketing pode ser definido como o processo de enviar uma variação da sua campanha para uma parte da sua base de contatos, e outra variação para a outra (ou outras) parte. O objetivo final é descobrir qual versão irá gerar os melhores resultados para o seu negócio. 

Leia mais: 
>> Conheça os 6 principais erros que impactam o sucesso da campanha 
>> Use a análise RFM para segmentar a base de contatos 

Com o teste A/B no e-mail marketing, é possível mensurar dois tipos de taxas: a taxa de abertura, testando linhas de assunto diferentes, e a taxa de clique, usando peças de e-mails distintas. É neste segundo caso que você pode trabalhar as modificações de cores, layout, conteúdo e CTA. 

Mas o que é preciso testar? 

A automatização dos disparos permite que você teste diversos elementos das suas campanhas para encontrar aquilo que terá melhor resposta do seu público. Pensando nisso, reunimos os principais itens que precisam ser levados em conta na hora de aplicar o teste A/B. Confira a seguir: 

1. Linha de assunto 

Personalizar a linha de assunto, incluindo o nome do destinatário, é uma ótima maneira de construir um relacionamento mais próximo com ele. Mas essa estratégia não irá funcionar se você exagerar. Por isso, procure testá-la em alguns e-mails específicos, aqueles que têm como principal objetivo a conversão ou quando você estiver lançando um produto novo, por exemplo. 

O uso de emojis na linha de assunto também costuma trazer bons resultados. Para se ter uma ideia, a taxa de abertura de e-mails com emojis no assunto é 56% maior, se comparada com a taxa dos e-mails sem emojis. 

Mas essa é outra estratégia que precisa ser usada com cautela. Afinal, quando o excesso de emojis começar a incomodar o usuário, isso deixará de ser novidade e não chamará mais a sua atenção – correndo o risco até mesmo de fazer com que o seu e-mail vá parar na caixa de spam

2. Ordem das palavras 

A ordem como você coloca as palavras no seu e-mail pode fazer uma grande diferença na forma como as pessoas o interpretam, podendo afetar os resultados que você busca. Considere as duas frases abaixo: 

  • Use este código para ter 25% de desconto na sua próxima compra
  • Ganhe 25% de desconto na sua próxima compra usando este código

Na segunda opção, o desconto já é colocado no início da frase. Levando em conta que, via de regra, nós lemos da esquerda para a direita, isso enfatiza o benefício que os usuários terão logo de cara. 

Outra dica importante é testar a posição que esse tipo de oferta ocupará ao longo da sua campanha. É mais interessante que venha no começo do layout? Ou é melhor trazer um conteúdo relevante antes de levar seu cliente à conversão? É válido fazer esse teste. 

3. Layout 

E já que citamos o layout, chegou a hora de falar sobre ele. Será que os seus clientes são mais atraídos pelo conteúdo disposto em uma ou em duas colunas? Qual cor será que agrada mais aos olhos deles? Trazer elementos como imagens e ilustrações gera bons resultados ou é melhor optar por um design mais clean? 

Os pontos acima precisam ser analisados em profundidade, pois impactam significativamente nas suas metas. Lembre-se: o layout das suas campanhas não pode apenas ser bonito, ele também precisa ser funcional, amigável, simples e intuitivo. Não tem como um layout incentivar a conversão se ele não passar uma sensação agradável a quem está consumindo aquele conteúdo. 

4. CTA 

Por fim, mas não menos importante: o CTA. Esse pode ser considerado o elemento mais importante de um e-mail marketing. É claro que o conteúdo e o design do seu e-mail influenciam as pessoas a abri-lo e lê-lo, mas quando se trata de conversão, é papel do CTA ajudá-lo a atingir as suas metas. 

O próprio CTA em si tem as suas variáveis, que precisam ser testadas. Abaixo, listamos três principais elementos ​​que você deve levar em conta no teste A/B no e-mail marketing

  • Texto do botão 
  • Posição do botão dentro do layout 
  • Cor do botão 

Boas práticas no teste A/B 

Todas as dicas acima são extremamente relevantes para fazer o teste A/B no e-mail marketing. Mas você deve ter em mente que, se mudar todos os elementos ao mesmo tempo e sem planejamento, não conseguirá chegar a uma definição sobre o que realmente funciona com o seu público. Então, o que é preciso fazer? 

  • Altere um elemento de cada vez: se você alterar mais de um elemento por vez, esse teste não poderá mais ser considerado um teste A/B no e-mail marketing, e será mais difícil alcançar a resposta que você procura. 
  • Compare as mesmas condições: a comparação dos resultados em testes com diferentes condições pode levá-lo ao erro. Por exemplo, não compare as taxas de abertura de e-mails enviados durante os feriados com aqueles enviados em um dia útil da semana. 
  • Teste uma hipótese válida: implementar tarefas sem ter uma base sólida, definitivamente, não é uma boa opção, podendo levar ao desperdício de tempo e dinheiro. Para ter sucesso, a sua tese deve abranger a observação do que está acontecendo atualmente, qual poderia ser a possível razão, como melhorar a situação e como determinar se sua solução foi eficaz. 
  • Priorize o seu teste: ao executar um teste A/B no e-mail marketing, é essencial, para começar, que os seus e-mails sejam enviados com mais frequência, conforme necessário para chegar a uma conclusão. 
  • Acompanhe os resultados: registre os dados que você tem obtido nos seus testes e preste atenção nas descobertas, pois isso ajudará você a entender o que está dando certo e o que pode melhorar. 

Se você busca alcançar melhores resultados para o seu negócio com ajuda do e-mail marketing, conte com o nosso time de especialistas. Estamos aqui para apoiar o seu sucesso, acompanhando o desenvolvimento da sua campanha de ponta a ponta.

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