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6 estratégias para aumentar as vendas do seu e-commerce

  • timer 20/07/2016
  • 4 min de leitura

ARTIGO ATUALIZADO EM FEV/2022

Com a aceleração da transformação digital, provocada pela pandemia, o e-commerce deu um salto. E você, lojista, deve aproveitar esse momento para aumentar as vendas do seu negócio.

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No Brasil, o faturamento do comércio eletrônico aumentou quase 50% em 2020. Ainda segundo um levantamento Ebit/Nielsen, a necessidade e o aumento na confiança sobre os pagamentos online levaram 7,3 milhões de brasileiros a comprar online pela primeira vez no primeiro semestre de 2020. 

Esse cenário é o palco perfeito para oportunidades interessantes de crescimento. Contudo, a alta demanda também aumenta a concorrência. Por isso, é preciso ser cada vez mais criativo para se destacar. E para lhe ajudar, listamos 6 estratégias para aumentar as vendas do seu e-commerce ainda neste ano:

1. Informações completas dos produtos

Quanto mais o consumidor sabe sobre o produto que você vende, maior a chance de ele fechar a compra. Ou seja, é muito importante que as páginas de produtos do seu e-commerce tenham a maior quantidade possível de informações e detalhes.

Quando falamos em informações sobre produtos, não se trata apenas de dados técnicos, mas também de descrições completas e, se possível, depoimentos de quem já comprou, vídeos e tutoriais explicativos, entre outros conteúdos possíveis. Esses são itens que ajudam no processo de decisão por parte do consumidor, com bom potencial para aumentar as vendas.

2. Conteúdos exclusivos

O consumidor da era digital quer “algo a mais” do que simplesmente comprar o seu produto, ele quer uma experiência inesquecível durante a sua jornada de compra. Uma maneira de fazer isso é produzir e fornecer conteúdo relevante e valioso para o seu público, seja na forma de blog posts, vídeos tutoriais, e-books com dicas e outras informações sobre o universo dos seus produtos e serviços.

Essa é uma ótima estratégia para atrair público para o seu e-commerce, que perceberá o quanto precisa do seu produto ou serviço para suprir os seus desejos e necessidades. Ao oferecer esses conteúdos, as chances de aumentar a sua audiência só crescem, logo, ampliando também as chances de gerar novas vendas.

3. Reforço da confiança e lembrança na sua marca

Os dois primeiros itens que citamos acima ajudam a complementar este, que é um dos mais importantes para que você construa uma presença sólida online: a lembrança do consumidor na sua marca. E para gerar essa lembrança, é preciso, antes de mais nada, gerar confiança.

Então, além de entregar a maior quantidade possível de informações sobre o que você vende a partir de um conteúdo relevante, você deve oferecer para o seu público uma jornada de venda segura e transparente, bem como um atendimento de primeira linha. Esse conjunto ajudará a criar e reforçar a confiança que o consumidor tem na sua empresa.

Para isso, você pode apostar em espaços visíveis no seu site onde os clientes deixam a opinião deles tanto sobre os produtos em si quanto sobre o atendimento prestado pela sua loja. Outra opção é garantir selos de reputação conhecidos no mercado, como os oferecidos pela Ebit, ReclameAqui, Site Blindado etc.

4. Campanhas de remarketing

Sabe quando visitamos uma página de algum produto ou pesquisamos sobre ele na internet e, a partir de então, passamos a receber anúncios sobre aqueles produtos nas nossas redes sociais, outros sites que visitamos, nosso e-mail, entre outros lugares online?

Pois é, isso se chama remarketing, e é uma estratégia certeira para aumentar a sua taxa de conversão, pois impacta o consumidor em seu melhor momento de interesse. Você pode fazer campanhas de remarketing no formato de anúncio com o Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo.

Você também pode usar a lista de e-mails que tem de clientes e assinantes de newsletter para criar campanhas para essas pessoas voltarem ao site, aumentando as chances de garantir uma recompra. Ou, ainda, usar essa lista para atrair clientes com perfil semelhante aos contatos que você já tem na sua base.

5. Presença nas redes sociais

Se as pessoas estão nas redes sociais, a sua empresa também tem a obrigação de marcar presença nestes canais! Tenha perfis no Facebook, no Twitter, no Instagram e em outras redes que você considerar relevante para o seu negócio. Para isso, pesquise antes sobre o comportamento do seu público nas redes.

Mas fique atento para ter condições de gerar conteúdo relevante em todas as redes em que você estiver. Para gerar a lembrança de marca e a confiança sobre as quais falamos anteriormente, de nada adianta criar um perfil e não alimentá-lo.

Planeje-se e garanta frequência na hora de compartilhar todo o seu conteúdo por lá! Isso vai trazer interação, engajamento, mais acessos e, de quebra, aumentar as vendas. Além disso, é importante divulgar o seu e-commerce de todas as maneiras possíveis para que o seu público chegue até você.

6. Campanhas de e-mail marketing

Outra forma bastante eficaz de divulgar o seu e-commerce são as campanhas de e-mail marketing. Por meio delas, você impacta a sua audiência de forma personalizada e, com as técnicas corretas, pode garantir um alto retorno financeiro. 

Como ilustra um relatório da Cheetah Digital e Econsultancy, o e-mail é um forte motivador de vendas. A pesquisa, que abrangeu 6 países e quase 5 mil entrevistados, mostra que 73% dos norte-americanos, por exemplo, relataram ter comprado um produto ou serviço por e-mail. 

A pesquisa ainda mostra que e-mails opt-in emergiram como o segundo maior influenciador declarado das compras do consumidor, em uma lista de 20 influenciadores, atrás apenas do boca a boca. Com o e-mail sendo uma força tão potente, é fundamental considerá-lo na sua estratégia para encontrar consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas. Confira alguns dados da pesquisa no gráfico abaixo:

>> Quer saber mais sobre como aumentar as vendas com e-mail marketing? Confira como ter uma programação mensal como sua aliada 

Com essas estratégias bem desenhadas e alinhadas, é certo que você conseguirá aumentar as vendas do seu e-commerce! E você também pode contar com a nossa equipe de especialistas para ajudar a gerar mais resultados, fechando mais negócios para a sua empresa.

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