Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
Por Vinícius Correa – CEO da Mailbiz
Alcançar o sucesso, bater metas, ir além do esperado, ficar acima da média, surpreender pessoas e a si mesmo com resultado com email marketing extraordinário. Quem não quer isso? Todo mundo quer, talvez você pense. Mas será que todo mundo quer mesmo?
Com base em nossa experiência, atuando ao lado de diversas empresas que praticam email marketing, podemos afirmar com certeza: a maioria não decidiu fazer um trabalho extraordinário com email marketing. O curioso é que o discurso normalmente é diferente.
A grande maioria das empresas que estão começando no email marketing e também boa parte das que fazem há mais tempo normalmente dizem: “Queremos e precisamos vender mais”. “Queremos gerar mais conversão”. “Pretendemos trazer muito mais tráfego ao site imediatamente”. Mas, se sua empresa realmente quer isso, você sabe o que precisa fazer para atingir resultado com email marketing extraordinário? E será que você está disposto a fazer tudo o que é necessário?
O que quero dizer é que fazer email marketing dar resultado depende, essencialmente, de CONHECIMENTO e de DISCIPLINA. Existe muito conhecimento específico que foi produzido com anos de experiências, erros e acertos. Você precisa se dedicar muito a obter estes conhecimentos para poder experimentar todo o poder do email marketing. Mas as empresas parecem ignorar este fato, tentando de maneira improvisada e desorganizada atingir resultados imediatos. E aí, logo após as primeiras frustrações, muitas concluem que “email marketing não funciona” ou que é “muito difícil”.
Por isso, vou fazer a pergunta correta para determinar se você realmente quer fazer email marketing dar resultado:
Você está disposto a fazer tudo o que é necessário para atingir resultados extraordinários com email marketing?
Esta pergunta nos leva obrigatoriamente a uma outra: Mas o que é necessário fazer para atingir estes resultados?
Agora sim estamos começando a falar “a mesma língua”. No momento em que você se perguntar, conscientemente, o que precisa fazer para melhorar os resultados com email marketing, é porque tem pelo menos a vontade de melhorar. O problema é que a maioria das empresas nem se faz esta pergunta. Elas simplesmente acham que sabem o que fazer. E fazem do seu jeito, achando que é assim mesmo, com uma probabilidade obviamente altíssima de não dar resultado algum.
Enfim, se você realmente deseja melhorar os resultados com email marketing, isto envolve algumas decisões importantes. Vou listar uma sequência de passos que podem guiá-lo no processo de busca por melhores resultados:
Conteúdo
Parece óbvio e clichê, mas qualquer mudança só começa com uma decisão consciente e clara de querer melhorar. Este é o ponto de partida. Você precisa querer, mas precisa querer muito. Quando você tem este real desejo de melhorar e toma a decisão de fazer de tudo para melhorar, isso vai lhe servir para suportar os momentos difíceis que virão pela frente. Por isso se pergunte: eu realmente quero melhorar os resultados? O quanto é importante para mim ter melhores resultados com email marketing?
Sentindo-se plenamente consciente e determinado a melhorar os resultados, você precisa antes de tudo aprender como funciona o email marketing. Estou falando de ESTUDAR. Você precisa estudar para entender as boas práticas e as más práticas. Estudando, irá descobrir todas as possibilidades que o email marketing oferece. Este conhecimento das boas e más práticas do email marketing vai lhe dar uma ideia mais clara do estágio onde você está e, assim, você saberá qual será o tamanho de sua jornada em busca do sucesso com email marketing.
A notícia ruim é que a maioria das pessoas, tranquilamente mais da metade, nem chega nesta etapa. Sim, a maioria simplesmente decide não estudar. Não se informa, não aprende nada sobre email marketing e, com isso, joga fora a chance de evoluir.
Eu não sei ao certo porque isso acontece, mas pode ser cultural. Me parece que a maioria das pessoas rejeita a ideia de estudar. Todos querem resultado imediato, mas não entendem que é preciso estudar para isso. Talvez seja uma herança do nosso ensino básico arcaico, onde aprendemos fórmula de Bhaskara e ligações covalentes, mas não utilizamos estes conhecimentos para nada na vida adulta. Não sei, é só uma teoria. Mas o fato é que o brasileiro, em sua maioria, parece não gostar de estudar assuntos com a profundidade necessária.
Não apenas email marketing, mas qualquer coisa que se quer fazer bem feito, exige estudo sim. Você precisa aprender o que está por trás do email marketing e onde ele pode chegar. Precisa aprender e entender cada boa prática e cada má prática.
Mesmo que você pense em terceirizar 100% do trabalho de email marketing, saiba que são poucas as agências capacitadas o suficiente para transformar os resultados do modo que o seu negócio precisa. Normalmente, os melhores resultados são obtidos pelas empresas que estudam e aplicam o conhecimento por conta própria no seu negócio. Pena que é uma minoria absoluta que chega até aqui.
Uma vez que tenha conhecimento suficiente, é hora de definir exatamente cada ponto que deverá ser modificado na sua operação. Tem empresas que precisam de melhorias pontuais, já outras precisam praticamente recomeçar do zero.
Conhecendo o conjunto das boas e más práticas de email marketing, você vai poder confrontar com sua rotina atual e, assim, conseguirá entender e definir tudo o que precisa ser melhorado.
Se você precisa praticamente recomeçar do zero, prepare-se para isso e entenda que o sucesso nesta empreitada está MUITO RELACIONADO AOS HÁBITOS. Sim, você precisará criar hábitos que provavelmente não existiam antes e modificar alguns hábitos atuais. E isto não é fácil. Por isso, o que determina as chances de sucesso aqui é o seu nível de vontade (passo 1) e o quanto você de fato aprendeu sobre as boas práticas de email marketing. Se você realmente quiser melhorar e tiver entendido as boas práticas, conseguirá mapear o que precisa ser mudado na operação e aí definirá como mudar.
Mas atenção: esta definição do “como mudar” costuma ser a parte mais difícil. É aqui que entra a questão das mudanças de hábitos. O ser humano, por natureza, não gosta de mudar. A rotina que está estabelecida em sua empresa fará de tudo para continuar como está. Ninguém gosta de sair da “zona de conforto”. Por isso, quem conduzir a mudança precisa ser muito determinado, visionário e exigente. Como dica, recomendo a leitura do livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg. Este livro é fantástico, ele explica como funcionam os hábitos (e o cérebro em relação a eles), e o que podemos fazer para criar novos hábitos e adaptar hábitos antigos.
É possível que, dependendo do estágio da sua operação, o maior obstáculo para ter mais resultados seja a falta de dinheiro. Isto é comum principalmente nas empresas em começo de operação, que ainda não possuem uma lista grande de e-mails.
Vamos a um exemplo prático: Captar mais e-mails envolve aumentar os investimentos para gerar mais tráfego no site, todos nós sabemos, correto? Se sua empresa não pode investir o necessário, isto realmente pode impactar e até impedir de atingir grandes resultados no curto prazo. Mas você só entenderá quando começará a ter retorno positivo e qual será este retorno, se tiver de fato estudado email marketing.
É tendo o conhecimento sobre métricas e potencial de conversão que você conseguirá planejar por quanto tempo deve investir e qual quantia deve investir para captar mais e-mails. E aí poderá fazer uma projeção de resultados realista para o futuro. Poderá, inclusive, decidir não investir tudo o que é necessário para começar a ter os resultados desejados e com isso não fazer email marketing agora. O importante é que esta decisão seja CONSCIENTE, sem “achismos”. Quem tem conhecimento decide com muito mais confiança e com muito menos chance de errar.
Se você conseguiu de fato melhorar após aplicar mudanças essenciais na sua operação de email marketing, porque estudou o suficiente para isso e conseguiu mudar e adquirir novos hábitos, parabéns. Você está no grupo seleto que representa menos de 10% das empresas que fazem email marketing de alta performance! Porém, existe ainda um último obstáculo importante a ser superado.
Ao começar a atingir os resultados que gostaria, você precisa manter a disciplina para preservar o que foi conquistado e traçar novas metas para permanecer em melhoria contínua. E só faz isso quem se mantém estudando, aprendendo e evoluindo.
A internet é hoje uma fonte de conhecimento praticamente infinita. Podemos aprender muita coisa online. Use e abuse da leitura de livros sobre o tema. Faça cursos. Vá a palestras. Vá a eventos. Acompanhe blogs de fora do país sobre email marketing. Tudo isso vai manter sua mente sempre atenta às novidades e vai alimentar a vontade de superar novas barreiras.
Além de se manter atualizado, é importante também reavaliar sua operação constantemente. O mundo do marketing digital evolui muito rápido. O que hoje está dando resultado, amanhã pode não dar mais. Por isso você deve ter uma rotina de monitoramento da sua operação de email marketing, sempre confrontando com o conhecimento mais atual que você adquiriu. Quando perceber que algo não vai bem, é hora de colocar os novos conhecimentos em prática. É isto que irá garantir a evolução das práticas de modo permanente. Acredite: é esta rotina que vai sustentar os seus resultados no longo prazo.
Concluindo então, o que mais impede as empresas de terem resultado com email marketing é a falta de conhecimento. Ainda que boa parte nem chegue a decidir realmente melhorar, entendo que a maior parte mesmo esbarra na busca pelo conhecimento. Simplesmente não estudam. Talvez porque não gostem. Ou porque não querem de verdade melhorar. É difícil saber, mas é o que acontece.
Se você realmente quer melhorar, precisa assumir de uma vez por todas a sua responsabilidade. Está nas suas mãos. Quem realmente quer e se dedica, vai priorizar o estudo e as mudanças, arranjando o tempo necessário para implementá-las. E você? Quer realmente melhorar os resultados ou prefere ficar na zona de conforto?
Veja também este artigo: Email Marketing – 5 respostas para você investir sem medo