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5 ferramentas fundamentais para quem tem uma loja virtual

  • timer 03/01/2017
  • 3 min de leitura

Algumas ferramentas para loja virtual são indispensáveis para quem quer se manter competitivo e se destacar no mercado. Há atualmente uma série de ferramentas interessantes para controle das ações, mensuração de resultados e divulgação de produtos.

Conheça algumas das ferramentas mais importantes para você aplicar na sua loja virtual.

1. Google Analytics

O serviço gratuito da Google é capaz de gerar estatísticas a respeito das visitas da loja. Entre as informações disponibilizadas estão número de visitas, origem do tráfego, origem geográfica dos visitantes, quem são os visitantes novos e antigos, entre outros. É possível também compreender o fluxo de navegação no seu e-commerce e mensurar a conversão de metas.

Para utilizá-lo, basta se cadastrar no site e o Google vai fornecer um código para o monitoramento, que deve ser inserido em seu site.

2. Cyfe

Essa ferramenta permite visualizar, em uma só interface, dados e gráficos disponibilizados pelo Analytics, pelo AdWords, pelo Facebook, pelo Twitter e por outras plataformas. Dessa forma, é possível economizar tempo e analisar diferentes variáveis para ajudar na gestão e na estratégia de venda.

O Cyfe é gratuito e, para utilizá-lo, é preciso entrar no site e configurar quais gráficos que quer visualizar. Para isso, clique em Add e Widget, estando logado na ferramenta.

3. Website Grader

Quer saber como anda a sua loja virtual? O Website Grader realiza uma análise geral da performance do e-commerce. O que permite, por exemplo, receber sugestões de como melhorar a estratégia de SEO, o carregamento das páginas, entre outros pontos ligados á experiência do usuário.

4. Ebit

O Ebit é um sistema capaz de pesquisar a satisfação dos consumidores virtuais após o ato da compra; e utiliza esses dados para qualificar a credibilidade do negócio online. O sistema já avaliou mais de 20 mil e-commerces e avalia a experiência de compra em até 15 dias após a compra. Ele recebe um e-mail com um convite da pesquisa com intuito de saber como foi a experiência de compra do produto.

Os dados da pesquisa são informados e a loja recebe um selo conforme a credibilidade e a confiança do consumidor — bronze, prata, ouro e diamante. Para usá-lo, o gestor cadastra a loja e, após 5 dias, recebe o resultado. A versão free já oferece uma análise importante para o negócio.

5. SEO Monitor

Essa ferramenta permite monitorar a incidência das palavras-chaves ideais para a sua estratégia e compara com as lojas concorrentes, para que você possa ter um melhor ranqueamento no Google.

Vamos ao exemplo: sua loja precisa monitorar semanalmente a posição das palavra-chave ligadas à sua estratégia na busca orgânica do Google. Se fizesse a análise das posições do ranking de forma manual com 50 palavras-chave, transcrever isso tudo em uma planilha de Excel demoraria bastante. O SEO Monitor realiza essa função automaticamente e de graça.

Entre as funções da ferramenta estão o grid, com uma tabela que mostra a relação entre as palavras-chave e suas respectivas concorrências, além de indicar concorrentes para monitorar e informar se o seu desempenho melhorou ou piorou, conforme o grupo de palavras.

A usabilidade do sistema é simples, exigindo apenas que o gestor insira as palavras-chaves e os concorrentes que deseja monitorar.

As ferramentas para loja virtual são importantes, no entanto, não fazem tudo sozinhas. É preciso mensurar e analisar com calma os resultados, verificar o que está dando certo e o que demanda mais atenção e aperfeiçoar a estratégia constantemente. O ambiente virtual é competitivo, mas há espaço para se destacar em meio à grande enxurrada de informação.

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