Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
O assunto para a sua campanha de e-mail marketing é um ponto chave para determinar o interesse em abrir ou não a mensagem. Atualmente todos recebemos uma avalanche de mensagens que só pelo assunto decidimos não abrir, é ou não é? Se você quer obter melhores resultados, principalmente agora nesta época de Natal. As dicas a seguir podem ajudar bastante.
Conteúdo
Transmita sua mensagem logo no início, tentando usar no máximo 45 caracteres. As pessoas atualmente não têm muito tempo, então uma mensagem que não seja curta e objetiva tem muitas chances de não ser lida, e conseqüentemente o e-mail não será aberto. Além do mais, ler e-mails em smartphones está cada vez mais comum e os aplicativos exibem poucos caracteres do assunto.
Você quer que o seu cliente faça algo? Sua oferta tem um prazo determinado? Se as respostas são “sim”, deixe tudo isto bem claro no início do texto. Não espere que as pessoas tenham que abrir o e-mail para perceberem este senso de urgência!
Adjetivos não são necessários no assunto. Você quer que os seus contatos abram o email, então inclua os adjetivos no corpo da mensagem, e não no assunto. Veja este exemplo:
Ele pode ser reduzido para:
Tenha certeza que o assunto para a sua campanha de e-mail marketing menciona o conteúdo do e-mail. Você não pode informar a promoção de luminárias de chão no assunto e no corpo do e-mail não ter nada disto. É preciso ser coerente para que os seus contatos não percam a confiança em sua empresa.
Se o remetente do e-mail é o nome da empresa, é melhor não inclui-lo no assunto. Se você incluir, além de ser uma informação repetida e sem utilidade, você perderá os valiosos caracteres do início do assunto.
Nunca, jamais, escreva o assunto inteiro em CAPS LOCK. As letras maiúsculas, apesar de chamarem a atenção, transmitem agressividade e causam repulsa em quem lê. No máximo utilize alguma palavra em maiúsculo, mas apenas quando ela for o ponto principal da frase.
Você não irá conseguir acertar logo de início com os melhores assuntos possíveis. Você precisa testar, testar e testar de novo. Analise os resultados e veja quais os assuntos trouxeram melhores resultados de abertura. O Teste A/B pode ser um grande aliado nestes testes. Veja em nosso tópico Passo-a-passo para um bom teste A/B como fazer um bom Teste A/B.
Leia também: Design para mobile: 7 dicas para melhorar os resultado