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O seu e-commerce tem um grande trunfo na manga: o e-mail marketing. Esse canal tem um ótimo retorno, é capaz de converter vendas e ainda deixa sua empresa na lembrança dos clientes – no quesito conversão, o e-mail é quatro vezes mais efetivo do que as redes sociais, segundo a Ampjar.
Porém, para alcançar todos esses benefícios, não basta apenas ter uma plataforma de automação de campanhas. É preciso usá-la de forma estratégica, sendo necessário um planejamento da peça do topo ao rodapé, incluindo layout, conteúdo e responsividade. É sobre esses tópicos que vamos falar neste artigo.
Leia mais:
>> E-mail marketing: por que sua ferramenta deve ser integrada ao e-commerce?
>> 10 práticas para potencializar a entregabilidade do e-mail marketing
O e-mail marketing anda de mãos dadas com o e-commerce, já que os clientes que fazem compras a partir de ofertas e sugestões feitas por esse canal gastam até 138% a mais do que o restante da clientela, conforme dados da Disruptive Advertising. Além disso, segundo o Convince&Convert, 66% dos usuários compraram por causa de um e-mail, e 60% das pessoas que se inscrevem no e-mail de uma loja esperam receber promoções na caixa de entrada, é o que informa a MarketingSherpa.
Agora que já demos alguns bons motivos para você usar o e-mail marketing como ferramenta de retenção e conversão, lembramos que um e-mail de sucesso, capaz de instigar o cliente a clicar no botão “comprar”, não é algo que surge sozinho e precisa de preparo. Vamos conferir algumas dicas?
Formato, palavras, botões, imagens compõem o e-mail, que deve ser muito bem pensado, estruturado e executado para que chegue no destinatário com bom conteúdo e direcionado para o objetivo da campanha do seu e-commerce.
Selecionamos alguns tópicos para criar um e-mail marketing de sucesso, confira:
Esse é o primeiro contato que o destinatário vai ter com o seu e-mail, antes mesmo de abri-lo. Então, despertar a curiosidade do cliente é essencial. Afinal, 35% dos usuários abrem o e-mail levando em conta somente o assunto, enquanto 69% marcam um e-mail como spam dependendo do assunto.
É importante também pensar que o número de palavras visíveis no desktop e no mobile é diferente e que você precisa levar isso em consideração ao criar a linha de assunto. Defina uma linha que diga a mensagem principal do e-mail de forma direta, até mesmo com um texto mais casual, bem-humorado e com o uso de emojis (com moderação).
>> Veja também: Como escrever linha de assunto no e-mail marketing
Basicamente, o topo é formado pela frase de pré-cabeçalho e cabeçalho, que traz o logotipo, deixando sua marca em destaque para que o cliente a reconheça. O topo vem logo após a linha de assunto, portanto, certifique-se que as informações mais relevantes do seu e-mail marketing estejam presentes nesta primeira faixa de visualização.
As imagens, descrições das ofertas e botões de call to action (CTA) trabalham juntos para convencer o seu cliente a clicar e conferir determinado produto. Mas preste atenção em outra característica de um e-mail de sucesso: ele precisa ser responsivo, ou seja, legível no computador, smartphone ou tablet (vamos falar deste assunto mais à frente). Veja o que precisa ser considerado no corpo do e-mail:
O rodapé precisa ser mais simples, sem cores muito chamativas ou fontes grandes. Afinal, você quer que o cliente foque nos descontos, cupons e demais orientações de compra, certo?
Porém, o rodapé precisa incluir informações como as redes sociais e site do seu e-commerce, endereço, política de privacidade e também a opção de desinscrever da lista de e-mails (o que está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados). Lembre-se essa área é de extrema importância para demonstrar autoridade e aumentar a segurança do consumidor.
>> Leia mais sobre como proteger os dados dos seus clientes com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Uma pesquisa da Litmus, uma das maiores análises sobre o e-mail marketing disponíveis no mercado, aponta que 43% dos e-mails são lidos em dispositivos móveis. Então, para seu e-commerce, você não pode deixar de criar e-mails que se adaptem a essas telas.
Algumas dicas para tornar o layout do e-mail responsivo de forma eficiente são:
O e-mail marketing é uma excelente e indispensável ferramenta para o seu e-commerce, sendo seu aliado na conversão. Portanto, antes de qualquer campanha faça um planejamento adequado, que considere o e-mail como um todo, sem esquecer de garantir que o conteúdo é responsivo para outras telas, não apenas a do desktop.
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