🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Como fidelizar clientes com e-mail marketing

  • timer 01/09/2017
  • 3 min de leitura

Se você tem buscado como fidelizar clientes com e-mail marketing, mas não tem obtido bons resultados, é hora de entender algumas questões básicas sobre essa poderosa estratégica mercadológica. Saber como fidelizar clientes com e-mail marketing vai potencializar seus resultados sem dúvida alguma.

Para isso, será necessário que você compreenda a lógica do marketing digital e como ele está diretamente ligado a entrega de conteúdo e ofertas por meio das mensagens eletrônicas pessoais. Com um conteúdo direcionado e personalizado, seu público terá uma nova percepção de sua marca e será mais fácil para você fidelizar clientes.

Pensando em como você pode fidelizar clientes com e-mail marketing, elaboramos este artigo. Confira as dicas a seguir e aprimore a forma como tem usado o e-mail marketing.

1. Personalize a comunicação

O e-mail foi uma das primeiras formas de troca de mensagens pela internet e segue extremamente relevante até hoje. Um dos motivos é o seu caráter pessoal, que se diferencia da comunicação indistinta voltada para as massas, como acontecia no marketing tradicional.

Compreendendo esse contexto, você será capaz de personalizar a mensagem e atingir não só a mente, mas o coração dos assinantes e clientes.

Veja algumas dicas:

  1. Pare de tratar leads e consumidores como uma lista e os chame individualmente;
  2. Esqueça a ideia de enviar inúmeros e-mails apenas para vender; pelo contrário, mantenha leads e clientes por perto oferecendo dicas úteis sobre assuntos relacionados ao seu negócio;
  3. Lembre-se de seus clientes com conteúdos e ofertas especiais; eles merecem tratamento diferenciado.

2. Crie uma linha de assunto instigante

Ainda que a caixa de entrada seja algo bem mais seletivo que o ininterrupto fluxo de informações das redes sociais, você deve lembrar que o seu e-mail disputará a atenção com mensagens pessoais e outras ofertas parecidas com a sua.

Criar uma linha de assunto instigante para o e-mail a ser enviado vai lhe ajudar a ter destaque e chamar a atenção do leitor.

Confira as estratégias a seguir:

  • Apele para as sensações e o emocional;
  • Destaque erros comuns cometidos pelas pessoas e como evitá-los;
  • Foque em uma linha de assunto curta e objetiva (no máximo 60 caracteres);
  • Prometa algo revolucionário e que seja capaz de cumprir;
  • Assim como no corpo do e-mail, fuja da frieza e impessoalidade;
  • Procure ser criativo e original, a concorrência é grande.

3. Escolha o melhor formato para o corpo do e-mail

Um e-mail não deve contar tudo sobre o que você vai entregar para seu cliente. Pelo contrário, você deve aproveitar a objetividade desse meio para enviar textos curtos, claros e que instiguem o assinante ou cliente a clicar nos CTAs (call-to-action, botão de chamada para ação) que existem ao longo da mensagem.

Por isso, evite parágrafos longos e uma linguagem chata e enfadonha. Além do mais, certifique-se de que está entregando aquilo que prometeu na linha de assunto. Se a pessoa se sentir enganado, dificilmente dedicará um tempo a você novamente.

4. Analise os dados para fidelizar clientes

Por meio da análise dos relatórios disponíveis em sua ferramenta de e-mail marketing, verifique minuciosamente os resultados dos e-mails enviados: quantas pessoas abriram, quais se engajaram com a mensagem etc.

De posse destes dados, crie segmentos que possam ser relevantes para o seu negócio, e entregue a cada um destes segmentos conteúdos específicos. Por exemplo: no caso de um e-commerce que vende suplementos alimentares, é muito comum que as pessoas recomprem determinado produto quando ele acaba. Portanto, saber o tempo médio de recompra de cada produto é essencial. Uma vez que você possua a data da última compra, considere enviar e-mails alguns dias após esta data, um pouco antes do prazo médio de recompra, para relembrar o cliente sobre o produto que deve estar acabando.

Esse tipo de e-mail pode, inclusive, ser enviado automaticamente! Você sabia disso? Pois é, esse tipo de e-mail ajuda muito na fidelização do seu público e se ele for automático, não exigirá nenhum esforço extra da sua empresa.

Enfim, quanto mais você conhecer o seu público, melhor poderá entregar conteúdo e ofertas de qualidade. Consequentemente, você vai conseguir melhorar o relacionamento, gerar recompras e aumentar o total de vendas no final do processo. Além disso, clientes felizes podem se tornar evangelizadores de sua marca. Pense nisso!

Se você gostou do nosso post, mas ainda tem dúvidas sobre como fidelizar clientes com e-mail marketing, deixe seu comentário.

Para aprender mais sobre como melhorar os resultados do seu e-mail marketing baixe agora nosso Guia Prático de Email Marketing.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.