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O que você e sua equipe fazem para gerar confiança do seu público e mostrar que a empresa é uma boa opção para a compra? Essa questão é muito importante, pois estamos vendo a concorrência no mercado digital se acirrar bastante. É necessário investir em conhecimento e uma das principais ferramentas para isso é o marketing de conteúdo para e-commerce.
Por isso, no post de hoje, nós vamos mostrar como essa estratégia pode te ajudar a vender mais, aumentando os lucros do seu negócio, além de auxiliar a marca a conquistar uma posição de referência no mercado. Confira!
Conteúdo
Com a expansão do acesso à internet, o púbico se tornou mais exigente e busca diversas informações antes de comprar um produto, seja em uma loja física ou online. Visitamos diversas páginas na internet, procuramos informações no Google, avaliamos experiências de clientes da marca, navegamos pelas redes sociais das empresas, tudo isso para ter certeza de que estamos tomando a decisão certa no momento de investir em um produto ou serviço.
Com isso, para fornecer todos esses dados e passar credibilidade aos consumidores, as empresas enxergaram no marketing de conteúdo uma nova forma de comunicar ao público os seus diferenciais.
Essa estratégia é voltada para a educação do mercado. Uma empresa cria um canal através do qual disponibilizará conteúdos relevantes e úteis para sua audiência. Dessa forma, as pessoas se tornam mais conscientes sobre o que a empresa oferece, ficam com menos dúvidas e se aproximam da decisão de compra de forma mais assertiva.
A principal forma de fazer isso é criando um blog, onde serão hospedados os conteúdos e servirá como fonte de informação. Depois disso, a equipe deve se preocupar em distribuir os materiais, utilizando o e-mail marketing, as redes sociais, entre outros canais.
Outra forma interessante de entregar conteúdo é criar um canal no Youtube e divulgar vídeos sobre seus principais produtos, marcas e categorias. Lembre-se que o vídeo engaja mais do que texto, mas você precisa ser objetivo e falar a língua da audiência em cada vídeo para que essa estratégia funcione bem.
O marketing de conteúdo faz parte do inbound marketing e, portanto, precisamos pensar na jornada de compra.
Essa jornada é o caminho lógico em que todo cliente passa, desde os primeiros contatos com a marca até o pós-venda. Então, os conteúdos devem ser criados a partir da jornada de compra, com o intuito de entender quais informações são necessárias para cada fase.
Mas como um blog post, um e-book, um vídeo, um infográfico e demais materiais criados no marketing de conteúdo para e-commerce podem aumentar as vendas? É o que veremos nos tópicos a seguir:
O primeiro passo para criar conteúdos relevantes é conhecer o seu público no detalhe. Para quem você vai escrever? Qual é a linguagem utilizada? Quais são os assuntos mais buscados? São homens ou mulheres em sua maioria? Possuem qual faixa etária?
Esses questionamentos não só ajudarão a definir toda a estratégia, como permitirá conhecer melhor o seu público, identificando oportunidades e criando ações mais eficientes.
O marketing de conteúdo eficiente demanda mensuração dos resultados obtidos a cada material disponibilizado. Sua equipe deve monitorar quais conteúdos estão recebendo mais visitas, se as informações estão sendo úteis e se o público está prosseguindo na jornada de compra.
Com esse monitoramento de desempenho é possível entender o comportamento do seu público e, dessa forma, criar ações direcionadas, reduzindo o custo e aumentando a eficiência de todo o plano estratégico.
Quando os futuros clientes encontram as informações que eles buscam, a probabilidade de interagirem com a marca, seja comentando o post ou compartilhando nas redes sociais, cresce bastante.
Esse maior engajamento torna mais próximo e sólido o relacionamento com os consumidores. Por sua vez, esses benefícios podem facilitar a fidelização do cliente, criando compras recorrentes e fazendo surgir até mesmo evangelizadores da marca.
O marketing de conteúdo é um trabalho que leva algum tempo para gerar resultados, mas quando eles começam a aparecer, você perceberá que a autoridade em um assunto tem um valor muito grande para o futuro do seu negócio. Ao disponibilizar informações relevantes e investir na educação do mercado, sua marca mostra que está de fato interessada em ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.
Assim, a empresa aos poucos pode se tornar uma referência no mercado, atraindo novos consumidores e criando um negócio sólido, com resultados a longo prazo.
Um dos grandes benefícios ao desenvolver o marketing de conteúdo é o aumento nas visitas do site. Seu site servirá não somente para realizar compras, mas para buscar conhecimento.
Com isso, o tráfego aumentará gradualmente. Lembre-se ainda que você pode e deve usar as redes sociais para divulgar os conteúdos. Com o alcance dessas plataformas, a quantidade de novos contatos tende a ser cada vez maior, mas você dependerá de algum investimento em mídia paga para ter resultados interessantes. Não se esqueça do poder do e-mail marketing! Essa mídia possui um dos melhores resultados para que você envie os conteúdos certos para as pessoas certas.
A geração de conteúdo não é simplesmente criar um texto sobre um determinado tema. Todo material é criado estrategicamente para suprir as necessidades do público-alvo, assim como para posicionar a marca como uma referência.
Pense na sua última compra, pela internet ou não. Provavelmente você buscou informações antes de fechar o pedido e, se fez isso, deve ter usado o Google como fonte. Porém, as buscas por lá apresentam uma concorrência muito grande. As primeiras posições em uma página de resultado são disputadas diariamente.
Nesse contexto, os conteúdos ajudam bastante, isso porque os mecanismos de busca avaliam diversos elementos que estão inseridos nos materiais criados, como a utilização das palavras-chave, uso de links, tanto internos quanto externos, otimização das imagens, escaneabilidade dos textos etc.
Então, criando e otimizando os conteúdos você pode conseguir colocar suas páginas nas primeiras posições da busca orgânica do Google, a busca que é gratuita. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Advanced Web Ranking, a primeira posição do resultado das buscas retém cerca de 28% dos cliques nos dispositivos móveis, enquanto a segunda posição recebe aproximadamente 17%. Esse volume cai bem rápido, ficando a quinta posição com somente 5% dos cliques.
Portanto, se os seus domínios não estão posicionados entre as primeiras opções, você pode estar perdendo grandes oportunidades. A solução é desenvolver o marketing de conteúdo com consistência no seu e-commerce, para aumentar as chances de atingir um melhor posicionamento no Google.
Como vimos neste artigo, o marketing de conteúdo para e-commerce traz diversos benefícios, podendo aumentar as sessões e vendas do seu site consideravelmente. Ao criar e disponibilizar materiais ricos em informações, a sua marca adquire mais conhecimento sobre o público, entende o comportamento dos consumidores e gera maior engajamento. Com isso, sua empresa pode alcançar uma posição de referência no mercado, aumentando o tráfego no site e o conhecimento da marca.
Se você ainda não gera conteúdo, não perca mais tempo e comece esse trabalho que pode transformar o seu negócio.
Agora que você já sabe como o marketing de conteúdo para e-commerce pode ajudar a vender mais, baixe nosso guia completo de vendas e busque lucros ainda maiores.