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Como um lojista de e-commerce, se você já tem a sua base de contatos – mesmo que ainda inicial, com poucos contatos -, saiba que você tem ouro nas mãos.
O relatório da Cheetah Digital e Econsultancy de abril de 2020, mostra que o e-mail continua sendo um forte canal para motivar vendas e construir relacionamento com os clientes, sendo responsável por 73% da vendas comparado com outras origens. O relatório Customer Retention Statistics aponta que 80% das marcas já apostam em e-mail marketing para retenção de clientes.
Se você já entendeu a importância de investir em e-mail marketing, quer enviar suas campanhas, porém, ainda não tem uma base formada ou quer aumentar sua base de contatos para ser mais efetivo na sua comunicação, nossa primeira dica é: nunca compre uma lista de e-mails!
Isso porque, além de ir contra os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), você ainda irá trazer muitos contatos desqualificados para a sua base.
>> Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo completo: Como adequar as estratégias de marketing do e-commerce à LGPD.
Conteúdo
Os pop-ups são aquelas janelas que aparecem quando você entra ou sai de um site. Geralmente, possuem alguma informação extra, como: cadastre-se na nossa newsletter. Ou alguma promoção, material exclusivo, entre outros. Essa é uma excelente forma de você gerar valor para a sua audiência e, ao mesmo tempo, captar mais e-mails, aumentando as vendas do seu e-commerce.
Se você é daqueles que pensa que esta ação pode ser “chata” para os seus usuários, acredite, não há qualquer evidência de que estes formulários afetem a navegação e a conversão, quando eles são corretamente produzidos.
Quando bem aplicados, eles facilitam o processo de captura de lead, ao pedir que o seu visitante deixe seus dados, aceite os termos e, assim, permita que você vá trabalhando o relacionamento via e-mail marketing.
“Nós tínhamos dificuldade na hora de captar novos leads, a Mailbiz nos apresentou algumas soluções para resolver esse problema. A primeira foi colocar o pop-up em nossos sites porque temos um bom volume de visitas, colocar a newsletter no início da página, criar landing pages para captar o e-mail das pessoas. Após a implementação, nós dobramos nossos leads e crescemos nossa captação em 350%!” – Ana Paula, assistente de Marketing do Grupo Titanium Jeans
Nessa hora, seja atrativo e, se possível, disponibilize uma vantagem relevante ao usuário em troca do e-mail. Você captará muito mais e-mails se oferecer, por exemplo, 10% OFF na primeira compra.
Também há a chamada pop-up de saída, ou opt-in de saída, que é acionada apenas quando o usuário apresenta um comportamento que indica que irá sair da página. Funciona como o último recurso para manter o usuário no site ou, pelo menos, poder retomar a interação em um futuro próximo.
Outra dica é estar atendo ao tamanho do pop-up. Ele deve ocupar somente uma parcela razoável de tela e tem que permitir o fechamento com facilidade. Pense que muitos usuários visitam a sua loja por meio de dispositivos móveis, então, sua legibilidade precisa ser otimizada, além de ser responsivo.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já em vigor no Brasil, nós recomendamos fortemente que você inclua em seu pop-up uma frase com check-box de concordância com sua Política de Privacidade.
Para isso, você deve ter uma Política de Privacidade própria e pública. No formulário de solicitação de pop-up, você deverá informar, além da frase que deseja, o link da sua Política de Privacidade.
Logo depois de captar o e-mail, lembre-se de habilitar um fluxo de automação para enviar sempre informações atualizadas e manter o contato com a sua base.
O e-mail de boas-vindas, aliás, é um dos principais contatos com os clientes, afinal, é uma mensagem aguardada por quem se cadastrou na sua loja. Isso se reflete nas taxas de abertura: esses e-mails têm até 60% a mais de taxa de abertura e cinco vezes mais cliques em relação aos demais e-mails marketing.
Isso é extremamente estratégico em um cenário em que quase metade (45%) das compras via assinante ocorre dentro das primeiras 24 horas. Você não pode desperdiçar essa oportunidade, não é?
Na B3FARMA o e-mail de boas-vindas é responsável por 22% das vendas comparado com as demais campanhas de e-mail marketing.
>> Temos uma artigo completo sobre a importância desse “cartão de visitas” e como você pode utilizá-lo da melhor forma possível: Para encantar os clientes, invista no e-mail de boas-vindas.
A Mailbiz possui mais de 10 modelos de pop-up para você habilitar no seu e-commerce, podendo personalizar como quiser: logotipo, frase principal, frase secundária, opções selecionáveis, whatsapp, dropdown, botão, cores e muito mais.
Conte com a Mailbiz para apoiar o crescimento do seu negócio.