Celebre conosco o último mês do ano! RESGATE AGORA a recompensa de hoje no nosso Calendário do Advento 🎁

voltar Voltar
Como o pop-up pode ajudar seu e-commerce a captar mais e-mails
voltar Voltar

Como o pop-up pode ajudar seu e-commerce a captar mais e-mails

  • timer 07/07/2021
  • 4 min de leitura

Como um lojista de e-commerce, se você já tem a sua base de contatos – mesmo que ainda inicial, com poucos contatos -, saiba que você tem ouro nas mãos.

O relatório da Cheetah Digital e Econsultancy de abril de 2020, mostra que o e-mail continua sendo um forte canal para motivar vendas e construir relacionamento com os clientes, sendo responsável por 73% da vendas comparado com outras origens. O relatório Customer Retention Statistics aponta que 80% das marcas já apostam em e-mail marketing para retenção de clientes.

Se você já entendeu a importância de investir em e-mail marketing, quer enviar suas campanhas, porém, ainda não tem uma base formada ou quer aumentar sua base de contatos para ser mais efetivo na sua comunicação, nossa primeira dica é: nunca compre uma lista de e-mails!

Isso porque, além de ir contra os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), você ainda irá trazer muitos contatos desqualificados para a sua base.

>> Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo completo: Como adequar as estratégias de marketing do e-commerce à LGPD.

Aposte em pop-ups para captar mais e-mails

Os pop-ups são aquelas janelas que aparecem quando você entra ou sai de um site. Geralmente, possuem alguma informação extra, como: cadastre-se na nossa newsletter. Ou alguma promoção, material exclusivo, entre outros. Essa é uma excelente forma de você gerar valor para a sua audiência e, ao mesmo tempo, captar mais e-mails, aumentando as vendas do seu e-commerce.

Se você é daqueles que pensa que esta ação pode ser “chata” para os seus usuários, acredite, não há qualquer evidência de que estes formulários afetem a navegação e a conversão, quando eles são corretamente produzidos.

Quando bem aplicados, eles facilitam o processo de captura de lead, ao pedir que o seu visitante deixe seus dados, aceite os termos e, assim, permita que você vá trabalhando o relacionamento via e-mail marketing.

“Nós tínhamos dificuldade na hora de captar novos leads, a Mailbiz nos apresentou algumas soluções para resolver esse problema. A primeira foi colocar o pop-up em nossos sites porque temos um bom volume de visitas, colocar a newsletter no início da página, criar landing pages para captar o e-mail das pessoas. Após a implementação, nós dobramos nossos leads e crescemos nossa captação em 350%!” – Ana Paula, assistente de Marketing do Grupo Titanium Jeans

Seja atrativo!

Nessa hora, seja atrativo e, se possível, disponibilize uma vantagem relevante ao usuário em troca do e-mail. Você captará muito mais e-mails se oferecer, por exemplo, 10% OFF na primeira compra.


Pop-up de saída

Também há a chamada pop-up de saída, ou opt-in de saída, que é acionada apenas quando o usuário apresenta um comportamento que indica que irá sair da página. Funciona como o último recurso para manter o usuário no site ou, pelo menos, poder retomar a interação em um futuro próximo.

Tamanho do pop-up

Outra dica é estar atendo ao tamanho do pop-up. Ele deve ocupar somente uma parcela razoável de tela e tem que permitir o fechamento com facilidade. Pense que muitos usuários visitam a sua loja por meio de dispositivos móveis, então, sua legibilidade precisa ser otimizada, além de ser responsivo.

Pop-up de acordo com a LGPD

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já em vigor no Brasil, nós recomendamos fortemente que você inclua em seu pop-up uma frase com check-box de concordância com sua Política de Privacidade. 

Para isso, você deve ter uma Política de Privacidade própria e pública. No formulário de solicitação de pop-up, você deverá informar, além da frase que deseja, o link da sua Política de Privacidade.

Habilite automações

Logo depois de captar o e-mail, lembre-se de habilitar um fluxo de automação para enviar sempre informações atualizadas e manter o contato com a sua base.

O e-mail de boas-vindas, aliás, é um dos principais contatos com os clientes, afinal, é uma mensagem aguardada por quem se cadastrou na sua loja. Isso se reflete nas taxas de abertura: esses e-mails têm até 60% a mais de taxa de abertura e cinco vezes mais cliques em relação aos demais e-mails marketing. 

Isso é extremamente estratégico em um cenário em que quase metade (45%) das compras via assinante ocorre dentro das primeiras 24 horas. Você não pode desperdiçar essa oportunidade, não é? 

Na B3FARMA o e-mail de boas-vindas é responsável por 22% das vendas comparado com as demais campanhas de e-mail marketing.

>> Temos uma artigo completo sobre a importância desse “cartão de visitas” e como você pode utilizá-lo da melhor forma possível: Para encantar os clientes, invista no e-mail de boas-vindas.

A Mailbiz possui mais de 10 modelos de pop-up para você habilitar no seu e-commerce, podendo personalizar como quiser: logotipo, frase principal, frase secundária, opções selecionáveis, whatsapp, dropdown, botão, cores e muito mais.

Conte com a Mailbiz para apoiar o crescimento do seu negócio.

Avalie esse post
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.