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Como planejar uma campanha de e-mail marketing eficiente
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Como planejar uma campanha de e-mail marketing eficiente

  • timer 20/09/2017
  • 5 min de leitura

Quem trabalha com marketing digital sabe que o e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de comunicação entre as pessoas. No mundo dos negócios não é diferente e esse tradicional recurso pode gerar excelentes resultados em uma campanha de e-mail marketing. No entanto, saber como programar uma campanha de e-mail marketing eficiente é algo que exige atenção e o conhecimento de algumas técnicas.

Você precisa pensar primeiro nos objetivos gerais da sua comunicação via e-mail marketing. Isso vai desde a forma como a lista de e-mail é construída e segmentada até a forma como as métricas são analisadas.

Se você quer entender melhor esse processo e aprender, de uma vez por todas, a melhor forma de programar uma campanha de e-mail marketing eficiente, continue lendo esse artigo.

1. Seja estratégico e responsável na construção da sua lista de e-mails

Existem vários erros que você pode evitar para conseguir programar uma campanha de e-mail marketing de forma eficiente e, certamente, o maior deles é a compra de lista de e-mails.

Jamais, em hipótese alguma, considere isso uma possibilidade para sua campanha, pois além de ser antiético, é extremamente ineficiente comercialmente. Entenda porque:

  • você não sabe quem são aquelas pessoas;
  • mesmo que soubesse, elas não pediram para receber seu conteúdo;
  • existe uma grande chance de seu e-mail ser barrado e taxado como spam;
  • mesmo que chegue ao público de interesse, será visto negativamente pelo leitor — que terá sua caixa de entrada “invadida” por um estranho;
  • a maior parte de quem abrir irá marcar como “spam”, prejudicando a entregabilidade futura dos seus e-mails.

Não arrisque começar um relacionamento com pessoas de forma tão prejudicial. Deixe essa estratégia para amadores. Você merece algo muito melhor!

Se quiser realmente fazer a construção de sua base de contatos da maneira correta, você pode desenvolver as seguintes ações e estratégias:

  • rastreie as diferentes possibilidades de contatos com seus clientes e possíveis interessados (SAC, redes sociais, mobile, etc);
  • use disso para se aproximar e conseguir dados pessoais e de contato, através de formulários e páginas de captura;
  • considere a possibilidade de oferecer descontos e demais vantagens como forma de atrai-los para o fornecimento de dados;​

 

2. Esteja atento ao layout da sua peça

Vivemos em tempos onde o visual tem forte predominância sobre as demais linguagens. Basta pensar na ascensão de plataformas de vídeo como o YouTube ou mesmo a pulverização do design gráfico nas mais diversas áreas de comunicação.

A internet é o ambiente no qual esse apelo visual é facilmente sentido e assimilado por seus usuários. Por isso, por mais que você escreva um texto impecável no corpo do e-mail e escolha uma boa imagem, essas partes deverão estar integradas por um bom layout. Pense que o leitor sempre terá sua atenção disputada por outras informações, inclusive as de seus concorrentes.

Mas não basta pensar em imagens bonitas. Cuide para sua peça ter uma estrutura e uma codificação (HTML) correta:

  • use as dimensões adequadas para a imagem no e-mail;
  • coloque mais de uma imagem, caso aconteça de uma não abrir;
  • utilize botões de chamada para a ação (CTA = call-to-action);
  • insira link nas imagens inteiras (não apenas no CTA);
  • o uso de alt-tags também ajudam a evitar o bloqueio das imagens ou da própria mensagem;
  • ​não use imagens muito pesadas e difíceis de carregar.

 

3. Valorize o momento do primeiro contato

Agora que você já tomou as precauções mais importantes e básicas para programar sua campanha de e-mail marketing de maneira eficiente, chegou a hora de planejar o primeiro contato com seu leitor ou cliente.

Conforme dissemos anteriormente, o que não falta na internet são concorrentes para disputarem a atenção e a confiança do consumidor. Por isso, procure causar a melhor impressão possível não só no primeiro contato mas em todos os outros também.

Algumas regras de boa conduta podem te ajudar enormemente. Confira:

  • comece o e-mail agradecendo pelo interesse e oportunidade de contato;
  • apresente as principais vantagens de sua campanha ou programa de relacionamento;
  • disponha os canais e formas de atendimento além das redes sociais;
  • incentive a primeira compra por meio de descontos ou outras vantagens;
  • ​procure conhecer melhor o cliente solicitando mais alguns dados, apenas lembre-se de fazer isso de forma responsável e estratégica.

 

4. Segmente sua base de e-mails

Depois de construir sua lista e iniciar um relacionamento com ela, procure segmentar os seus contatos a fim de trazer uma experiência personalizada e mais bem relevante a eles.

Uma das grandes revoluções trazidas pela internet foi justamente a forma que as pessoas consomem conteúdo atualmente. Por estarem mais bem informadas, com mais acesso a diferentes fontes de informação e com um número maior de opções, estão cada vez mais exigentes.

Por esse motivo, se você enviar sempre um e-mail genérico para sua base de contatos, sem considerar o perfil dos usuários, ficará difícil obter engajamento forte em suas campanhas.

Uma das formas de segmentar seu público é dividi-lo por características pessoais gerais como sexo, idade, cidade ou mesmo grupos de interesse, caso você conheça seus hábitos de consumo.

5. Defina a frequência de disparos

Outra questão importante para uma campanha de e-mail marketing de sucesso é descobrir e definir qual a melhor frequência de disparos dos seus e-mails.

Você pode fazer isso experimentando diferentes horários e também programando esses disparos de acordo com os grupos da sua base de contatos. O importante é que você não desperdice a chance de gerar uma comunicação efetiva ao contatar seus leitores e possíveis clientes.

Lembre-se mais uma vez que a internet empoderou seus usuários e eles não pensarão duas vezes ao dispensarem uma mensagem que não seja realmente interessante para eles.

6. Escolha a melhor ferramenta de disparo

Existem diversos ESPs (ferramenta de disparo) disponíveis no mercado. Para escolher a melhor delas, você precisa antes de tudo definir quais são as suas prioridades e o que você necessita em termos de recursos e de suporte. Sabendo isso, analise cada opção em relação a estas necessidades.

Nem todas têm os mesmos recursos, nem os mesmos custos. Por isso, considere os seguintes pontos:

  1. faça uma comparação dos recursos disponíveis e quanto custam;
  2. avalie como funciona o atendimento dessas ferramentas caso tenha algum problema. Lembre-se que, dependendo do seu nível de maturidade, ter um atendimento de consultoria é fundamental;
  3. ​descubra quanto tempo leva para a resolução de um problema (é possível encontrar avaliações na internet sobre cada uma delas).

 

7. Analise os dados da campanha de e-mail marketing

Como bom profissional, você deve saber que qualquer tipo de campanha de marketing, não apenas as de e-mail, precisam de análises constantes para acompanhar os resultados e fazer as devidas alterações para obter melhores resultados.

Para conseguir fazer isso, você precisará de uma análise bem-feita dos dados e, a partir daí, tirar as conclusões necessárias para aprimorar sua estratégia.

Existem infinitas métricas para campanhas de e-mail marketing e por isso mesmo é importante você elencar alguns levantamentos como mais importantes que outros.

Geralmente, esses são os dados mais levados em conta dentro de uma análise:

  • quantos e-mails foram abertos;
  • número de cliques recebidos para links e CTAs;
  • taxa de bounces (e-mails rejeitados);
  • descadastros;
  • os dias da semana e horários de maior acesso;
  • receita gerada (R$);
  • Ticket Médio (R$);
  • Taxa de Conversão;
  • ROI (Retorno sobre Investimento).

A partir disso você pode analisar o nível de engajamento dos seus leitores com o conteúdo que você produz e o que oferece a eles. Pode também identificar os pontos fortes e fracos da sua campanha e efetivar as devidas melhoras nas próximas.

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