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Como tornar seu e-commerce confiável para o cliente
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Como tornar seu e-commerce confiável para o cliente

  • timer 10/12/2019
  • 3 min de leitura

Ter um negócio na internet é relativamente simples. Todavia, quando você vai lidar com os consumidores na web, é preciso tomar alguns cuidados para que eles se sintam confortáveis e seguros ao comprar na sua loja virtual.

Esse tipo de zelo é importante porque, apesar de ser cada vez mais adepto ao consumo pela internet, o brasileiro ainda está entre os últimos colocados quanto à segurança em relação aos vizinhos da América Latina, ficando à frente apenas do Peru. De acordo com uma pesquisa da empresa Minsait, apenas 62,7% dos consumidores no Brasil se sentem muito seguros ao comprar online.

Por esse motivo, o lojista que vai vender pela internet pode ficar atento a alguns pontos em seu e-commerce para evitar perder vendas. Assim, os clientes vão considerar seu site seguro e se sentir confortáveis para comprar lá. Vamos às dicas?

 Tenha um certificado SSL

O primeiro aspecto importante a ser considerado é o certificado SSL. Esse tipo de proteção é indicada por um cadeado ao lado da URL do site e garante que aquela conexão é segura. Os dados colocados no e-commerce, como o número do cartão de crédito, por exemplo, permanecem privados e seguros.

A instalação do SSL em sua loja virtual vai variar de acordo com o desenvolvimento do seu site ou com a plataforma de e-commerce que você utiliza. Mas você pode encontrar facilmente na internet tutoriais para cada caso!

Use da prova social

Outro aspecto que costuma deixar os e-shoppers com a pulga atrás da orelha é se os produtos realmente vão ser entregues. Portanto, para deixá-los sossegados em relação a isso, você pode fazer uso da prova social — ou seja, mostrar outros consumidores que já compraram da sua loja virtual e ficaram satisfeitos.

Uma forma de fazer isso é disponibilizar nas páginas dos artigos avaliações desses produtos. Para que isso dê certo, você deve incentivar que aqueles que fizerem compras em seu e-commerce deem suas opiniões e pontuações para que você possa publicá-las.

Outro meio que pode auxiliar nesse processo são as redes sociais. Você pode pedir que os clientes façam stories no Instagram com as compras recebidas e compartilhá-los em seu perfil. Além disso, você pode pedir autorização para publicar fotos deles utilizando os produtos. Dessa forma, os visitantes do seu e-commerce e das suas redes sociais verão que os produtos chegam, sim, e considerarão aquele site seguro para fazer compras!

Apresente bem os produtos

O fato de não poder ver pessoalmente os produtos pode deixar muitos clientes inseguros para comprar online. Por isso, você deve dar o máximo de detalhes que puder sobre suas mercadorias.

Tire boas fotos dos artigos e capriche nas descrições! Dê o máximo de informações possível sobre materiais utilizados, dimensões e, até mesmo, cheiros e texturas. Considere que seu consumidor estará buscando conhecer o produto da forma como puder antes de adquiri-lo.

Para o caso de e-commerces de moda, crie uma tabela de medidas para roupas e sapatos. Assim, você diminui a insegurança sobre tamanhos e o volume de possíveis trocas por compras erradas.

Deixe clara a possibilidade de troca

A desistência da compra por parte dos clientes está prevista no Código de Defesa do Consumidor. As pessoas que desistem podem querer trocar os produtos ou devolvê-los. Entretanto, nem todos sabem disso.

Se você deixar essa possibilidade visível em seu e-commerce, pode acabar com a dúvida de alguns consumidores na hora de comprar. É possível que eles nem precisem trocar os produtos, mas decidam comprar em sua loja virtual porque, se precisarem, saberão que podem contar com essa ajuda.

Informe quais seus canais de atendimento

Mais um ponto fundamental para diminuir a desconfiança dos potenciais clientes é informar quais seus canais de atendimento. Assim, eles saberão como recorrer a você em caso de necessidade.

É interessante também avisar quais os horários de atendimento e prazos de resposta. Dessa forma, você evita que os clientes que entrarem em contato pensem que foram ignorados caso você demore um pouco para conseguir atendê-los.

Tenha um checkout transparente

O checkout transparente é aquele em que, no momento de finalizar o pedido, o cliente não é redirecionado a outra página para inserir seus dados, como o número do cartão de crédito, por exemplo.

Se for levado para outro endereço que não o do seu e-commerce, o cliente pode ficar desconfiado e abandonar o carrinho de compras. Portanto, busque mantê-lo sempre na sua loja virtual, um ambiente já considerado seguro por ele no momento em que decidiu efetuar a compra!

Ter um site seguro é um pré-requisito para que os visitantes sintam-se confortáveis para comprar naquele e-commerce. Com algumas ações simples é possível melhorar a percepção dos consumidores acerca da sua loja virtual e, consequentemente, aumentar sua taxa de conversão!

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina em lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

E-mail Gravatar: victoria.salemi@nuvemshop.com.br

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