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Como uma ferramenta de automação otimiza sua campanha de e-mail marketing?
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Como uma ferramenta de automação otimiza sua campanha de e-mail marketing?

  • timer 20/10/2016
  • 2 min de leitura

A automação de uma campanha de e-mail marketing pode melhorar os resultados da sua empresa. É um processo que facilita todo o gerenciamento de envio, segmentação de contatos e produção de conteúdo personalizado.

Com essa otimização, ocorre o aumento da produtividade dos envolvidos da equipe de marketing, que poderão se concentrar em outros aspectos da campanha, como: a interação com o público-alvo e tratamento VIP aos clientes fidelizados, por exemplo.

As estratégias de marketing digital, portanto, poderão ser mais bem planejadas e ajustadas conforme o sucesso ou fracasso de cada e-mail ou campanha lançada, por meio do teste A/B. Inclusive, dessa forma, a equipe poderá observar mais atentamente as métricas que dizem respeito ao e-mail marketing, como as taxas de conversão e de rejeição.

Benefícios de automatizar o e-mail marketing

Há muitos benefícios de automatizar sua campanha de e-mail marketing. Além de reduzir os custos e aumentar a produtividade da equipe, há outras vantagens. Confira a seguir:


– Aumento do ROI

O Retorno sobre Investimento é um dos indicadores aos quais a equipe de marketing deve prestar atenção. Com a automação de campanhas, principalmente no caso de e-mail marketing, você conseguirá mensurar a quantidade de leads ativos, isto é, quais estão efetivamente usando o e-mail para acessar o seu site e realizar uma compra online, por exemplo. Para cada campanha ou e-mail enviado, você saberá se houve a reação esperada.

A equipe de marketing poderá focar em leads que realmente estão qualificados, investindo em conteúdo e inbound marketing para atrai-los, conforme a etapa da jornada do cliente. A partir do momento em que há segmentação e automação, existirá aumento no ROI.


– Insights mediante análise de métricas

Quando você sabe quais são as ações que mais fizeram sucesso, acaba tendo mais insights em relação ao comportamento do público-alvo. Isso serve para saber o que agrada e frustra seu cliente, bem como qual campanha não trouxe resultados positivos. Esse processo é muito relevante na hora do planejamento.

Com uma mensuração dos resultados mais frequente, você pode segmentar melhor os e-mails conforme o ponto no qual cada cliente se encontra no funil de vendas. Isso vai deixar as mensagens ainda mais personalizadas e eficientes.

 

– Resultados mais rápidos

O melhor de tudo isso é que os resultados poderão chegar muito mais rápido, evitando que os leads sejam perdidos. Essa é, talvez, uma das grandes vantagens de automação de e-mail marketing, porque otimiza o tempo de resposta — um ponto essencial, quando se deseja fidelizar um cliente.

O e-mail marketing como estratégia de inbound permite maior interação com o público, apresentando dados sobre suas necessidades e expectativas. Por meio de métricas sobre abertura de e-mails, por exemplo, é possível melhorar o direcionamento das campanhas.

Entretanto, é muito importante lembrar que o e-mail marketing é uma ferramenta cujo uso deve ser autorizado pelo usuário e potencial cliente. Por isso, nunca compre listas prontas e sempre dê a opção de opt-out (cancelamento da inscrição) a qualquer momento.

A automação do e-mail marketing só tem a acrescentar ao seu e-commerce. Ainda tem dúvidas ou alguma experiência no assunto? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e novidades!

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