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Para comemorar o dia mundial do emoji, dia 17 de julho, resolvemos falar sobre como usar emoji no e-mail marketing.
O que sabemos é que no ano de 2015, emoji foi a palavra do ano e de alguns anos para cá, estamos tendo um aumento expressivo no uso das famosas “carinhas/ figurinhas” para melhorar ainda mais a nossa comunicação.
Vamos focar aqui no uso delas para fazer e-mail marketing. E então, será que o uso de emojis é recomendado?
Desde que usado da maneira correta, a resposta é SIM!
Alguns números comprovam isso: para ter noção dessa tendência, de 2015 a 2016 houve um aumento de 775% no uso de emojis no e-mail marketing, segundo a empresa “Appboy” que analisou 9.359 campanhas de e-mails.
A utilização desse recurso no e-mail marketing é ainda mais recomendado na linha de assunto, pois abreviará o seu título, dará um destaque divertido e ainda chamará a atenção do cliente.
Segundo uma pesquisa da empresa “Phrasee”, constatou-se que em 60% dos testes feitos, os emojis auxiliaram no aumento das taxas de aberturas dos e-mails, quando inseridos na linha de assunto.
No entanto, segundo eles, é necessário muito cuidado no uso, pois os emojis são responsáveis por amplificar a mensagem, ou seja, se a linha de assunto é boa ela ficará melhor, já se for ao contrário, pode tornar um verdadeiro desastre a linha de assunto.
Mas e então, onde posso encontrar os emojis para utilizar em meus e-mails?
O site com as melhores opções é o Emojipedia. Nele fica muito fácil de copiar os emojis encontrados e copiá-los para usar em seu software de e-mail marketing, além de ser possível também observar a aparência dos emojis em cada sistema e dispositivo móvel.
1. Tenha bom senso e não abuse do uso de emojis! Via de regra, ao usar na linha de assunto, o ideal é usar apenas um emoji por vez. Se você incluir diversos emojis, pode passar uma imagem “informal demais” do seu negócio. Claro que isso depende muito do seu nicho de atuação e do seu público. Caso perceba que faz sentido para o seu negócio e para o seu público, então faça testes colocando, eventualmente mais de um emoji na linha de assunto;
2. Como tudo no e-mail marketing, emoji também precisa ser testado! Faça Teste A/B com 2 linhas de assunto diferentes, onde numa delas você incluirá emoji e em outra não incluirá. Ao final do Teste A/B, sua ferramenta de e-mail marketing irá apontar a versão que gerou mais Taxa de Abertura e irá enviar para o restante da base apenas a versão vencedora. Mais do que maximizar a performance, você entenderá, ao longo de vários Testes A/B, o quanto sua audiência responde bem ou mal a eles!
3. Antes de enviar o e-mail faça testes de visualização enviando para os maiores provedores (Gmail, Hotmail, Yahoo!), bem como teste a visualização em celulares com diversos sistemas operacionais. Lembre-se que alguns emojis não funcionam em todos os provedores, portanto, só envie para sua lista inteira após ter efetuado os testes de visualização que indicamos!
Além disso, há algumas diferenças sobre o estilo de cada emoji em cada sistema, então é melhor sempre testar e ver se está tudo certo, pois em alguns casos o emoji muda bastante e pode ser interpretado erroneamente.
O mundo digital está cada vez mais tentando representar nossas emoções e sentimentos e sabemos que o uso dos emojis já é parte das nossas vidas.
Então o que podemos indicar é: faça testes e observe a eficácia do uso deles em seus e-mails. Analise se está dando o retorno esperado e se para o seu público está funcionando. Nos despedimos aqui com o emoji mais usado no Brasil: ❤️
Até a próxima!