🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Conheça 11 formas infalíveis para divulgar seu e-commerce

  • timer 11/05/2016
  • 3 min de leitura

Artigo atualizado em 07/01/2020

Ganhar destaque e espaço no mercado de e-commerce exige planejamento, comprometimento e paciência por parte da empresa. É preciso criar um universo favorável para o consumidor, que gere confiança e credibilidade, levando em consideração os aspectos tecnológicos, design, logística, ofertas e conteúdos oferecidos.

 

Leia mais:

>> Por que e como usar gif animado no e-mail marketing

>> Entenda o que é e como criar um anúncio carrossel

 

Para ajudar você nessa tarefa, criamos uma lista com estratégias de como divulgar sua loja online e torná-la inesquecível para os consumidores. Confira:

 

1. Pratique SEO

O SEO representa as técnicas adotadas para conquistar as melhores posições nos sites de busca, uma tarefa constante e de longo prazo. Invista em práticas desde as mais básicas até as avançadas, produzindo conteúdo relevante, usando palavras-chave, publicando vídeos, criando link building, tendo um design responsivo, escrevendo descrições de produtos exclusivas, fechando parceiros online etc.

 

2. Tenha um design responsivo

 

De acordo com o relatório divulgado pela E-bit/Nielsen, em 2019, 42,8% das vendas foram finalizadas em dispositivo móveis, um recorde nas pesquisas da empresa. Por isso, ter um e-commerce com design responsivo, que se adapte ao tamanho de qualquer tela eletrônica que o cliente usar, é indispensável.

 

Portanto, desenvolva seu site e o programe com códigos limpos para que tenha um carregamento de páginas rápido. Lembre-se que o Google avisa se o site é mobile friendly e prioriza os responsivos na hora de exibir resultados orgânicos de pesquisa.

 

3. Invista em mobile marketing

Ainda falando em mobile, o consumidor quer soluções imediatas e espera ter uma ótima experiência pelos dispositivos móveis. Para estreitar o relacionamento e aumentar as possibilidades de negócios, você pode investir em ações por SMS, QR Code, Bluetooth, e-mail marketing, entre outros.

 

4. Crie anúncios e links patrocinados

Comprar palavras-chave específicas que guiam as pesquisas dos consumidores nos sites de busca é ótimo para geração de tráfego qualificado, fixação de marca e conquista de novos clientes. As ferramentas de anúncio mais populares são o Google Adwords e o Facebook Ads.

 

5. Dispare e-mail marketing

De acordo com o IBGE, 69,3% dos internautas acessam seus e-mails. Ou seja, boa parcela da população utiliza a ferramenta, seja para trabalhar, se informar, trocar mensagens.

Por isso, apostar em campanhas para entregar promoções, conteúdo, ofertas é uma ótima maneira de direcionar a audiência para outros canais relacionados à sua loja virtual e, logo, alavancar suas vendas.

 

6. Entregue informação relevante

Não deixe de desenvolver e oferecer conteúdo relevante ao usuário. Vá além da divulgação de preços e ofertas.

Procure entregar soluções por meio de conteúdo rico e útil em artigos, disponibilize e-books, poste vídeos, crie infográficos e outros materiais interessantes. Assim, a sua loja ganha credibilidade e simpatia aos olhos do público, tornando-se referência de marca para ele.

 

7. Tenha um blog

Ter um blog hospedado no seu site possibilita que a empresa desenvolva conteúdos aprofundados, dê dicas, monte listas e conte as novidades que a loja oferece, mostrando soluções e a aplicabilidade dos produtos.

Um e-commerce de roupas pode fazer um post mostrando como uma peça pode ser usada em três looks diferentes, destacando os benefícios de determinado tecido usado, ou contando como usar uma bota over-knee, por exemplo.

 

8. Crie descrições interessantes

Para ser destaque, é preciso praticar um bom SEO, como falamos anteriormente. Para isso, na hora de fazer a descrição dos produtos, seja criativo, fale de forma exclusiva, antecipe possíveis soluções, destaque os benefícios, conte as condições de pagamento e as vantagens para mostrar o que o seu e-commerce tem de melhor a oferecer aos consumidores.

 

9. Esteja nas mídias sociais

Estar presente nas mídias sociais – como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras – significa inserir a sua marca em uma ambiente virtual onde o consumidor está acostumado a navegar. 

Crie perfis para a sua loja onde seu público está e ofereça conteúdos diferentes em cada um deles, mas que estejam sempre conectados com todos os canais de divulgação do seu e-commerce, sem perder a mesma linha de design e linguagem.

Faça um post no blog contando sobre um novo produto lançado e use o Instagram para mostrar os bastidores de produção ou o momento que o produto está chegando no depósito, por exemplo.

 

10. Use botões de compartilhamento

E para estimular a navegação dos usuários entre um canal e outro, alavancando o engajamento do público, insira botões de compartilhamento das mídias sociais e do e-mail no blog e nas páginas de destaque dos produtos do seu e-commerce.

 

11. Converse com o consumidor

Por fim – e, talvez, a dica mais importante – para levar a sua marca a sério, o consumidor precisa ver que a empresa também leva ele a sério. Escute a opinião dele, solucione problemas, responda os comentários, tenha um SAC eficiente e seja atencioso sempre!

 

Seguindo essas dicas, as chances de aumentar as vendas do seu e-commerce ficam muito maiores. E para ter uma estratégia completa de e-mail marketing, conte com a Mailbiz. Nós estamos aqui para apoiar o sucesso do seu negócio.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.