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O cenário brasileiro não está fácil em 2015. A economia em recessão, inflação em alta, desemprego subindo e, com isso, muita gente segurando os gastos. O e-commerce brasileiro não fica de fora disso, por isso, também está sentindo as consequências deste cenário de crise.
E aí vem a pergunta: tenho que assistir à tudo isso e simplesmente me conformar? Não há nada que eu possa fazer para atenuar os efeitos da crise? Se tratando de email marketing, temos algumas dicas que podem lhe ajudar a enfrentar este momento difícil.
Conteúdo
Ainda hoje, percebemos que boa parte dos lojistas não dá o devido valor à lista dos clientes. Esquecem-se de uma premissa básica: é muito mais caro conquistar um novo cliente do que vender para um cliente atual.
Por isso, aproveite este momento para analisar a fundo os hábitos e preferências dos seus clientes. Você sabe quantos deles estão há mais de 6 meses sem efetuar uma compra? Já sabe o tempo médio de re-compra da loja? Já sabe quantos clientes clicaram nos seus produtos mais vendidos mas nunca os compraram?
Descobrindo estas informações, o que pode ser feito através de análises na plataforma de e-commerce e de segmentação nas ferramentas de email marketing, você terá aberto caminho para apresentar algo novo e relevante à estes clientes.
Quanto mais recorrente for o seu nicho de atuação, mais você pode aumentar a conversão da base de clientes. Produtos como suplementos alimentares, por exemplo, possuem um alto grau de recorrência.
Uma vez que você saiba quais clientes não recompraram o produto que consomem habitualmente, por que não enviar uma promoção especificamente para eles? Neste momento de crise, de “vacas magras”, descontos e frete grátis são muito bem-vindos.
O mesmo vale para os clientes que se identificam com uma marca ou uma categoria inteira de produtos. Tente enviar a estes segmentos um conteúdo mais direcionado com alguma vantagem relevante (desconto ou frete grátis são as que funcionam melhor).
As pessoas gostam de receber informações sobre benefícios de produtos, especialmente daqueles produtos que elas já compraram. Muitas vezes, um e-mail informativo direcionado pode reacender o interesse em algum produto. Se você possuir vídeos sobre produtos, melhor ainda.
Faça uma campanha simples, bem pessoal, com texto explicando os benefícios de determinado produto e com um link para o vídeo. Nem sempre o vídeo precisa ter sido produzido por você. Alguns produtos que você vende talvez tenham vídeos que foram feitos pelo fabricante. Use-os! Lembre-se: consumidor informado é consumidor comprador. Consumidor desinformado tem menos chance de comprar.
Todo mundo gosta de ser lembrado no aniversário. No e-commerce, não é diferente! E a boa notícia é que campanhas de feliz aniversário enviadas exatamente no dia do aniversário, oferecendo alguma vantagem (principalmente desconto), costumam trazer uma taxa de conversão até 300% maior que as campanhas promocionais convencionais.
Aplicando estas 4 estratégias, você estará valorizando o cliente que já tem, que provavelmente lhe custou muito para conquistar. E em tempos difíceis, manter os clientes fidelizados vale muito dinheiro. Lembre-se disso!
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