Quanto você poderia aumentar sua receita recuperando seus carrinhos abandonados? Descubra e se surpreenda!

voltar Voltar
Dicas para aumentar a taxa de conversão do e-commerce
voltar Voltar

Dicas para aumentar a taxa de conversão do e-commerce

  • timer 11/07/2016
  • 3 min de leitura

Estar sempre buscando aumentar a taxa de conversão do e-commerce é essencial para ter uma loja de sucesso. Contudo, a conversão tão desejada ocorre apenas quando o consumidor se sente seguro o suficiente de que o investimento dele na compra “valerá a pena”, ou seja: o valor recebido será maior do que o investido.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias que você pode aplicar em sua loja virtual, visando aumentar a conversão.

1. Tenha um site amigável para todos os dispositivos

Um site amigável é regra nos dias de hoje. O Google, já há algum tempo, mudou suas regras e agora apenas os sites responsivos aparecem nos mecanismos de busca quando o usuário procura por um smartphone ou tablet.

Invista nesse tipo de otimização para garantir que sua loja aparecerá. Isso também vai ajudar bastante na experiência do usuário, o que pode te dar alguns pontos positivos no momento da compra.

 

2. Cuide da usabilidade e do carrinho de compras

O layout da loja virtual continua sendo um dos itens mais importantes no que se refere à conversão. O seu layout precisa ser claro, objetivo e preciso no que se refere às informações dos produtos. Dê atenção especial à qualidade das fotos dos produtos e deixe em evidência as opiniões das pessoas sobre cada produto.

Outro cuidado essencial que você deve ter é no carrinho de compras. O seu processo de checkout deve ser objetivo, com poucas etapas. Isso ajudará a diminuir os abandonos de carrinho. Lembre-se que existem empresas especializadas em usabilidade para e-commerce, talvez seja melhor contar com uma destas empresas do que tentar melhorar o layout sozinho.

 

3. Faça descrições completas dos seus produtos

Uma outra estratégia é deixar seus produtos com descrição completa e precisa — e isso significa ter todas as informações relevantes facilmente visíveis. Priorize exibir as informações mais relevantes primeiro, com a descrição completa logo a seguir. Cuide para não exibir sempre todas as informações de uma única vez, pois isso pode confundir o consumidor (overdose de informação).

Lembre-se que uma boa descrição pode te ajudar também em questões de SEO.

 

4. Crie landing pages otimizadas

Criar landing pages otimizadas para conversão é fundamental para vender mais. Faça testes A/B e descubra que tipos de abordagem e cores realmente estão tendo mais sucesso com os seus possíveis clientes.

No início, os testes são chatinhos, mas a regra é que com o tempo eles se tornem cada vez menos necessários.

Estas landing pages servem para captar mais e-mails e também para oferecer uma vantagem aos cadastrados, como por exemplo: desconto na primeira compra, participação em um sorteio, etc.

 

5. Invista em e-mail marketing

Não esqueça de investir em campanhas de e-mail marketing. Essas campanhas vão te ajudar a aumentar o engajamento com sua audiência, mesmo que não gere pedidos imediatamente. O fato de você aparecer na caixa de entrada com uma frequência regular, mantém sua marca na cabeça das pessoas, e assim elas têm mais chance de se lembrar de você no momento de compra.

Outro benefício do e-mail marketing é o aproveitamento das datas comemorativas para aumentar as vendas. Essas datas são responsáveis por uma considerável parte do faturamento anual dos e-commerces, por isso, não deixe passar!

Crie uma programação de campanhas e faça uma boa comunicação com o seu público a respeito desses descontos sazonais. Ofereça frete grátis, crie kits de produtos e estimule a venda aproveitando as datas comemorativas.

 

6. Analise as métricas

Analise como estão as métricas de conversão do seu e-commerce e descubra quais pontos positivos e pontos negativos você teve no último mês. Isso ajudará a otimizar as ações daqui pra frente e a entender todas as etapas pelas quais seus clientes passam até chegar na finalização da compra.

Esse tipo de análise pode ajudar também a encontrar gargalos. Existe um número muito grande de pessoas que abandonam o carrinho? Precisamos descobrir o motivo desse abandono o quanto antes e atuar para diminuir o índice de abandono.

Outro ponto essencial é entender como está a taxa de conversão para cada mídia. Eventualmente, você pode estar com uma taxa de conversão baixa no e-commerce como um todo, mas algumas mídias podem estar indo muito bem. Sem saber como está convertendo cada uma delas, você não saberá qual deve receber mais atenção primeiro! Descubra as mídias com menor conversão e comece por elas, implementando melhorias na estratégia até elevar sua performance.

Que tal sempre receber informações campeãs para transformar o seu e-commerce? Assine nossa newsletter e se surpreenda com as novidades!

Avalie esse post
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.