🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Entenda como funcionam os Chatbots para e-commerce

  • timer 05/06/2017
  • 2 min de leitura

Hoje, as empresas bem-sucedidas já entenderam que é preciso oferecer uma ótima experiência de compra ao usuário. Afinal, é assim que elas se diferenciam e conseguem permanecer na memória do consumidor. Por isso, é extremamente importante que você entenda como funcionam os chatbots para e-commerce.

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico — ABCom —, 73% das pessoas declararam que preferem se comunicar com uma empresa via chat. Percebeu o potencial que essa tecnologia pode proporcionar ao seu negócio? Então acompanhe o artigo!

O que são chatbots?

Chatbots são robôs que prestam atendimento de maneira natural, como se fossem verdadeiros seres humanos. São construídos com recursos de inteligência artificial e, por isso, permitem a interação por meio de texto ou voz.

Ele pode ser instalado em sistemas de chat em websites, e-commerce, em aplicativos na página das redes sociais da empresa. O objetivo é oferecer novas possibilidades para que as pessoas possam solucionar dúvidas e outras demandas.

Conforme os usuários enviam perguntas, o sistema identifica o que foi solicitado e mostra a resposta mais adequada com base no que já existe como registro. Em alguns casos, é possível integrar esse recurso com outros para oferecer um serviço mais dinâmico — como gerar segunda via de boleto, por exemplo.

Como os chatbots para e-commerce funcionam?

Os chatbots para e-commerce funcionam com o auxílio de uma base de dados predefinida. Quando o usuário digita a pergunta na sua loja virtual, um software consulta o acervo a partir das palavras-chave identificadas.

O resultado de consultas anteriores e o feedback de outros consumidores também são considerados pelo robô que responde aos questionamentos. O diálogo é sempre exibido com uma linguagem simples e objetiva para estimular a empatia.

Eles conseguem atender a um grande número de solicitações com baixo custo operacional, rapidez no atendimento e maior disponibilidade de tempo.

Como os chatbots contribuem para melhorar o desempenho das vendas?

Com os chatbots, o e-commerce ganhou uma ferramenta a mais para conquistar clientes. Antes de comprar um produto, é comum o comprador ter dúvidas. Nesse sentido, os chatbots atuam como um assistente em tempo integral.

Um atendimento eficiente é requisito básico para vender mais. Além disso, esse recurso também é muito utilizado no pós-venda. Muitas vezes, depois que as pessoas recebem a mercadoria, elas buscam informações que podem resultar em novas oportunidades de negócio.

As redes sociais, a exemplo do Facebook, possuem uma plataforma nativa para desenvolvimento e gestão de chatbots. Ao disponibilizar mais opções de interação, o seu público poderá escolher de que maneira quer entrar em contato. Isso contribui para melhorar o seu relacionamento com ele, ao mesmo tempo que potencializa o resultado das vendas.

Como você viu, os chatbots para e-commerce representam uma ótima alternativa para você melhorar o atendimento da sua loja virtual. Lembre-se que as pessoas buscam agilidade e praticidade na hora de se comunicar. Por isso, o ideal é que a sua marca atenda às necessidades dessa demanda com essa tecnologia que já está revolucionando a forma como interagimos.

Gostou do artigo? Aproveite para ler também sobre como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce!

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.