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A triste verdade é que mais de 75% dos usuários abandonam uma loja online antes de fazer uma compra. Apesar dessa estatística desanimadora, os pop-ups de exit intent é uma forma eficiente de melhorar a conversão no seu site.
Quando desenhados e implementados corretamente, eles são eficientes para extrair valor de cada visita. A ferramenta trabalha monitorando a movimentação do cursor do usuário para exibir uma mensagem quando ele demonstrar intenção em sair da página.
Continue lendo para descobrir como funciona o exit intent no e-commerce e quais são as melhores práticas para implantá-lo no seu e-commerce!
Conteúdo
O exit intent utiliza scripts para acompanhar a maneira como o usuário está navegando no site, incluindo a movimentação no cursor e o tempo que ele fica em cada página. Com esses recursos, ele exibe uma mensagem no momento em que o visitante demonstrar uma intenção de saída.
Vamos explicar melhor: se você movimenta rapidamente seu o mouse até a barra de endereços, isso é um indicativo de que você está buscando deixar a página e carregar outra. O script, então, aciona uma função que exibe uma mensagem para interromper sua ação.
É importante não confundir o exit intent com aqueles pop-ups que aparecem logo após o fechamento de uma página, do tipo “Não vá ainda”. Ao contrário dessa prática — que não é bem-vista —, os pop-ups de intenção de saída buscam realmente oferecer algo de valor para o usuário.
Por isso, a parte mais importante do exit intent é qual oferta você oferece na chamada.
Por exemplo, imagine que um visitante esteja saindo do site a partir da página de um algum setor de produtos. Você pode oferecer desconto em algum item do setor, enviando um cupom de desconto por e-mail.
Se ele estiver deixando o site com o carrinho cheio, lembre-o dos itens que ficaram para trás e ofereça algum diferencial que o estimule a finalizar a compra, ou, simplesmente, peça para que ele deixe o e-mail e assine sua newsletter para acompanhar ofertas e descontos exclusivos.
Se você está vendendo online e não tiver uma lista do email de clientes em potencial, você está perdendo uma grande oportunidade. Uma forte lista de leads que estão interessados o suficiente nos seus produtos para lhes dar seus e-mails é um dos recursos mais valiosos para um e-commerce.
A partir dessa lista, você pode desenvolver estratégias de e-mail marketing. Então, por que não fazer do limão uma limonada, executando um pop-up exit intent em sua loja que peça aos clientes para deixar seus endereços de e-mail para que eles possam receber atualizações de suas ofertas incríveis?
Mesmo que a funcionalidade de um pop-up de exit intent já ajude a torná-lo menos intrusivo, eles ainda podem trazer uma experiência negativa se não forem utilizados estrategicamente. A fim de obter os melhores resultados de seus pop-ups, você deve considerar as seguintes práticas:
Talvez você precise explicar sua proposta de uma maneira diferente ou oferecer ao visitante algo mais, como um cupom ou presente, ou algo educativo como um e-book.
“Inscreva-se para a nossa Newsletter” não é uma boa chamada. Algo como “Obtenha acesso aos nossos descontos e promoções exclusivas” é melhor. O valor fica claro para o usuário e ele vai achar que vale a pena dar seu endereço de e-mail para você.
Ela pode variar com base no conteúdo do carrinho de compras ou em muitos outros critérios, como as páginas visitadas ou o dispositivo no qual eles estão navegando. Quanto mais você alinhar a mensagem com os interesses do seu visitante, mais sucesso terá.
E para acompanhar os resultados e saber se o exit intent no e-commerce está funcionando para você, leita também sobre as 5 métricas de engajamento que você precisa acompanhar!