Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
* Com informações do blog Litmus.
No final de setembro, o Gmail, maior provedor de e-mail gratuito do mundo, passou oficialmente a suportar o que todos os desenvolvedores de e-mail queriam: design responsivo.
Historicamente, o Gmail não suportava o uso de classes e ids no <head> de um e-mail, o que sempre forçou os desenvolvedores a usar CSS inline para aplicar os estilos desejados. Agora, o Gmail suporta o uso de CSS no <head> do e-mail, permitindo o uso de classes e ids, acabando com a necessidade de usar o CSS do modo inline. E, com isso tudo, obviamente veio também o suporte às “media queries” que trazem responsividade ao layout dos e-mails.
Segundo post no site Litmus , até 14/10/2016, quase todas as plataformas do Gmail já estavam com as atualizações rodando.
Conteúdo
A principal razão para aplicar CSS em e-mails de modo inline (dentro dos elementos) era a falta de suporte do Gmail ao uso do <style< no <head< do e-mail. Com esta ótima mudança, agora é possível codificar o e-mail aplicando os estilos no cabeçalho. Veja o exemplo de um código que agora vai renderizar corretamente no Gmail:
<html>
<head>
<style>
.colored {
color: blue;
}
#body {
font-size: 14px;
}
@media screen and (min-width: 500px) {
.colored {
color:red;
}
}
</style>
</head>
<body>
<div id="body">
<p>Hi Pierce,</p>
<p class="colored">
This text is blue if the window width is
below 500px and red otherwise.
</p>
<p>Jerry</p>
</div>
</body>
</html>
Você pode ver uma lista completa das propriedades CSS agora suportadas pelo Gmail neste link.
Segundo o Litmus, estes são os principais impactos que teremos na indústria do e-mail marketing:
Enfim, esta foi uma grande notícia para o mundo do e-mail marketing. Agora é hora de se especializar mais ainda em CSS para proporcionar uma experiência de e-mail única e cada vez melhor aos usuários.
Descubra o significado de todos os termos importantes do mundo do e-mail marketing, acessando nosso Glossário de Email Marketing.