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O poder das integrações e automações no e-mail marketing
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O poder das integrações e automações no e-mail marketing

  • timer 21/05/2015
  • 4 min de leitura
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Nós aqui na Mailbiz temos o prazer de trabalhar diariamente com lojas virtuais de diversos segmentos, sendo que para algumas destas empresas prestamos serviços de consultoria, o que nos leva a conhecer mais a fundo o poder das integrações e automações no e-mail marketing para trazer grandes resultados.

O que mais chama a atenção nestes últimos meses são os resultados positivos que pudemos observar em alguns de nossos clientes que aplicam as melhores práticas de e-mail marketing. É incrível poder monitorar métricas como ROI e RPC (Receita por Clique) atingirem resultados antes inimagináveis e muito acima da média do mercado. Você tem ideia de quais iniciativas têm mais poder de alavancar os resultados? Neste artigo, vamos mencionar algumas delas.

1. Enriqueça sua lista de contatos

Sua lista de contatos possui apenas o e-mail das pessoas? Se sim, você está deixando de experimentar a “magia” do e-mail marketing. Apenas com o e-mail você não conseguirá ter todo o resultado que o e-mail marketing pode lhe trazer. Informações como Nome, Sexo, Data de Nascimento, Cidade e Estado normalmente são facilmente obtidas a partir das plataformas de e-commerce. Portanto, não há justificativa para não usá-las. Agora se você quer ir além mesmo, veja se sua plataforma de e-commerce consegue providenciar dados de comportamento de compra das pessoas. Com estas informações você poderá tomar ações capazes de trazer ótimos resultados. Vejamos na sequência como aproveitar os dados de uma base enriquecida.

2. Segmente sua lista

Sim, este assunto é antigo, mas o fato é que se percebe ainda uma pequena parte das empresas colocando a segmentação em prática. Segmentar a lista, principalmente de acordo com o interesse de produtos, tem se mostrado altamente eficaz para trazer mais retorno.

Imagine só: uma pessoa que já clicou mais de 3x em um mesmo link e ainda não comprou o produto, é provável que tenha mais interesse neste produto do que uma pessoa que nunca clicou nele, correto? Parece óbvio, mas as empresas ainda não usam estas informações valiosas para enviar conteúdo mais direcionado à sua audiência.

Talvez esta pessoa precise de um “empurrão” para finalmente comprar. Este empurrão pode ser um cupom de desconto ou um frete grátis para a sua região. Ou, ainda, talvez ela queira algum produto semelhante, da mesma marca ou que tenha a mesma utilidade. Porque não experimentar o envio de um conteúdo diferenciado para estas pessoas?

3. Personalize a comunicação

As pessoas recebem muitos e-mails hoje em dia, todos sabemos. Isto significa que chamar a atenção está cada vez mais difícil. É aí que entra a importância de personalizar sua comunicação. Como fazer isso? Comece chamando as pessoas pelo nome, às vezes, no assunto do e-mail e, às vezes, também dentro da campanha. Isto aumenta a pessoalidade.

Outra forma de personalizar a comunicação é enviar conteúdo relacionado ao comportamento prévio de compras. Por exemplo: imagine as pessoas que já compraram uma câmera digital da marca X. Experimente enviar algumas campanhas com produtos desta marca, se possível com acessórios ligados ao produto que ela comprou. As pessoas perceberão que você está enviando conteúdo relevante, o que é raro, e isso as fará mais felizes e muito mais engajadas.

Outra forma de personalização que traz resultados incríveis de conversão são os e-mails de Feliz Aniversário. Experimente enviar um e-mail no dia do aniversário de cada pessoa, desejando Feliz Aniversário e oferecendo um pequeno presente. Este presente pode ser um cupom de desconto, é o que mais traz retorno.

Você verá números impressionantes de taxa de conversão (frequentemente acima de 5%) e de Receita por Clique. Se não puder oferecer “presente” nenhum, envie apenas uma mensagem felicitando pelo aniversário. Isto por si só já deixará as pessoas mais felizes e aumentará o engajamento, afinal, você se lembrou do aniversário delas.

4. Ative integrações e automações

Você deve estar se perguntado: Ok, tudo isso é muito legal, mas como ter tempo para fazer tudo isso? Como enviar um e-mail de aniversário todos os dias? Como enriquecer a base com tantos dados atualizando manualmente? É aí que entra o papel das integrações e automações no e-mail marketing.

Integrar os dados da plataforma de e-commerce com a de e-mail marketing é essencial para que você poupe tempo e dinheiro, e para que consiga colocar as melhorias em prática. Já imaginou os dados de novos clientes da loja virtual sendo gravados em tempo real na plataforma de e-mail marketing? Isto torna muito mais dinâmica a comunicação.

Uma pessoa que comprou hoje, pode amanhã mesmo já receber uma campanha, sem depender de você ter que parar para atualizar a base (frequentemente vemos empresas que atualizam suas listas apenas 1 ou 2 vezes por mês!). O mesmo vale para a integração de formulários de captura de e-mail que hoje são tão comuns nas lojas virtuais. As pessoas que ali se cadastram querem receber conteúdo imediato, e não daqui a vários dias quando alguém conseguir parar para atualizar a base!

ACREDITE: integrar os sistemas significa economia de tempo, de dinheiro e, mais importante, uma comunicação mais rápida e direta. Aqui na Mailbiz temos hoje uma grande facilidade para integrar dados com diversos sistemas, então nos consulte caso queira saber mais!

Uma vez que esteja com os sistemas integrados, é hora de utilizar a ferramenta de e-mail marketing para as automações. Os envios de e-mails de Feliz Aniversário podem ser facilmente configurados para que sejam disparados automaticamente no dia do aniversário das pessoas, desde que você tenha na sua base a Data de Nascimento delas. Da mesma forma, você pode configurar o envio de e-mails automáticos de boas vindas para todos que se cadastram nos formulários de captura de e-mail.

E, para ir mais a fundo ainda, pode configurar o envio de e-mails automáticos com campanhas específicas de produtos que tenham sido clicados em campanhas recentes, se possível oferecendo algum benefício para a finalização da compra. Com estes e-mails sendo enviados automaticamente, você terá uma grande economia de tempo para pensar na estratégia dos disparos regulares, que obviamente devem continuar, mas não estarão sozinhos na estratégia.

Com a aplicação destas 4 estratégias de integrações e automações no e-mail marketing, você pode começar a atingir resultados muito expressivos com e-mail marketing. Que tal colocar em prática?

Leia também este artigo: 7 métricas essenciais para medir retorno financeiro do e-mail marketing

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