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De todos os problemas que vejo em lojas virtuais, um dos que mais me assusta é a escuridão que paira sobre os números da operação, ou seja, sobre as métricas.
Frequentemente percebo lojistas tomando decisões equivocadas, simplesmente porque não conseguem compreender a situação real do negócio e, muito menos, projetar o futuro.
Na verdade, este é o grande problema de não medir e não compreender as métricas: não há base confiável para tomar decisões importantes.
Pense comigo: como você saberá se os números relacionados às vendas e conversão estão bons se VOCÊ não definiu o que é bom e o que é ruim? Como saber se a operação é sustentável se VOCÊ não souber exatamente os seus custos? É simplesmente impossível.
Como a maioria das empresas não mede corretamente os seus resultados, nem define metas, acabam tomando a maior parte das decisões importantes sem nenhuma base confiável. E estas decisões frequentemente são:
– Troca da plataforma de e-commerce
– Troca do layout do e-commerce
– Troca da ferramenta de email marketing
– Troca da agência de marketing digital
– Troca de pessoas da equipe
Observe que todas estas trocas envolvem custo. Primeiro por causa do tempo que é necessário para realizá-las e, depois, por causa do tempo que deve ser destinado a comunicar os objetivos aos novos parceiros e o tempo de treinamento no caso de novas pessoas na equipe.
Então, antes de sair tomando decisões importantes, minha pergunta é: você sabe para onde está indo o seu e-commerce? Para chegar na resposta, tente responder a estas perguntas abaixo:
DESEMPENHO REALIZADO (últimos 12 meses): – Qual foi o total de vendas do site e por canal? – Quais são os TOP 20 produtos mais vendidos do site? – Qual foi a taxa de conversão geral e por canal? – Qual foi o ROI geral e por canal? – Qual foi o ticket médio? – Qual foi o volume de sessões geral e por canal? – Qual foi o investimento em marketing digital geral e por canal? – Quantos e-mails foram captados por mês? |
METAS: – Quais são suas metas de vendas globais e por canal para os próximos 3 anos, divididas por mês? – Qual é sua meta de taxa de conversão por canal e geral para os próximos 3 anos? – Qual é sua meta de ticket médio para os próximos 3 anos? – Qual é sua meta de ROI geral e para cada canal? – Qual é sua meta mensal de sessões no site e por canal? – Qual é a meta de captação de e-mails por mês? |
Se você não mede estes números, se não tem estas respostas, você precisa começar imediatamente!
Possivelmente o seu planejamento não foi bem executado e você está sob sério risco de tomar decisões equivocadas. Mas sempre é tempo de recomeçar e eu quero ajudá-lo nesta tarefa.
Minha sugestão é começar medindo os últimos 12 meses. Registre em uma planilha os números dos últimos 12 meses, geral e por canal, afim de chegar no resultado destas métricas essenciais:
Vendas (R$) Investimento em marketing (R$) Sessões Total de pedidos Ticket Médio (R$) Taxa de Conversão ROI (R$) |
Sabendo o resultado das métricas acima, ficará muito mais fácil você definir as metas para o futuro. Nos meses onde as Vendas, Sessões, Conversão ou ROI ficaram muito abaixo da média, investigue a fundo quais foram as ações de marketing, para identificar os erros. Do mesmo modo, nos meses onde estas métricas tiveram desempenho acima da média, investigue a fundo para descobrir o que deu certo e assim aplicar estas estratégias novamente nos próximos meses.
Compreendendo melhor o que funcionou e o que não funcionou, o passo seguinte será o estabelecimento de metas mensais para estas métricas, considerando um horizonte de pelo menos 12 meses para a frente.
Fazendo isso, você estará acendendo os faróis e enxergando o que vem pela frente. Poderá então, finalmente, tomar decisões corretas com base em números confiáveis.
Aqui na Mailbiz, é assim que trabalhamos junto a cada um de nossos clientes. É necessário, antes de qualquer coisa, entender muito bem como está o cenário atual, como as métricas têm se comportado e quais são os objetivos para os próximos meses e anos.
Depende de você (e talvez de uma ajuda de alguém especializado nisso) para começar a medir o desempenho e planejar o futuro do seu e-commerce. Que tal começar agora?
Se o seu e-commerce está enfrentando estas dificuldades e precisa de ajuda, fale agora mesmo com um de nossos consultores. Vamos fazer o possível para ajudar!
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