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Para onde está indo o seu e-commerce?

  • timer 19/09/2016
  • 3 min de leitura

De todos os problemas que vejo em lojas virtuais, um dos que mais me assusta é a escuridão que paira sobre os números da operação, ou seja, sobre as métricas.

Frequentemente percebo lojistas tomando decisões equivocadas, simplesmente porque não conseguem compreender a situação real do negócio e, muito menos, projetar o futuro.

Na verdade, este é o grande problema de não medir e não compreender as métricas: não há base confiável para tomar decisões importantes.

Pense comigo: como você saberá se os números relacionados às vendas e conversão estão bons se VOCÊ não definiu o que é bom e o que é ruim? Como saber se a operação é sustentável se VOCÊ não souber exatamente os seus custos? É simplesmente impossível.

Como a maioria das empresas não mede corretamente os seus resultados, nem define metas, acabam tomando a maior parte das decisões importantes sem nenhuma base confiável. E estas decisões frequentemente são:


– Troca da plataforma de e-commerce
– Troca do layout do e-commerce
– Troca da ferramenta de email marketing
– Troca da agência de marketing digital
– Troca de pessoas da equipe

Observe que todas estas trocas envolvem custo. Primeiro por causa do tempo que é necessário para realizá-las e, depois, por causa do tempo que deve ser destinado a comunicar os objetivos aos novos parceiros e o tempo de treinamento no caso de novas pessoas na equipe.

Então, antes de sair tomando decisões importantes, minha pergunta é: você sabe para onde está indo o seu e-commerce? Para chegar na resposta, tente responder a estas perguntas abaixo:

DESEMPENHO REALIZADO (últimos 12 meses):
– Qual foi o total de vendas do site e por canal?
– Quais são os TOP 20 produtos mais vendidos do site?
– Qual foi a taxa de conversão geral e por canal?
– Qual foi o ROI geral e por canal?
– Qual foi o ticket médio?
– Qual foi o volume de sessões geral e por canal?
– Qual foi o investimento em marketing digital geral e por canal?
– Quantos e-mails foram captados por mês?
METAS:
– Quais são suas metas de vendas globais e por canal para os próximos 3 anos, divididas por mês?
– Qual é sua meta de taxa de conversão por canal e geral para os próximos 3 anos?
– Qual é sua meta de ticket médio para os próximos 3 anos?
– Qual é sua meta de ROI geral e para cada canal?
– Qual é sua meta mensal de sessões no site e por canal?
– Qual é a meta de captação de e-mails por mês?

Se você não mede estes números, se não tem estas respostas, você precisa começar imediatamente!
Possivelmente o seu planejamento não foi bem executado e você está sob sério risco de tomar decisões equivocadas. Mas sempre é tempo de recomeçar e eu quero ajudá-lo nesta tarefa.

Minha sugestão é começar medindo os últimos 12 meses. Registre em uma planilha os números dos últimos 12 meses, geral e por canal, afim de chegar no resultado destas métricas essenciais:

Vendas (R$)
Investimento em marketing (R$)
Sessões
Total de pedidos
Ticket Médio (R$)
Taxa de Conversão
ROI (R$)

Sabendo o resultado das métricas acima, ficará muito mais fácil você definir as metas para o futuro. Nos meses onde as Vendas, Sessões, Conversão ou ROI ficaram muito abaixo da média, investigue a fundo quais foram as ações de marketing, para identificar os erros. Do mesmo modo, nos meses onde estas métricas tiveram desempenho acima da média, investigue a fundo para descobrir o que deu certo e assim aplicar estas estratégias novamente nos próximos meses.

Compreendendo melhor o que funcionou e o que não funcionou, o passo seguinte será o estabelecimento de metas mensais para estas métricas, considerando um horizonte de pelo menos 12 meses para a frente.

Fazendo isso, você estará acendendo os faróis e enxergando o que vem pela frente. Poderá então, finalmente, tomar decisões corretas com base em números confiáveis.

Aqui na Mailbiz, é assim que trabalhamos junto a cada um de nossos clientes. É necessário, antes de qualquer coisa, entender muito bem como está o cenário atual, como as métricas têm se comportado e quais são os objetivos para os próximos meses e anos.

Depende de você (e talvez de uma ajuda de alguém especializado nisso) para começar a medir o desempenho e planejar o futuro do seu e-commerce. Que tal começar agora?

Se o seu e-commerce está enfrentando estas dificuldades e precisa de ajuda, fale agora mesmo com um de nossos consultores. Vamos fazer o possível para ajudar!

Leia também este artigo: 7 métricas essenciais para medir retorno financeiro do email marketing

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