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Dúvida comum entre os gestores de lojas virtuais, a escolha da plataforma de e-commerce é uma etapa crucial ao longo da jornada, pois deve atender ao objetivo de colocar um comércio eletrônico para funcionar. A plataforma de e-commerce é basicamente o corpo e a alma do negócio. Quando a escolha é feita de maneira incorreta, todo o conjunto acaba sendo afetado.
A escolha da plataforma de e-commerce sempre dependerá do seu modelo de negócios. Pense em longo prazo e faça uma escolha consciente, pois a plataforma vai acompanhar o crescimento de sua loja online pelos próximos anos. Afinal, como fazer a escolha correta?
Isso é o que nós vamos ver no artigo de hoje. A seguir, saiba os elementos que você deve cuidar para acertar na escolha da sua plataforma de e-commerce.
Conteúdo
São inúmeras as opções de plataformas para e-commerce que são oferecidas no mercado. Portanto, busque pelo suporte técnico que é oferecido para elas. Esse suporte deve ser compatível com a sua demanda, ou seja, conseguir atender o seu negócio dentro dos prazos estipulados.
Verifique quais são os prazos que a empresa proprietária da plataforma de e-commerce estabelece para responder aos chamados e às solicitações de correções técnicas. Caso seja possível, verifique no portfólio do site que oferece a plataforma informações sobre outros e-commerces que já a usam. Entre em contato e saiba mais sobre as experiências das empresas já atuantes.
O segundo ponto que você pode avaliar na escolha da plataforma é o o tempo de carregamento. Quando um site demora para carregar, o consumidor pode perder o foco e sair da página. Tempo significa dinheiro, e ninguém tem paciência de sobra para esperar longos minutos até que um site carregue 100%.
De acordo com uma pesquisa da Amazon, a cada 100 ms na melhora da performance, você consegue aumentar o faturamento em até 1%. Com uma plataforma mais veloz, é possível vender mais.
Para acertar na escolha da plataforma, você também deve listar quais são as funcionalidades que ela já oferece. Tais elementos devem estar de acordo com as necessidades do seu tipo de negócio. Você precisa relacionar produtos, exibir vídeos, ter galeria de fotos ou oferecer oportunidade de compras com um clique?
Então, pesquise bem. Faça uma análise para saber o que a plataforma já entrega pronto, pois isso poupará tanto o seu tempo quanto o seu esforço.
Continuando o assunto a respeito de funcionalidades, é importante que você verifique qual é a flexibilidade da plataforma de e-commerce em relação a mudanças de estrutura. O motivo é que o seu negócio pode ter necessidades que sejam específicas, chegando ao ponto de elas serem o diferencial da sua loja virtual.
Uma plataforma que não permite modificações pode acabar limitando as funcionalidades e os recursos do seu e-commerce. Como nenhum gestor de e-commerce troca de plataforma frequentemente, pois existe um trabalho gigantesco por trás da organização dos dados e informações, é necessário que você faça uma escolha pensando em um relacionamento de longo prazo.
ERP é uma sigla, em inglês, para Enterprise Resource Planning. Em português, isso significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Um software ERP nada mais é que um sistema que cuida de todas as operações diárias de uma empresa, ou seja, facilita a sua gestão.
No e-commerce, os sistemas ERP permitem que o crescimento de sua loja online seja acompanhado de perto. Ao integrar um sistema ERP com a plataforma de seu e-commerce, é possível fazer o gerenciamento da loja virtual com muito mais eficácia, praticidade e rapidez.
Do contrário, você teria que operar dois ou mais sistemas — a plataforma e um programa de gestão —, além de fazer o cruzamento de informações entre eles.
O próximo passo que você deve avaliar durante a escolha da plataforma de e-commerce é a questão dos meios de pagamento. A plataforma que você deseja já possui um gateway de pagamento ou você precisará instalar um depois?
O gateway de pagamento é o sistema responsável por autorizar e transmitir as transações financeiras, permitindo que você possa receber pelas compras vendidas. Outro ponto que você pode avaliar é se a plataforma de e-commerce aceita que você a integre a um gateway de pagamento de sua escolha.
A integração da plataforma de e-commerce com marketplaces é outro fator importante que deve ser avaliado durante a sua escolha. O motivo é que os marketplaces, considerados como os shoppings da internet, formam uma vitrine excelente para os seus produtos — o que potencializa as suas chances de vender mais.
Quando a plataforma de e-commerce já é integrada aos grandes marketplaces do mercado, a sua gestão de produtos torna-se mais fácil e dinâmica.
A usabilidade da plataforma de e-commerce deve ser um dos pontos cruciais na hora de ponderar sobre a sua escolha. Antes de fechar qualquer negócio, peça login e senha e vá navegar pela plataforma — tanto como gestor quanto como cliente. Como gestor, verifique o grau de complexidade para cadastrar um produto, alterá-lo ou executar outras ações que seriam feitas com frequência na sua loja online.
Já como consumidor, navegue pelas páginas e sinta se as opções de layout atendem às suas expectativas de navegação, proporcionando facilidade na hora de encontrar os produtos, o CTA (botão de “comprar”), os banners promocionais e outros itens que sejam agradáveis tanto em relação à visualização quanto à experiência de compra.
Por fim, avalie o custo-benefício da plataforma. Qual será o investimento necessário para adequar essa plataforma às necessidades do seu negócio? Qual será o tempo necessário para aplicar todas as modificações que você precisa? Quanto custa a mensalidade da plataforma? Quais são as formas de pagamento da plataforma e os possíveis descontos oferecidos? Todos os custos refletem os benefícios que você necessita?
Com base nessa análise, você faz a escolha de uma plataforma de e-commerce com segurança, tendo certeza de que todas as expectativas do seu negócio serão atendidas por ela.
Gostou das nossas dicas? Então, prepare-se para aplicá-las no seu negócio virtual e, assim, proporcionar um impacto positivo na gestão de sua loja online. E, para ficar sempre por dentro das novidades, assine nossa newsletter e receba todas as atualizações do blog no seu e-mail.