Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
Imagine que você analisou as principais métricas da sua loja virtual e percebeu que algumas coisas não estão indo tão bem como deveriam. Houve queda no número de novos acessos, também nas vendas e nas visualizações. Se você já conferiu outros erros que atrapalham a conversão, o problema pode estar no design do e-commerce.
Para ajudar a identificar a hora certa de reformular o layout da sua página, preparamos um post com 5 itens que indicam que um site precisa de mudança já! Vamos conferir?
Conteúdo
Se ao acessar sua loja o usuário não consegue identificar com clareza o que o site vende, é problema na certa. Com efeito, a organização visual da página deve facilitar o reconhecimento do seu negócio, produtos e valores. Quando bem feita, ela aumenta a credibilidade da empresa.
Falhas como a falta de hierarquia nas informações, excesso de conteúdo ou tamanho errado de fontes e fotos podem gerar confusão no usuário, que acaba por deixar a sua página sem concretizar a venda.
Sem haver a possibilidade de tocar o produto, observar os detalhes e as cores, a chave para o encantamento dos clientes nas lojas online está nas as imagens. Por isso, é preciso que elas sejam atraentes, valorizem os produtos e mostrem todas as qualidades do que está sendo vendido.
Um layout de e-commerce que traz fotos em baixa resolução, mal iluminadas ou que não permitem ver os detalhes do produto é um sinal de alerta e pedido urgente de revisão.
As mudanças no mundo online não param e novos recursos são lançados com uma frequência absurda. As tendências de design também trazem muitas novidades e ficar por fora delas pode fazer o seu e-commerce parecer desatualizado.
Isso não quer dizer que você deve mudar tudo a cada nova onda que aparece! O importante é analisar a concorrência, entender para onde o mercado está caminhando e quais tendências conversam com o estilo da empresa, para então definir o que será alterado.
A loja vendia bicicletas e agora vai oferecer também outros itens esportivos? Uma linha nova de produtos com apelo sustentável foi lançada? É necessário atenção, pois mudanças na área de atuação, estilo de produtos e nos objetivos da empresa pedem uma alteração visual também.
É essencial que o design do e-commerce reflita a identidade da marca e esteja sempre atualizado com seus valores.
Por último, se o layout do site não está adaptado aos diferentes dispositivos, os consumidores podem encontrar problemas. Cada vez mais, os acessos acontecem através de smartphones, tablets e há ainda a previsão da popularização dos smartwatches.
Todas essas novas tecnologias pedem a atualização dos sites e uma das características dos e-commerces de sucesso é o bom funcionamento em dispositivos móveis.
Quando um ou mais desses fatores estão presentes no site, é hora certa de considerar um novo design do e-commerce. A mudança pode trazer uma nova vida para o negócio, melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas.
Quer conhecer mais dicas para o sucesso de uma loja online? Curta nossa página no Facebook!