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Qual é a hora certa de reformular o design do e-commerce?

  • timer 23/11/2016
  • 2 min de leitura

Imagine que você analisou as principais métricas da sua loja virtual e percebeu que algumas coisas não estão indo tão bem como deveriam. Houve queda no número de novos acessos, também nas vendas e nas visualizações. Se você já conferiu outros erros que atrapalham a conversão, o problema pode estar no design do e-commerce.

Para ajudar a identificar a hora certa de reformular o layout da sua página, preparamos um post com 5 itens que indicam que um site precisa de mudança já! Vamos conferir?

Falta de organização visual

Se ao acessar sua loja o usuário não consegue identificar com clareza o que o site vende, é problema na certa. Com efeito, a organização visual da página deve facilitar o reconhecimento do seu negócio, produtos e valores. Quando bem feita, ela aumenta a credibilidade da empresa.

Falhas como a falta de hierarquia nas informações, excesso de conteúdo ou tamanho errado de fontes e fotos podem gerar confusão no usuário, que acaba por deixar a sua página sem concretizar a venda.

Imagens de baixa qualidade

Sem haver a possibilidade de tocar o produto, observar os detalhes e as cores, a chave para o encantamento dos clientes nas lojas online está nas as imagens. Por isso, é preciso que elas sejam atraentes, valorizem os produtos e mostrem todas as qualidades do que está sendo vendido.

Um layout de e-commerce que traz fotos em baixa resolução, mal iluminadas ou que não permitem ver os detalhes do produto é um sinal de alerta e pedido urgente de revisão.

Faltam tendências de design do e-commerce

As mudanças no mundo online não param e novos recursos são lançados com uma frequência absurda. As tendências de design também trazem muitas novidades e ficar por fora delas pode fazer o seu e-commerce parecer desatualizado.

Isso não quer dizer que você deve mudar tudo a cada nova onda que aparece! O importante é analisar a concorrência, entender para onde o mercado está caminhando e quais tendências conversam com o estilo da empresa, para então definir o que será alterado.

Houve mudanças na estrutura da empresa

A loja vendia bicicletas e agora vai oferecer também outros itens esportivos? Uma linha nova de produtos com apelo sustentável foi lançada? É necessário atenção, pois mudanças na área de atuação, estilo de produtos e nos objetivos da empresa pedem uma alteração visual também.

É essencial que o design do e-commerce reflita a identidade da marca e esteja sempre atualizado com seus valores.

Layout não responsivo

Por último, se o layout do site não está adaptado aos diferentes dispositivos, os consumidores podem encontrar problemas. Cada vez mais, os acessos acontecem através de smartphones, tablets e há ainda a previsão da popularização dos smartwatches.

Todas essas novas tecnologias pedem a atualização dos sites e uma das características dos e-commerces de sucesso é o bom funcionamento em dispositivos móveis.

Quando um ou mais desses fatores estão presentes no site, é hora certa de considerar um novo design do e-commerce. A mudança pode trazer uma nova vida para o negócio, melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas.

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