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Se antes as pessoas costumam checar seus e-mails no desktop, hoje não há mais como ter certeza do dispositivo em que isso será feito. Pode ser num tablet, num smartphone, num notebook ou, até mesmo em uma televisão. Por essa razão, este post vai tratar do que você precisa saber sobre template de e-mail marketing responsivo.
Com efeito, o design responsivo não é mais luxo, é uma necessidade. Isso vale não só para templates de sites como também para os de e-mail marketing. Afinal, com frequência, é a partir de uma mensagem na caixa de entrada que o consumidor chega até a sua página e efetua uma conversão.
Quer saber mais sobre templates responsivos, como eles são feitos e sua importância para a melhor interação com o cliente? Confira!
Conteúdo
O template responsivo é aquele que se adapta à resolução da tela em que é exibido. Essa adaptação é conhecida como design responsivo, termo criado pelo web designer norte-americano Ethan Marcotte em 2010.
Há quem se confunda e diga que o importante nesse processo é o tamanho da tela, mas isso não é verdade. Um iPhone, por exemplo, pode ter a resolução de um desktop.
O template responsivo exige habilidades técnicas de codificação em HTML e CSS para ser produzido. Por isso, é muito comum que as empresas busquem agências especializadas para realizar este trabalho, caso não tenham equipe interna com este conhecimento. Tanto se você produzir internamente como se contratar uma agência digital para esta finalidade, vale a pena estar atento a alguns pontos para garantir a qualidade do seu template responsivo. Confira quais são:
A tendência é o flat design, o famoso “menos é mais”. Assim, escolha fontes grandes e crie espaço branco suficiente para tornar o conteúdo mais legível. Os botões também precisam ser grandes para que o usuário consiga clicar neles com facilidade.
A composição do template deve buscar a simplicidade de uma única coluna de texto. É claro que toda regra tem sua exceção, então, aproveite sua criatividade para inovar no formato. Explore!
O conteúdo deve ser objetivo e estabelecer uma hierarquia para títulos, subtítulos e textos complementares.
Em 2014, pela primeira vez no país, o celular passou a ser o principal meio de acesso à internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diante desse cenário, o e-mail marketing responsivo é fundamental para melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, aumentar a conversão e gerar negócios. Tendo isso em vista, se você quiser ter certeza da quantidade de visitantes que lê seu e-mail marketing ou visita seu site a partir de dispositivos móveis, a dica é acessar o Google Analytics.
Afinal, é muito importante conhecer bem a sua audiência para saber o quão urgente é a necessidade de investir em templates responsivos, especialmente quando se trata de e-mail marketing. Tenha em mente ainda que quem adota a dobradinha site responsivo e e-mail marketing responsivo sai na frente em termos de usabilidade e conforto para o cliente.
Há alguns anos, inclusive, o Google tem favorecido os sites responsivos, mostrando o termo mobile friendly nos resultados de sua pesquisa. Isso também ajuda a sua página a ficar melhor posicionada no mecanismo de busca.
Curtiu este conteúdo sobre template de e-mail marketing responsivo? Então, aproveite e leia agora mesmo o nosso post: e-mail marketing: tudo que você precisa saber!