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Use a programação mensal de e-mail marketing para aumentar as vendas

  • timer 19/10/2021
  • 4 min de leitura

Apenas enviar um e-mail após o outro e ficar esperando um retorno dos seus clientes não é uma boa estratégia para alavancar os resultados do seu e-commerce. É preciso mais do que isso. Desenvolver uma ordem lógica e um planejamento prévio de envios é fundamental para alcançar seus objetivos. Assim, entra em cena a programação mensal de e-mail marketing.

>> Ainda não sabe como organizar seus disparos? Conheça nossa planilha de programação mensal de campanhas

Para aumentar suas vendas, é preciso que suas ações sejam previamente estruturadas, desde as promoções que você vai lançar, os produtos que tem em estoque, as parcerias com transportadoras e, claro, sua comunicação com o público através do e-mail marketing. Nesse sentido, contar com um calendário é ideal para planejar sua estratégia mensal, mantendo a consistência dos seus disparos.

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Um estudo do Pew Research aponta que 92% dos usuários têm e usam e-mail, e 61% deles checam suas caixas de entrada diariamente. Sendo assim, é essencial entender como planejar seu calendário de e-mail marketing e explorar ao máximo essa estratégia, sabendo como se programar para não encher a caixa dos seus clientes com e-mails demais.

É preciso ter cuidado com a frequência de envios! Lembre-se: campanhas enviadas sem uma programação fixa e com grande intervalo de tempo entre uma e outra acabam diminuindo o engajamento e, de quebra, impactam negativamente sua reputação de remetente.

Quanto à frequência dos envios, é muito importante que ela seja definida de acordo com as possibilidades da empresa de cumprir uma programação fixa. Assim, você precisa ser capaz de definir as datas mais importantes para criar a sua programação de disparos. 

Afinal, quando você segue uma organização para enviar seus e-mails, consegue estabelecer uma comunicação mais direta, efetiva e sem ruídos com seu público. Mas como fazer isso?

Como planejar sua programação mensal de e-mail marketing

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos algumas dicas de ouro para você seguir e montar sua programação mensal de e-mail marketing, potencializando o impacto das suas campanhas. Vamos conferir?

>> Mas, antes, confira nossa planilha de programação mensal de campanhas para ajudá-lo nessa organização

Em primeiro lugar, conheça seu público

Antes de configurar sua programação mensal de e-mail marketing, é essencial conhecer seu público. Analisando os dados que seus clientes disponibilizam, seja fechando uma compra, seja consumindo algum conteúdo, você consegue conhecer seu histórico de compra, suas áreas de interesse, idade, localização, entre outras informações.

Com esses dados em mãos, é possível impactá-los com ofertas relevantes e, claro, organizar uma agenda de disparos com as datas mais importantes de acordo com seu perfil. Assim, você também consegue saber qual é a melhor frequência para os envios, as promoções e produtos mais interessantes e, logo, aumentar a precisão da sua estratégia.

Defina seus objetivos

Para configurar sua programação, você também precisa pensar em quais metas deseja alcançar. Afinal, seu objetivo influencia diretamente todas as ações que você toma em relação ao seu negócio. E com os disparos de e-mail marketing não é diferente.

Analise se você deseja conquistar novos clientes ou apenas manter os atuais. Se deseja ampliar seu nicho com novos produtos ou apenas vender mais os que já oferece. Se seu objetivo é criar autoridade e lembrança de marca através da oferta de artigos, e-books, vídeos, podcasts ou se pretende apenas oferecer produtos e serviços. Esse tipo de definição ajuda a orientar sua agenda com o conteúdo que você compartilhará e a frequência dos envios.

Além disso, é muito relevante para qualquer e-commerce, dos menores aos maiores, avaliar a necessidade de dividir sua base de contatos de acordo com os diferentes perfis, desejos e necessidades do seu público. Se esse for o seu caso, isso implica na criação de metas mais segmentadas, com disparos automatizados.

Planeje de acordo com a sua realidade

Não adianta pensar em planos mirabolantes e, depois, não conseguir colocar em prática. É fundamental que a mão de obra que você tem à sua disposição, bem como sua base de clientes, seu estoque e o perfil do seu público comportem o planejamento de disparos da sua campanha.

>> Não perca nossa videoaula sobre Como planejar as suas campanhas de e-mail marketing 

Tenha uma visão global da sua estratégia

Uma visão global, no caso do planejamento de disparos de e-mail marketing, significa ter a capacidade de enxergar em detalhes e criticamente tudo que pode gerar valor ao seu negócio com essa estratégia. É fundamental alinhar com toda a sua equipe o passo a passo, desde os objetivos (que citamos acima), os melhores horários, até quem fica responsável por cada ação da campanha (como segmentar os contatos, agendar os disparos, desenvolver os conteúdos).

Com toda essa participação e trabalho em conjunto, fica mais fácil avaliar o que há de mais inovador no seu nicho de mercado. Se cada um participar com suas experiências, conhecimentos e visões, é possível gerar cada vez mais valor para seu plano de envios.

Marque as datas comemorativas para sua programação mensal de e-mail marketing

Não tem como montar uma programação mensal de e-mail marketing sem definir as principais datas, não é mesmo? Portanto, com os itens acima resolvidos, é hora de criar seu calendário de e-mail marketing.

Entre as principais datas do comércio, que impactam o calendário de qualquer e-commerce durante o ano, podemos citar:

  • Dia do Cliente;
  • Dia Internacional da Mulher;
  • Dia do Frete Grátis;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia do Consumidor;
  • Dia das Crianças;
  • Aniversário da empresa;
  • Aniversário do cliente;
  • Black Friday;
  • Natal.

Mas sabemos que existem datas um pouco menos celebradas, mas que também podem impactar seus resultados. Se você trabalha com um e-commerce voltado para plantas e jardins, o Dia do Meio Ambiente ou o Dia da Árvore podem ser ótimas datas para lançar uma promoção, por exemplo.

De acordo com seus objetivos e o perfil de quem você quer impactar, você deve estar atento a essas outras datas. Quanto mais segmentado for sua oferta, maiores serão as chances de alcançar os consumidores.

Por fim, mensure seus resultados

Para poder melhorar os pontos fracos da sua campanha e reforçar o que está dando certo, monitorar o desempenho da sua estratégia de programação mensal de e-mail marketing precisa virar um hábito! Ao analisar com frequência seus resultados, você pode identificar mais facilmente, por exemplo, a necessidade de aumentar ou diminuir a frequência dos seus disparos. Ou, ainda, a necessidade de oferecer mais conteúdo relevante e menos ofertas de produtos.

Seja como for, com organização e planejamento, você pode atingir seus objetivos com maior precisão e melhor investimento de seus recursos. Entre em contato com a Mailbiz e deixe que nossos especialistas apoiem o sucesso do seu negócio com as melhores orientações para campanhas de e-mail marketing.

>> Aproveite para conferir nossa planilha de programação mensal de campanhas e não se perca no seu planejamento!

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