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ATUALIZADO EM 26/09/2022
Em 2022, a Black Friday acontece em 25 de novembro. E o mercado das vendas online segue em alta.
O e-commerce brasileiro bateu recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões em faturamento, um crescimento de 26,9% na comparação com 2020. Somente no período da Black Friday 2021, o faturamento total foi de R$ 5,4 bilhões, 5,8% a mais na comparação com o ano anterior.
Então, é neste cenário de aceleração da transformação digital que o e-mail marketing se torna um aliado cada vez mais importante dos lojistas na hora de conquistar e fidelizar clientes e, logo, alavancar suas vendas, especialmente em datas marcantes no calendário do comércio, como é o caso da Black Friday.
É importante iniciar a estratégia comercial para data com antecedência, preparando o consumidor para lembrar da sua empresa no momento de fechar o negócio. Confira 6 estratégias para potencializar suas vendas na Black Friday usando esse canal:
Conteúdo
O primeiro passo para usar o e-mail marketing para potencializar as vendas na Black Friday é preparar a sua base de e-mails. É preciso captar endereços eletrônicos de pessoas interessadas na data e também despertar o interesse de quem já disponibilizou seu contato em outro momento. Para isso:
Leia mais:
>> Como entregar e-mail marketing na caixa de entrada
>> 5 formas de personalizar as campanhas de e-mail marketing
Muitos varejistas têm medo de gerar interesse na Black Friday e, com isso, reduzir as vendas no mês de novembro como um todo. Entretanto, se o público não souber o que o espera no seu site, com certeza irá primeiro para a página da concorrência.
Por isso, tão logo tenha a definição de sua participação, comece a usar seus e-mails para avisar os clientes. Cerca de 30 dias antes da data, use um banner em todas as mensagens no modelo “save the date”, linkando para a landing page para poder mapear o interesse de sua base.
Mais perto da Black, cerca de 15 dias antes, comece a anunciar o espectro dos descontos oferecidos (até 60%, entre 20 e 40%) e, se houver necessidade, é possível anunciar também os descontos por tipo de produto, como por exemplo, ‘Informática com 60% off’. Seguindo essa linha, cerca de 7 dias antes, é possível começar uma série de e-mails com contagem regressiva e, 2 dias antes, iniciar o anúncio dos produtos com mais apelo de venda.
Nós compramos por dois motivos: porque precisamos de algo ou para aproveitar uma oportunidade, ou seja, de forma não planejada. Nesse último caso, o segredo é entender os gatilhos mentais que levam seu público a comprar por impulso.
No caso da Black Friday, a maior parte das compras são definidas por nosso senso de escassez e urgência. Por isso, explore em suas campanhas de e-mail um discurso que mostre a possível falta dos itens e a necessidade do consumidor aproveitar o pouco tempo das promoções.
No tão esperado dia dos descontos, é importante que suas promoções estejam na caixa de entrada dos seus contatos. Nosso conselho é que sejam enviadas pelo menos três mensagens avisando sobre os descontos oferecidos.
Uma mensagem logo na virada do dia, uma no começo da manhã e outra durante a tarde são essenciais para lembrar seu público sobre as condições especiais e gerar acessos ao site. Linhas de assunto com o nome da promoção (Black Friday) e o desconto máximo oferecido funcionam muito bem. No último e-mail do dia, gatilhos como “está acabando” e “ainda dá tempo” costumam ter ótimas margens de conversão para o site.
Produtos com descontos não faltam na Black Friday. Então que tal usar o e-mail para oferecer um “extra”? Um cupom de frete grátis para compras acima de determinado valor ou até mesmo um brinde negociado com um fornecedor são ótimas ações para promover a fidelização e ganhar o carinho do consumidor. Além disso, essa estratégia valoriza sua entrega de e-mails, fazendo com que seus clientes fiquem atentos toda a vez que uma mensagem sua chegar na caixa de entrada.
Se você comunicou bem suas ofertas de Black Friday, a tendência é acabar o dia sem estoques e com o faturamento de um dia igual ao de todo o mês de novembro. Entretanto, sua estratégia de e-mails pode ser usada para continuar com as promoções no sábado e domingo. Nesses dias, você pode usar as mensagens para oferecer os produtos de curva B e C, por exemplo, que mesmo com descontos não foram um sucesso de vendas.
Outra possibilidade é anunciar por e-mail promoções da Cyber Monday, em que os descontos são válidos apenas para o mercado digital.
Gostou das dicas? Aproveite e baixe nosso e-book e acerte em cheio nos resultados de suas campanhas de e-mail marketing.
Como você pôde perceber, o e-mail marketing é essencial para uma estratégia vencedora na Black Friday. Utilizando mensagens bem estruturadas e pensadas para cada etapa do processo de divulgação, é possível potencializar as vendas e intensificar o engajamento e a percepção da sua marca. Coloque essas ideias em prática, se diferencie da concorrência e venda mais.
Para saber mais, assista esse webinar com nosso CEO Vinicius Correa, que compartilhou dicas práticas para a Black Friday.