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6 práticas imperdíveis para ampliar a sua lista de e-mails

  • timer 08/06/2017
  • 4 min de leitura

Você sabe que ter uma boa lista de e-mails é fundamental para as suas estratégias de e-mail marketing e geração de novos negócios mas, na mesma proporção, você também deve saber que não é fácil conseguir ampliar a lista de e-mails do dia para noite, pois captar novos contatos exige conhecimento, cuidado, tempo e trabalho contínuo.

E não pense que a solução para ampliar sua lista de e-mails é sair por aí dando tiro no escuro, captando qualquer e-mail, pois isso pode custar a credibilidade do seu negócio.

Mas, enfim, se anda perdendo o sono e não consegue melhorar a performance do seu negócio porque sua lista de e-mails anda meio fraca e não consegue trazer bons resultados, então este post é para você.

Confira!

Por que é preciso ampliar a sua lista de e-mails

Segundo dados da Hubspot, uma lista de e-mails pode se tornar obsoleta em uma média de 22,5% a cada ano. Logo, se você se acomodar com a lista que tem há anos, sua chance de perder espaço para a concorrência é muito grande.

Uma empresa que não usa de novas estratégias para captar novos e-mails dificilmente conseguirá crescer de modo acelerado e constante. Como você já deve saber, o e-mail funciona como uma das ferramentas mais poderosas para se relacionar com novos assinantes através de conteúdos relevantes que possam de fato gerar alto engajamento e novas vendas.

Outra vantagem do e-mail marketing, além do excelente impacto junto ao seu público, é o seu baixo custo. É possível fazer marketing eficiente e capaz de gerar mais vendas, gastando muito menos do que se utilizasse outras mídias digitais.

Uma lista muito escassa, incompleta ou ultrapassada pode, simplesmente, jogar todos os seus outros esforços de marketing por água abaixo. Por isso, é preciso ter uma lista de e-mail com alta captação diária, de qualidade e que possa aumentar o volume de acessos levados ao seu site com o e-mail marketing.

Se você se convenceu de que precisa, urgentemente, de uma lista de novos contatos para sua empresa, veja as 6 dicas que separamos exclusivamente para você.

6 maneiras de captar mais e-mails para sua empresa

1. Comece otimizando o seu blog

Uma das ferramentas mais importantes para captar mais e-mails e começar um relacionamento com seus usuários é por meio de um blog bem otimizado com estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Otimize seu blog com conteúdos que possuam CTAs (Call To Actions) que incitem o usuário à ação, incentivando-o a deixar um comentário, assinar uma newsletter para receber mais conteúdos ou promoções.

Preocupe-se também em trabalhar seu CRO (otimização da taxa de conversão) do blog para orientar seu usuário e oferecer uma melhor experiência de navegação. Se o visitante gostar do seu blog e do que você posta nele, acabará deixando seu e-mail para contatos futuros.

2. Ofereça algo relevante em troca do e-mail

Antes de tudo, você deve conhecer seu público-alvo para definir que tipo de oferta irá de fato gerar maior captação de e-mails para sua lista.

Para realizar essa estratégia, você deverá descobrir de qual forma o seu público costuma buscar por informações — se é por meio de vídeos, textos, podcasts, webinars, etc.

A partir do momento que souber tudo sobre seu público, então é hora de por a mão na massa e oferecer uma vantagem exclusiva para quem ainda não comprou de você. Falando de e-commerce, uma forma muito eficiente de captar novos leads (possíveis clientes) é oferecer um cupom de desconto para a primeira compra a quem inserir o e-mail. Normalmente se oferece este benefício através de um modal (splash) que será carregado em todas as páginas do site. Logicamente, o volume de captação de novos e-mails irá depender do volume de tráfego que o e-commerce possui. Quanto mais acessos sua loja tiver, maior será a captação.

Escolha também lugares estratégicos em seu e-commerce e também no blog para colocar formulários de captura, de forma que eles sejam mais visualizados e facilitem um maior número de captações.

3. Envolva-se com as redes sociais

O estudo do seu público-alvo e de suas personas é importante para qualquer estratégia que venha a realizar para conseguir mais e-mails para sua lista.

Saber, por exemplo, quais são as mídias sociais em que seu público mais interage é uma forma de iniciar um contato com ele, sendo que sua participação nessas mídias pode ajudá-lo a criar novas conexões.

Busque entender quais são os tópicos que mais atraem seus clientes e crie conteúdos relevantes para eles. Utilize também outras estratégias que incentivem esse público a visitar seu blog ou outros canais de comunicação em que sua empresa esteja presente e incentive a troca de contatos.

Falando especificamente do Facebook, considere utilizar o recurso de Geração de Leads, onde o seu público poderá inserir o nome e e-mail diretamente dentro de um formulário no Facebook, em troca de alguma vantagem. Oferecer e-books, cupons de desconto e vídeo-aulas costuma funcionar muito bem!

4. Estimule o compartilhamento do seu conteúdo

Quando enviar um e-mail marketing para um lead, inclua sempre um link e estimule o compartilhamento desse conteúdo. Essa é uma maneira de receber novos visitantes no seu site e, consequentemente, uma forma de captar novos e-mails para sua lista de forma bem simples.

Coloque links bem visíveis para cadastro na sua newsletter. Se gostar e achar conveniente, você pode também colocar pop-up automático com convites para assinatura.

Se quiser, também pode acrescentar um botão de compartilhamento com alguns dizeres, por exemplo, para o usuário clicar e compartilhar seu conteúdo com mais alguém.

5. Crie algo exclusivo somente para seus assinantes

Quem não gosta de se sentir especial? Então pense em algo exclusivo para seus assinantes. Pode ser um e-book interessante, uma oferta especial, um vídeo específico ou um acesso exclusivo a um curso seu, por exemplo.

Essa estratégia pode incentivar seus clientes especiais a continuarem mantendo contato com você e ainda impulsionar outras pessoas para conhecerem o seu negócio.

6. Descubra onde está seu público fora da internet e capte e-mails lá também

Um dos maiores erros das empresas é buscar captar novos e-mails apenas pela internet. Se você é um e-commerce e possui loja física, precisa criar uma estratégia para captar e-mail de TODOS os clientes que compram de você! Além disso, você pode também captar e-mails de todas as pessoas que falam com seus vendedores, informando que ao cadastrar o e-mail irão receber novidades exclusivas e com descontos que só pela internet estão disponíveis.

Outra forma de captar e-mails fora da internet é participando de eventos e feiras onde o seu público está, através de um simples tablet ou laptop. Se não for possível ter um stand no evento, busque uma participação em um stand de alguma empresa parceira e faça sua captação de leads.

Gostou das nossas dicas para ajudar você a ampliar a lista de e-mails? Então que tal baixar o nosso e-book Guia para Iniciantes no E-mail Marketing e aprender um pouco mais sobre essa ferramenta capaz de gerar excelentes resultados para seu negócio?

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