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Marketing sazonal: campanhas de e-mail de sucesso para o fim de ano

  • timer 24/11/2023
  • 7 min de leitura

Ao longo do ano, o tráfego e as vendas de um e-commerce costumam flutuar. É normal que os resultados alavanquem em determinadas épocas, enquanto em outras, pode ser um período de menor fluxo de compras. Isso é chamado de marketing sazonal

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Por exemplo, uma floricultura provavelmente teria um aumento nas suas vendas durante a semana do Dia dos Namorados, mas é provável que não obtenha tanto lucro no período de Dia dos Pais. Já um varejista de roupas de banho teria um grande sucesso durante o verão, mas não durante o inverno. 

Essa lógica também se aplica a diversos setores do varejo no final do ano. E quando falamos em final de ano, não nos referimos apenas ao Natal. Datas como Black Friday, Ano Novo e até mesmo o período de férias são oportunidades para movimentar o estoque dos mais diversos segmentos. 

O marketing sazonal trata-se de ajustar as suas campanhas de e-mail de acordo com os eventos significativos relacionados ao seu setor. Nesse sentido, é preciso saber identificar as datas mais relevantes para o seu negócio ao longo do ano e, assim, encontrar maneiras de capitalizá-las. 

Aplicando o marketing sazonal na prática

A verdade é que o marketing sazonal dá aos consumidores uma desculpa para gastar dinheiro, quer eles saibam disso conscientemente ou não. Afinal, quem não fica com um sentimento de culpa quando não compra nem que seja uma lembrancinha para os amigos e familiares queridos, não é mesmo? 

Então, se você quer aproveitar essa estratégia no final de ano, continue com a gente neste artigo! Aqui, vamos falar sobre como você pode colocar o marketing sazonal em prática e ainda traremos exemplos de sucesso do mercado. Vamos conferir insights e orientações sobre como criar campanhas de e-mail marketing eficazes e memoráveis durante a temporada de festas de fim de ano, com foco em personalização, segmentação, engajamento e conversões para o seu e-commerce? 

Personalização e segmentação 

Personalizar e segmentar os seus envios de e-mail é a base para que qualquer estratégia de conversão dê certo. Mas quando falamos de marketing sazonal, isso se torna ainda mais importante, afinal, você está lidando com um público que sabe o que está procurando para uma data ou evento específico. 

É por isso que se torna fundamental extrair informações do histórico de pedidos dos seus clientes para que sejam criadas segmentações e automações focadas em ofertas mais precisas, pontuais e personalizadas. E você sabia que a Mailbiz conta com uma ferramenta altamente eficiente para ajudar o lojista a reter clientes e, assim, aumentar o nível de recompra ao mesmo tempo em que alavanca o ticket médio do e-commerce? 

Estamos falando do Impulse. Com ele, é possível analisar os dados de histórico de compra dos clientes e oferecer produtos que realmente atendam às necessidades deles. Por exemplo, se você tem uma loja de vestuário esportivo, para os clientes que compraram uma camiseta para praticar exercícios físicos, você pode recomendar produtos de categorias relacionadas, como bermudas e bonés, ou ainda oferecer o mesmo produto com valor agregado, sempre focando em aumentar o valor final dessa compra. 

Conteúdo relevante

Além de enviar o e-mail certo para a pessoa certa, é preciso fazer com que ela abra a mensagem. Por isso, um conteúdo relevante de uma campanha de e-mail sazonal começa pela linha de assunto

A linha de assunto é como se fosse um cartão de visitas: se não for atraente e personalizado o suficiente, pode perder aquele público na hora. É sempre bom lembrar: só destaque o que for imprescindível em caixa alta e evite excesso de pontuação. O uso de emojis também é bem-vindo, mas com moderação. 

Certifique-se que as informações mais relevantes do seu e-mail estejam presentes nesta primeira faixa de visualização. Lembre-se que esse conjunto – assunto e pré-cabeçalho – gera a primeira impressão que o seu cliente terá da sua mensagem. 

Atente-se ao pré-cabeçalho!

Em seguida, vem o pré-cabeçalho, aquele primeiro trecho de texto no e-mail. Esse também é um espaço fundamental para conquistar a atenção do destinatário. Aqui, é possível usar até mesmo o humor como uma ferramenta de marketing bastante útil. 

Claro, sempre levando em conta que a linha de assunto e o pré-cabeçalho precisam contar uma história, que façam sentido juntos. O pré-cabeçalho deve ser usado para explicar mais o conteúdo ou expandir a linha de assunto. 

Por fim, o corpo do e-mail é o espaço que você tem para fazer o seu conteúdo brilhar. Ele deve ser composto principalmente por imagens de produtos, frases de impacto e várias calls to action (CTAs). 

Juntos, esses três elementos trabalham para convencer o seu cliente a clicar e conferir aquela oferta. Por isso, a seleção de produtos, bem como as imagens utilizadas e o design da peça são fundamentais para fisgar a atenção do comprador. Também é importante que o e-mail marketing seja construído de forma que fique legível tanto no desktop quanto no smartphone ou tablet, então trabalhe com layouts responsivos. 

Testes e otimização 

A oportunidade de analisar a performance de cada e-mail é essencial para garantir excelentes resultados com a sua campanha de marketing sazonal. Sem colocar em prática ações como testes A/B, torna-se mais difícil analisar com precisão qual e-mail teve mais receptividade com o seu público. 

Nenhuma constatação pode ser tão precisa quanto ouvir os seus próprios clientes. O feedback desse teste vem diretamente das pessoas que lhe interessam, por isso, ele deve ser levado muito a sério.

O primeiro passo é escolher a amostra da base que receberá o teste e, em seguida, o critério a ser analisado (por exemplo, maior taxa de abertura ou maior taxa de cliques). Depois, é preciso definir quais serão os pontos analisados, como linha de assunto com ou sem emoji, botão de CTA verde ou vermelho, uma ou duas colunas e por aí vai – não esqueça que, para o resultado ser efetivo, você deve mudar uma variável de cada vez. 

Por fim, deve-se definir por quanto tempo os resultados serão monitorados. Neste sentido, é importante analisar as principais métricas continuamente para fazer ajustes nas estratégias e tomar outros rumos, sempre que necessário. 

Além disso, nem tudo que pode ser medido é válido para o seu negócio. Então, defina os principais indicadores de resultado, que podem ser:

  • Taxa de abertura 
  • Taxa de cliques 
  • Taxa de descadastro 
  • Links mais clicados 
  • Quantidade de conversões obtidas 

Como evitar que seus e-mails virem spam

É comum que muitos e-commerces aumentem seus disparos de e-mails na época de final de ano, o que pode fazer com que muitos clientes se descadastrem de alguns envios para evitar que a caixa de entrada fique lotada. Sendo assim, você precisa saber se destacar da concorrência para garantir a efetividade das suas campanhas. A seguir, trazemos algumas dicas importantes: 

Mantenha a sua reputação 

Ter uma baixa reputação pode fazer com que o seu e-mail vire spam. A má reputação, geralmente, é um efeito cumulativo dos resultados das suas campanhas, como altas taxas de rejeição, poucas aberturas e muitas marcações como spam por parte dos usuários. Lembre-se: construir a sua reputação devagar e sempre ajuda os provedores a entenderem melhor o seu comportamento de envio e como a sua lista recebe as suas mensagens. 

Nunca compre listas de e-mail 

Enviar e-mails para uma lista comprada ou de terceiros prejudica os seus envios de uma forma que é muito difícil de reverter. Isso porque essas listas têm grandes chances de conter informações desatualizadas, com endereços inativos e que podem levar a sua mensagem diretamente para a caixa de spam. 

Evite assinantes inativos 

Alguns assinantes ficarão inativos, não importa com que frequência você entre em contato com eles. Isso pode acontecer porque eles mudaram o endereço de e-mail, podem ter perdido o interesse em seu conteúdo porque as suas necessidades já não são mais as mesmas ou eles não têm mais tempo para consumi-lo. Por isso, é importante ter estratégias específicas para reativar esses assinantes. Tanto o lead inativo de compra (cliente) como inativo de engajamento (abertura) pode ser impactado com algum disparo de “saudade”. Ou seja, uma comunicação mais apelativa e, se possível, com benefício para próxima compra (cupom, frete, brinde). A Mailbiz armazena todas as informações dos assinantes em um histórico, e você pode optar por disparar campanhas para perfis ativos e inativos, o que possibilita uma estratégia mais assertiva de reativar esses contatos!

Use um remetente reconhecível 

Outra boa prática é enviar e-mails de um endereço que tenha, preferencialmente, o seu nome pessoal, seguido pelo nome da sua marca para que os destinatários o reconheçam. Endereços de e-mail como primeironome@nomedaempresa ou qualquer variação são sempre uma boa escolha. Afinal, o seu e-mail pode virar spam simplesmente porque, no mar de e-mails que recebem todos os dias, os consumidores precisam escolher quais abrir. 

Exemplos de campanhas de sucesso 

Para ajudá-lo a se inspirar e produzir e-mails que convertem cada vez mais, abaixo, reunimos alguns exemplos de marcas conhecidas que aproveitaram determinadas épocas do ano para colocar a criatividade em jogo na hora de desenvolver as suas campanhas. Confira: 

Black Friday da Marisa 

Conhecida por ser na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é caracterizada pelo grande volume de descontos oferecidos e vendas realizadas. Para criar boas campanhas de Black Friday, você pode fazer como a Marisa, que enviou um e-mail com uma oferta de 70% de desconto e CTAs fortes, além de outros botões para quem deseja ver uma categoria específica de produto. 

Dia das Mães da Apple 

Quando o assunto é gerar vendas, o Dia das Mães perde apenas para outras duas datas: Black Friday e Natal. Muito importante para o comércio, no Brasil, o dia é comemorado no segundo domingo do mês de maio. E se você quer vender através do e-mail marketing no Dia das Mães, inspire-se na Apple, que trouxe em sua campanha uma breve descrição do valor agregado que o produto pode trazer para a rotina das mães. 

Natal do Pão de Açúcar 

Outra dica é adaptar o design do seu e-mail através de imagens que lembram a época do Natal. Não é para abandonar a essência da sua marca, mas é possível brincar com o formato padrão para chamar a atenção dos destinatários. Foi o que fez o Pão de Açúcar, que decorou o seu logo tradicional com enfeites de Natal. 

Pós-festas da Sephora 

Outro tipo de email marketing interessante são os e-mails pós-festas. É possível oferecer cartões-presentes, condições especiais para trocas ou criar ofertas após o Natal. O principal objetivo é construir um relacionamento com aqueles que ainda não fizeram uma compra. 

Agora, chegou a hora de implementar melhorias nos seus e-mails marketing sazonais! Desta forma, você terá mais chances de converter em vendas e alavancar os resultados em qualquer época do ano. E não esqueça que você pode contar com o apoio dos especialistas da Mailbiz para orientar as suas campanhas de ponta a ponta, entre em contato

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