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7 dicas para ter a taxa de abertura como uma aliada das suas vendas
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7 dicas para ter a taxa de abertura como uma aliada das suas vendas

  • timer 21/02/2022
  • 7 min de leitura

Uma das métricas mais importantes para medir o sucesso da sua campanha de e-mail marketing é a taxa de abertura. Isso porque ela é o primeiro sinal do quão engajados os seus destinatários estão tanto com a sua marca quanto com o conteúdo que você oferece.

Leia mais:
>> 4 métricas para avaliar uma campanha de e-mail marketing 
>> 11 tendências para 2022 em marketing, tecnologia e e-commerce

De maneira simples, a taxa de abertura se refere à quantidade de destinatários que abriram o seu e-mail ao recebê-lo. Ela é calculada considerando o número de pessoas que abriram seu e-mail, dividido pelo número de e-mails enviados e multiplicando por 100.

Ainda que a análise da taxa de abertura não defina se o cliente leu apenas uma palavra do e-mail ou a mensagem por inteiro, ela é um ótimo termômetro para descobrir pontos importantes, como:

  • Definir se as suas linhas de assunto e o pré-cabeçalho estão sendo efetivos;
  • Saber qual é o melhor horário para mandar os seus e-mails;
  • Identificar a atratividade do que você oferece nas suas campanhas.

Mas é bem provável que você esteja se perguntando: “o que eu posso fazer para aumentar a minha taxa de abertura e garantir que as minhas ofertas e os meus conteúdos estão chegando ao meu cliente?”. E é justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Como aumentar a taxa de abertura na prática?

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que uma taxa de abertura considerada excelente é superior a 20%. Mas isso depende muito de alguns fatores, como o tipo de conteúdo enviado, a linha de assunto, a segmentação usada e o nicho do negócio. Vamos conferir como otimizar cada um deles?

1. Linha de assunto

Como falamos, despertar a curiosidade do destinatário para conseguir aumentar a sua taxa de abertura depende de alguns fatores fundamentais. O primeiro deles é a linha de assunto. Entre as principais dicas para escrever um linha de assunto eficiente, estão:

  • Só destaque o que for imprescindível em caixa alta; 
  • Evite o excesso de pontuação, como exclamação ou interrogação;
  • O uso de emojis é bem-vindo, mas com moderação.

Para se ter uma ideia, o assunto influencia a decisão de abertura da mensagem para 47% das pessoas. Além disso, 69% dos consumidores marcam a mensagem como spam apenas por causa da linha de assunto. Então, se você quer que os seus e-mails sejam abertos e fiquem longe da caixa de spam, precisa investir em boas linhas de assunto.

>> Ainda não sabe como desenvolver linhas de assunto que aumentam a sua taxa de abertura?Então, confira o nosso artigo: Como escrever linha de assunto no e-mail marketing

2. Pré-cabeçalho

O pré-cabeçalho, aquele primeiro trecho de texto no seu e-mail, é um espaço fundamental para conquistar a atenção do destinatário. É bastante comum ver esse espaço sendo utilizado para instruções, como “se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição”. Mas isso não é indicado, pois estimula o descadastro.

O humor, por exemplo, é uma ferramenta de marketing muito útil, e o pré-cabeçalho pode ser aproveitado para isso. Além disso, uma estratégia que dá resultados é quando a linha de assunto e o pré-cabeçalho têm uma história, fazem sentido juntos. O pré-cabeçalho também pode ser usado para explicar mais o conteúdo ou expandir a linha de assunto.

>> E-book: saiba como criar peças de e-mail que convertem

3. Personalização

Engana-se quem pensa que apenas usar o nome do destinatário na linha de assunto, pré-cabeçalho ou no topo do corpo do e-mail é suficiente. 

É preciso conhecer o seu público-alvo a fundo para que você, de fato, ofereça conteúdos, ofertas, promoções que realmente supram os seus desejos e as suas necessidades, permitindo, assim, que você crie uma conexão e consolide o seu relacionamento com os seus clientes. É assim que a verdadeira personalização funciona.

4. Segmentação 

Mensagens segmentadas têm resultados quase 15% melhores na taxa de abertura, quando comparadas com e-mails não direcionados. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Digital Marketing Association, 77% do retorno sobre investimento (ROI) feito em e-mail marketing acontece em campanhas segmentadas.

Veja, abaixo, exemplos de segmentação para aplicar em suas campanhas:

  • Por localização;
  • Por histórico de compras;
  • Por preferência de produtos;
  • Por gênero;
  • Por signo;
  • Baseada na interação de ativos e inativos.

Confira como funciona o processo de segmentação dentro da nossa ferramenta na Mailbiz: 

>> Saiba mais clicando aqui

5. Remetente

Como mostra uma pesquisa da Consumer Pulse, 64% dos usuários elegem o remetente como o maior motivo para abrir um e-mail. Quando a pessoa se cadastra na sua lista, ela está se cadastrando para receber mensagens da sua marca especificamente.

Portanto, se você mandar um e-mail com um remetente completamente aleatório ou desconhecido, ela não vai ter ideia de quem está enviando a mensagem e, logo, não abrirá, já que não vai ter confiança o suficiente. Por isso, escolha um nome de remetente que seja imediatamente reconhecido por sua lista e que identifique bem a sua marca.

Também ressaltamos que é importante manter um remetente para possíveis respostas de e-mail. Não use apenas aqueles e-mails do tipo “naoresponda@”, pois existem clientes que gostam de conversar com as marcas. Outra opção é usar um e-mail de uma pessoa – desde que ela represente a “cara” da marca – para estreitar o relacionamento.

6. Frequência de envios

Campanhas enviadas diariamente para a mesma base ou segmento de contatos tendem a estressar os clientes, o que pode ocasionar aumento de opt-out ou simplesmente menor taxa de abertura. Para enviar mensagens todos os dias, é preciso que você segmente as suas listas e faça disparos específicos para cada segmento de acordo com seus interesses.

Por outro lado, se você não envia campanhas há meses, ficando inativo na caixa de entrada dos seus clientes, certamente, a sua taxa de abertura vai cair. Então, encontre uma frequência adequada para se comunicar com seu público. Nada melhor do que encontrar o equilíbrio na comunicação com os seus clientes.

Por exemplo, você não deve enviar dois e-mails em uma semana, na semana seguinte, enviar 10 e-mails e, depois, enviar apenas um. Esta falta de planejamento não é bem vista, inclusive, pelos provedores de e-mail. 

No caso de um e-commerce, a frequência de envio ideal é de pelo menos três e-mails semanais, já que, considerando que o tempo de vida de uma campanha é de até 48h, este plano fecha o ciclo de sete dias da semana. Além disso, é muito importante que essa frequência seja definida de acordo com as possibilidades da sua empresa de cumprir uma programação fixa.

“Não tem receita pronta, tem que testar! Se você já tem bastante experiência com e-commerce, pode usar o Google Analytics para entender em quais dias e horários o seu site converte melhor e trazer essa informação para aplicar na frequência de disparos das suas campanhas de e-mail marketing”, explica Gregory Luiz, especialista em Sucesso do Cliente na Mailbiz.

>> Leia também: Use a programação mensal de e-mail marketing para aumentar as vendas

7. Análise de data e hora

Não existe receita de bolo, ou seja, não podemos dizer que existe “o melhor dia e o melhor horário”. Isso vai depender muito do perfil do seu público, do nicho do seu negócio, cada caso é um caso.

É preciso fazer muitos disparos e testes para chegar a uma conclusão. Além disso, como falamos, o ideal é que um e-commerce faça cerca de três disparos por semana. Isso significa que não basta encontrar “o melhor dia”, mas sim “os melhores dias”.

Para tentar chegar a uma conclusão, uma dica é isolar todas as outras variáveis, focando apenas no que você quer descobrir. Por exemplo, se o seu objetivo é conhecer o melhor dia, envie e-mails sempre no mesmo horário, mas em dias diferentes.

Faça isso ao longo de, pelo menos, quatro semanas. Assim, será possível identificar se o resultado (melhor ou pior) tem realmente ligação com o dia ou com outros aspectos, como linha do assunto, relevância das ofertas etc.

“Essa é só uma diretriz para quem ainda está perdido em relação ao planejamento das suas campanhas. Sempre recomendamos fazer o teste de dias e horários fixos por, pelo menos, duas semanas ou um mês para que a avaliação seja mais exata”, lembra Anna Lígia, especialista em Sucesso do Cliente na Mailbiz.

A taxa de abertura realmente é uma métrica muito importante a ser avaliada. Porém, é preciso ter em mente que essa análise sozinha não diz muito sobre os resultados das suas campanhas de e-mail marketing.

“Se você focar somente nos índices de taxa de abertura, é provável que esqueça de elementos importantes que ajudam nas vendas. Por isso, é essencial casar todas estratégias que geram engajamento, como a famosa curva ABC. Em 70% a 80% dos disparos, priorize estes produtos de alto potencial de conversão, o que ajudará a vender mais”, completa Gregory.

O sucesso de cada cliente é o que nos move. Atuamos com confiança, transparência e muito trabalho em equipe para, juntos, transformarmos o seu negócio. A nossa metodologia de Sucesso do Cliente, para nós, é uma mentalidade, um jeito de pensar totalmente focado no resultado que a sua empresa pode e merece atingir. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a alavancar as suas vendas com estratégias de e-mail marketing.

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