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7 práticas positivas do e-mail marketing para seu e-commerce

  • timer 15/06/2016
  • 2 min de leitura

Depois de aprender a criar suas próprias campanhas de e-mail marketing, que tal conhecer algumas das melhores práticas do mercado? O e-mail marketing é uma ferramenta bastante versátil e pode ser usado para vários objetivos, construindo assim um excelente relacionamento com a sua audiência. Neste post, listamos 7 práticas positivas de uso para esta ferramenta. Confira!

 

Novos produtos em estoque

O internauta chegou até o seu e-commerce, mas o produto está em falta no estoque. Venda perdida? É claro que não! Você pode dar a opção para que ele seja informado quando o estoque for reposto e usar o e-mail marketing para isso. Mas não fique apenas na promessa, contate seu fornecedor, providencie uma quantidade mínima de itens deste produto e informe seu potencial cliente o quanto antes.

Lançamentos

Novos produtos sempre atraem a atenção de um público fiel. Por exemplo, se sua loja virtual acaba de receber um novo modelo de smartphone, não hesite em divulgar essa informação para sua base de leads com o e-mail marketing. O caráter de novidade faz com que as pessoas se empolguem e queiram ser as primeiras a ter o novo produto, o que pode trazer muito mais vendas para o seu e-commerce.

Promoções e descontos

Esta é uma das formas mais comuns de se usar o e-mail marketing, mas nunca falha. O envio de promoções, descontos, bônus e cupons para serem usados em novas compras estimulam a fidelização e atraem novos consumidores para o seu e-commerce. Seja criativo nas promoções, faça benchmarking com a concorrência para dar um bom desconto e assim gerar mais vendas.

Valorização

Cliente valorizado é cliente satisfeito, sendo assim, nunca deixe de valorizar seus clientes. Envie comunicados importantes, como mudanças em sua política de troca e devoluções ou na segurança do seu site. Mande um cartão de aniversário virtual e homenageie em datas especiais, como dia das mães ou dos pais. Além de dizer que você não esqueceu destas pessoas, você estará criando vínculos emocionais com sua audiência, algo mais do que necessário para aumentar o lifetime value (tempo de relacionamento) com sua loja virtual.

Recuperação de carrinho de compra

Dá até um nó na garganta quando o internauta chega até o finzinho do processo de compra e de repente abandona tudo, não é? Não se desespere! Use o e-mail marketing para recuperar esse cliente, enviando um lembrete de que os produtos estão esperando por ele. Se não der certo da primeira vez, tente uma segunda, agora oferecendo um cupom de desconto para ele levar tudo já.

Acompanhamento de pedido

Ufa! A recuperação de carrinho de compra deu super certo e agora seu cliente está ansioso por receber os produtos. O melhor a fazer é mantê-lo tranquilo e informado, então use o e-mail marketing para enviar atualizações de status do pedido, como separado, enviado para a transportadora, em trânsito e entregue. Esses pequenos cuidados no relacionamento com o cliente fazem toda a diferença na hora de propor novas compras.

Pesquisa de satisfação

Tenha o internauta comprado ou não de você, é importante conhecê-lo para melhorar cada vez mais suas estratégias de marketing. É aí que entram as pesquisas de satisfação, que podem ser enviadas por e-mail. Explique o objetivo da entrevista e seja breve nas perguntas, para não tomar muito tempo do seu interlocutor. Depois compile os resultados, analise os dados e promova as melhorias necessárias.

Agora você já conhece bem as estratégias de e-mail marketing, então que tal ampliar as possibilidades? Confira 11 formas infalíveis para divulgar o seu e-commerce!

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