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Notificações Push: o que é, vantagens, como otimizar?

  • timer 21/05/2024
  • 3 min de leitura

As notificações push são enviadas por aplicativos ou sites para os usuários, com mensagens relevantes, encorajando os leitores a clicar e realizar ações, como ler um post novo no blog, conferir promoções, baixar e-books e mais.

Essas mensagens podem ser utilizadas como um canal de comunicação com seus leads, por isso, inclua nas suas estratégias e campanhas de marketing. Saiba tudo sobre o assunto no conteúdo abaixo, boa leitura!

O que são notificações push?

As notificações push são alertas ou mensagens clicáveis que aparecem na área de trabalho de um computador ou tela inicial de smartphones e tablets. Elas são utilizadas para enviar gatilhos que geram uma ação, seja para aumentar os cliques, incentivar compras, engajar a marca e mais.

Esses alertas são estratégias de marketing e podem ser enviadas desde que o usuário aceite receber esse tipo de conteúdo. O texto e a frequência dos envios dependem da estratégia que será utilizada. As empresas geralmente enviam para divulgar promoções, blogpost novo, recuperar carrinhos abandonados, entre outros.

Como as notificações push são utilizadas pelas empresas?

É comum pensarmos em utilizar as notificações push para vendas, mas além do marketing, essas mensagens são utilizadas para outras finalidades, sejam informativas ou de autenticação, entenda os usos mais comuns:

  1. Campanhas de marketing: as notificações são utilizadas como um canal de comunicação para as empresas nutrir seus leads ou aumentarem suas conversões, conforme o funil de vendas;
  2. Agências governamentais: as organizações governamentais utilizam as notificações push para enviar alertas de segurança para as pessoas de determinada região, avisar eventuais emergências e notícias do governo local;
  3. Autenticação de segurança bancária: algumas instituições financeiras utilizam as notificações push como um fator de autenticação de identidade, aumentando a segurança dos acessos.

Quais são as vantagens de utilizar as notificações push?

O envio de alertas personalizados para os usuários apresenta diversas vantagens para o seu negócio e suas campanhas de marketing digital. Oferecendo pequenas mensagens no momento certo, as notificações push representam uma das formas de comunicação com seu público-alvo. Conheça os principais benefícios:

  • Aumenta o engajamento: as notificações push lembram os seus consumidores de aproveitarem as promoções da sua loja, além de oferecer informações relevantes sendo uma oportunidade de transformar leads em clientes;
  • Retenção de clientes: se as notificações que o usuário recebe são relevantes para ele, certamente vai continuar recebendo e engajando sua marca. Por isso, faça segmentação de clientes para direcionar as mensagens de modo personalizado;
  • Conduzir o usuário para outros canais: você pode utilizar os alertas para promover seus canais de marketing, como as redes sociais, blog, e-commerce e mais.

Como otimizar as notificações?

Para otimizar as notificações push é preciso ter objetivos claros e estratégicos. Por isso, o conteúdo das mensagens deve ser personalizado e direcionado para sua persona, com frequência adequada e nos melhores horários. Confira algumas otimizações abaixo.

Envie mensagens em diferentes horários

Faça testes e envie as notificações push em diferentes horários para entender qual o melhor momento de envio das mensagens. Assim, você conseguirá amplificar o engajamento e os cliques estipulados, do contrário, seus clientes podem retirar a permissão para este tipo de mensagem.

Escreva as mensagens com técnicas de copywriting

As técnicas de copywriting são utilizadas em várias estratégias de marketing digital para convencer e incentivar seus leads a realizarem alguma ação, como comprar, baixar um e-book, assinar newsletter e mais. Para melhorar o conteúdo das notificações push você precisa conhecer bem a sua persona e ter uma linguagem que represente a sua marca para se comunicar.

Para escrever textos persuasivos, utilize gatilhos mentais para despertar emoções nos seus leitores, coloque verbos incentivando a realizarem ações, encante e convença seu cliente sem ser apelativo.

Personalize as mensagens

Personalizar a mensagem é uma das formas de criar uma conexão com seu cliente. Assim, ele se identifica com o conteúdo e tende a aceitar suas notificações. Para ser assertivo, faça a segmentação dos clientes para enviar o conteúdo correto. Dessa forma, você não envia a mesma mensagem várias vezes para a mesma pessoa e consegue direcioná-la pelo funil de vendas. Confira 7 exemplos de e-mail marketing personalizados para se inspirar.

Como medir o sucesso das notificações push?

Para saber se suas estratégias de notificações estão obtendo o sucesso esperado é preciso ter métricas que indiquem os resultados dos seus esforços. Você pode utilizar a métrica de taxa de cliques, pois as mensagens são clicáveis e direcionam o usuário para outro lugar. Além disso, utilize, também, as métricas para entender quantas pessoas cancelaram as notificações para ajustar suas ações.

Analise esses resultados com as métricas de conversão para entender o desempenho das suas campanhas. Por exemplo, seu usuário pode ter clicado na notificação push que direciona para o e-commerce, mas ele finalizou a compra ou deixou os itens no carrinho? Por isso, é preciso fazer uma análise profunda para entender o sucesso das notificações.

Se deseja aumentar as conversões de carrinhos abandonados, utilize plataformas automatizadas, como o Jornadas da Mailbiz. Assim, você consegue enviar mensagens no WhatsApp e e-mail marketing otimizando o desempenho de suas estratégias. Além de contar com um dashboard completo, com métricas de receita recuperada, taxa de recuperação e mais.

Aproveite para otimizar suas campanhas e leia também: Descubra 5 passos para uma automação de e-mail marketing de sucesso. Até lá!

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