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As notificações push são enviadas por aplicativos ou sites para os usuários, com mensagens relevantes, encorajando os leitores a clicar e realizar ações, como ler um post novo no blog, conferir promoções, baixar e-books e mais.
Essas mensagens podem ser utilizadas como um canal de comunicação com seus leads, por isso, inclua nas suas estratégias e campanhas de marketing. Saiba tudo sobre o assunto no conteúdo abaixo, boa leitura!
Conteúdo
As notificações push são alertas ou mensagens clicáveis que aparecem na área de trabalho de um computador ou tela inicial de smartphones e tablets. Elas são utilizadas para enviar gatilhos que geram uma ação, seja para aumentar os cliques, incentivar compras, engajar a marca e mais.
Esses alertas são estratégias de marketing e podem ser enviadas desde que o usuário aceite receber esse tipo de conteúdo. O texto e a frequência dos envios dependem da estratégia que será utilizada. As empresas geralmente enviam para divulgar promoções, blogpost novo, recuperar carrinhos abandonados, entre outros.
É comum pensarmos em utilizar as notificações push para vendas, mas além do marketing, essas mensagens são utilizadas para outras finalidades, sejam informativas ou de autenticação, entenda os usos mais comuns:
O envio de alertas personalizados para os usuários apresenta diversas vantagens para o seu negócio e suas campanhas de marketing digital. Oferecendo pequenas mensagens no momento certo, as notificações push representam uma das formas de comunicação com seu público-alvo. Conheça os principais benefícios:
Para otimizar as notificações push é preciso ter objetivos claros e estratégicos. Por isso, o conteúdo das mensagens deve ser personalizado e direcionado para sua persona, com frequência adequada e nos melhores horários. Confira algumas otimizações abaixo.
Faça testes e envie as notificações push em diferentes horários para entender qual o melhor momento de envio das mensagens. Assim, você conseguirá amplificar o engajamento e os cliques estipulados, do contrário, seus clientes podem retirar a permissão para este tipo de mensagem.
As técnicas de copywriting são utilizadas em várias estratégias de marketing digital para convencer e incentivar seus leads a realizarem alguma ação, como comprar, baixar um e-book, assinar newsletter e mais. Para melhorar o conteúdo das notificações push você precisa conhecer bem a sua persona e ter uma linguagem que represente a sua marca para se comunicar.
Para escrever textos persuasivos, utilize gatilhos mentais para despertar emoções nos seus leitores, coloque verbos incentivando a realizarem ações, encante e convença seu cliente sem ser apelativo.
Personalizar a mensagem é uma das formas de criar uma conexão com seu cliente. Assim, ele se identifica com o conteúdo e tende a aceitar suas notificações. Para ser assertivo, faça a segmentação dos clientes para enviar o conteúdo correto. Dessa forma, você não envia a mesma mensagem várias vezes para a mesma pessoa e consegue direcioná-la pelo funil de vendas. Confira 7 exemplos de e-mail marketing personalizados para se inspirar.
Para saber se suas estratégias de notificações estão obtendo o sucesso esperado é preciso ter métricas que indiquem os resultados dos seus esforços. Você pode utilizar a métrica de taxa de cliques, pois as mensagens são clicáveis e direcionam o usuário para outro lugar. Além disso, utilize, também, as métricas para entender quantas pessoas cancelaram as notificações para ajustar suas ações.
Analise esses resultados com as métricas de conversão para entender o desempenho das suas campanhas. Por exemplo, seu usuário pode ter clicado na notificação push que direciona para o e-commerce, mas ele finalizou a compra ou deixou os itens no carrinho? Por isso, é preciso fazer uma análise profunda para entender o sucesso das notificações.
Se deseja aumentar as conversões de carrinhos abandonados, utilize plataformas automatizadas, como o Jornadas da Mailbiz. Assim, você consegue enviar mensagens no WhatsApp e e-mail marketing otimizando o desempenho de suas estratégias. Além de contar com um dashboard completo, com métricas de receita recuperada, taxa de recuperação e mais.
Aproveite para otimizar suas campanhas e leia também: Descubra 5 passos para uma automação de e-mail marketing de sucesso. Até lá!