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5 dicas para usar o e-mail para construir relacionamento com o cliente
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5 dicas para usar o e-mail para construir relacionamento com o cliente

  • timer 24/05/2021
  • 4 min de leitura

Gerenciar um e-commerce pode ser um grande desafio, especialmente porque o relacionamento com o cliente não existe no mundo físico. Todas as interações são feitas online. Por isso, os lojistas precisam criar meios para gerar uma comunicação realmente efetiva com os consumidores.

Leia mais: 
>> 5 habilidades de marketing para alavancar o e-commerce
>> O que é funil de vendas e como usá-lo no e-mail marketing

Mas como o e-mail pode ajudar nesse processo? Pensando em ajudá-lo a construir um bom relacionamento com o cliente e, logo, aumentar suas vendas, reunimos algumas dicas nesse artigo de como você pode usar esse canal como uma ferramenta poderosa para conquistar e fidelizar os consumidores.

1. Ofereça outros meios de atendimento no rodapé do e-mail

Em um primeiro momento, essa dica pode até parecer um pouco estranha, já que o objetivo desse texto é falar sobre e-mail. Porém, sabemos que o grande objetivo de um dono de e-commerce é alavancar seus resultados. 

Nesse contexto, indicamos que o e-mail seja usado principalmente para entregar suas ofertas, promoções e produtos ou serviços. No entanto, para construir um relacionamento sólido com sua audiência, também é preciso pensar em como tirar dúvidas, resolver problemas e ouvir a opinião do público. 

Assim, indicamos que você também invista em outros canais de comunicação e deixe o e-mail para fins específicos, como lançar campanhas. Entre esses outros canais, podemos citar: 

  • Redes sociais 
  • WhatsApp 
  • Página de FAQs no site 
  • SAC por telefone

É interessante que esses outros canais apareçam ao fim da peça de e-mail marketing, no rodapé. Muitas vezes desprestigiada, essa área é de extrema importância para demonstrar autoridade e aumentar a segurança do consumidor. 

A integração do e-mail marketing com as redes sociais também é bem-vinda ao fim da peça. Não deixe de incluir os ícones com hiperlinks no rodapé para que os consumidores possam fazer parte da lista de seguidores.

2. Defina seu objetivo para construir relacionamento com o cliente

Via de regra, para um e-mail de e-commerce, é indispensável ter boas imagens dos produtos e uma estrutura de campanha que respeite o que é essencial, como: 

  • Topo 
  • Logo da marca 
  • Frase de pré-cabeçalho 
  • Opção de ver no navegador 
  • Rodapé com redes sociais, formas de pagamento, informações sobre a empresa 

Mas para construir relacionamento com o cliente, é preciso, antes de tudo, definir um objetivo e, claro, alinhar a sua comunicação por e-mail de acordo com esse objetivo. Por exemplo, se meu foco é informar meu cliente, preciso me perguntar: o que eu já mapeei da minha persona para saber que vou ser efetivo no conteúdo que vou entregar a ela? 

“Os e-mails de conteúdo são super importantes porque eles também ajudam a vender bastante, especialmente quando o conteúdo está relacionado ao produto que o lojista oferece no seu e-commerce”, lembra Anna Lígia, analista de sucesso do cliente na Mailbiz. 

“Muito disso se responde com testes. Eu diria que é indispensável fazer testes para conhecer a audiência e, assim, chegar em uma comunicação considerada ideal”, complementa Gregory Luiz, analista de sucesso do cliente na Mailbiz.

3. Use o e-mail para contar a história do seu negócio

Se você tem uma boa história do seu negócio para contar, use isso a seu favor para estreitar o relacionamento com seus clientes. Sua loja apoia alguma causa social? Você tem projetos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente? Aproveite o e-mail como um canal para falar sobre isso. Afinal, os consumidores dão cada vez mais valor ao propósito das empresas.

Essa técnica, chamada de storytelling, está em alta nas campanhas de e-mail marketing. Isso porque o marketing não deve ser um processo frio, desumanizado, mas uma forma cativante de transmitir emoções e levar as pessoas a entender a mensagem transmitida. 

4. Estreite o relacionamento com o cliente oferecendo vantagens

Oferecer condições especiais ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente. E o e-mail pode ser um grande aliado também nessa hora. 

Aproveite esse canal para entregar ofertas antecipadas ou exclusivas ao seu público, bem como descontos na primeira compra ou mesmo enviar um e-mail de feliz aniversário. Esse tipo de ação se torna uma alternativa para conquistar e fidelizar clientes e, logo, aumentar suas vendas, já que essa forma de comunicação é um diferencial diante da concorrência. 

E fique sempre atento para oferecer esse tipo de vantagem e exclusividade somente para os clientes ativos na sua base, certo?! Mas você sabe como diferenciar os clientes ativos dos inativos? 

“Para um e-commerce, a frequência mínima recomendada de disparos é de três e-mails semanais. E é preciso pelo menos três meses de histórico para definir se um contato é ativo ou inativo, ou seja, se ele abriu ou não, pelo menos uma campanha nesse período”, indica Anna Lígia.

>> Veja também: Quem são e como recompensar seus clientes VIPs 

5. Automatize seus envios 

A partir de uma análise do histórico de compras e de navegação dos consumidores, é possível traçar um perfil de interesse para ser mais efetivo na comunicação via e-mail e, assim, construir com solidez um relacionamento com o cliente

Afinal, cada clique que um cliente dá em uma categoria ou em um banner de uma campanha disponibilizados no e-mail marketing serve como dado rico para ser analisado. Assim, quem trabalha com lojas de suplemento, por exemplo, pode automatizar o envio de e-mails sobre ganho de massa muscular para aqueles clientes que clicaram em um determinado anúncio sobre o assunto. 

Quais são as soluções da Mailbiz? 

A principal solução da Mailbiz para ajudar os lojistas a construírem relacionamento com o cliente por e-mail é o seu método, que engloba: 

  • Como construir um planejamento efetivo de campanhas
  • Como analisar os dados captados 
  • Como fazer testes para saber o que funciona e o que precisa mudar nas ações 

A Mailbiz também orienta o cliente a entender qual é prioridade dele de ação estratégica. Por exemplo, se o cliente está com uma taxa de abertura baixa, mas está mantendo suas vendas, não é preciso, necessariamente, focar os esforços em aumentar a sua taxa de abertura. 

Ou seja, é esse método que ajuda o lojista a ler melhor sua situação atual e saber onde ele tem que atuar mais rápido e de forma mais eficiente. 

A verdade é que vivemos uma era em que a comunicação não é mais de via única. Os consumidores não aceitam mais ser passivos na jornada de compra. Eles querem (e merecem) ser ouvidos. 

Os clientes têm inúmeras opções de marcas, produtos e serviços à sua disposição, à distância de um clique. E um mundo de informações para pesquisar e definir o que mais atende à sua necessidade na palma da mão.

Portanto, é preciso estar atento para se diferenciar nesse universo de concorrentes. Nesse contexto, uma comunicação efetiva se torna uma grande vantagem para criar relacionamento com o cliente. Afinal, é o interesse dos consumidores que ajuda a definir as ações do seu e-commerce.

Para alavancar suas vendas, entre em contato com a Mailbiz. Nós podemos apoiar a construção de relacionamento com o seu cliente e, assim, alcançar o sucesso da sua marca.

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