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E-mail marketing na Black Friday: mídia de menor custo e maior ROI
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E-mail marketing na Black Friday: mídia de menor custo e maior ROI

  • timer 30/10/2023
  • 8 min de leitura

A Black Friday é uma data do calendário do varejo muito aguardada tanto pelas marcas quanto pelos consumidores. Os consumidores ficam entusiasmados com as vantagens que podem obter ao fechar uma compra, enquanto as lojas buscam as muitas oportunidades de negócios que o evento promete. E o e-mail marketing na Black Friday se torna um grande aliado dos lojistas. 

Leia mais: 

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Em 2022, a Black Friday no Brasil não conseguiu decolar. Na sexta-feira do dia 25 de novembro, o varejo online registrou uma queda de 28% no seu faturamento, com pouco mais de R$ 3,1 bilhões em vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Neotrust. Mas lembramos, aqui, que 2022 também foi um ano de Eleições (em outubro) e Copa do Mundo (excepcionalmente em novembro), dois acontecimentos muito próximos à Black Friday, que podem ter impactado os resultados da data. 

Ainda segundo o levantamento, o e-commerce no país também registrou queda no valor do ticket médio das compras (-5,9%), no número de pedidos (-23%) e na quantidade de produtos vendidos (-13,5%). O estudo também apontou uma mudança no perfil de compras do consumidor. 

Sempre figurando nos rankings de vendas como um dos produtos mais desejados pelos consumidores que aguardam ansiosamente pelos descontos da Black Friday, os aparelhos de celular perderam participação no faturamento do e-commerce (-4,6%). Já itens da categoria de alimentos e bebidas subiram para o topo da lista, chegando ao 4º lugar em quantidade de pedidos durante a data. 

Ainda assim, analisando os dias que sucederam a Black Friday, o sábado seguinte garantiu o posto de melhor dia de vendas, em termos de variação de faturamento, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Houve a recuperação de algumas categorias que não foram bem na sexta-feira, como telefonia e eletroportáteis, além do crescimento de categorias que já estavam bem, como beleza e perfumaria, games e os já citados alimentos e bebidas. 

Diante deste contexto, o e-mail marketing na Black Friday pode ser de grande utilidade não apenas para atrair vendas na data, mas também para reter clientes ao longo do ano todo. Para se ter uma ideia, 73% dos profissionais de marketing digital entendem que o e-mail marketing é um excelente canal de atração, retenção e conversão, superando até mesmo as estratégias de Otimização para Motores de Busca (SEO) e os resultados pagos de busca. 

Sendo assim, utilizar o e-mail marketing na Black Friday permite que você, lojista, planeje e envie campanhas super poderosas para a sua base de contatos. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo: a importância de se aprofundar e desenvolver uma estratégia de campanha para a Black Friday. Continue com a gente! 

Por que o e-mail marketing é mais barato? 

Os e-commerces contam com três principais canais de comunicação para divulgar as suas campanhas de marketing durante a Black Friday: Google (rede de display e rede de pesquisa), redes sociais e e-mail marketing. Porém, quando falamos de datas muito concorridas com essa, o preço pode ser alto, já que os anúncios pagos ajudam as marcas a se destacarem e chegarem ao cliente certo. 

Isso sem falar que, nessas datas, os preços dos chamados Ads dão um verdadeiro salto. Ou seja, é possível que você pague X por clique em outubro, mas será necessário pagar X+Y em novembro para obter os mesmos resultados. Vamos conhecer alguns custos de anúncios? 

Google Ads 

Para exibir anúncios para o seu público-alvo através do Google Ads, é comum que os lances de custo por clique (CPC) custem até R$ 2,50 por palavra-chave, especialmente quando falamos de datas importantes para o comércio, como é o caso da Black Friday. 

Facebook Ads 

O custo médio do CPC para anunciar no Facebook Ads atualmente fica em torno de R$ 0,60. 

E-mail marketing 

Ao pedir o contato do cliente em troca de algum benefício – como desconto na primeira compra, dicas sobre como usar um produto, brindes especiais – ou a partir da base de cadastro de uma newsletter, por exemplo, é possível reduzir custos de marketing, aproveitando as informações para lançar campanhas e fazer o cliente percorrer toda a jornada de compra até chegar à conversão. 

Neste sentido, com baixo custo e bom retorno, os e-commerces podem conseguir ROIs impressionantes durante a Black Friday. Nos exemplos a seguir, mostramos como os clientes da Mailbiz fazem valer a pena o seu investimento na data: 

Segmento: semijoias

Segmento: eletrônicos

Segmento: moda

4 estratégias de e-mail marketing na Black Friday

Para se destacar da concorrência, especialmente em uma data tão importante para o varejo, é indispensável ter uma estratégia bem definida. Pensando nisso, reunimos algumas dicas essenciais, capazes de ajudá-lo a disparar campanhas efetivas e certeiras. Confira: 

>> Para saber quais são as principais ações que devem ser colocadas em prática antes, durante e depois da data, acesse nosso e-book: Tudo que você precisa saber para vender mais na Black Friday com e-mail marketing 

1. Tenha uma lista de contatos segmentada e qualificada 

Uma lista de contatos direcionada e de alta qualidade é um pré-requisito para toda a campanha de e-mail marketing na Black Friday bem-sucedida. Você pode usar o layout correto, escrever um conteúdo atraente e oferecer as promoções mais especiais. 

Ainda assim, tudo pode ser em vão se você não segmentar e direcionar corretamente os contatos dos seus disparos. Sem uma visão clara do seu público-alvo, as suas campanhas de e-mail marketing na Black Friday seriam apenas mais um e-mail enviado – que tem ainda mais chances de cair na caixa de spam. Para construir a lista de contatos ideal, preste atenção em:

  • Qualidade: não compre listas de e-mail. O envio de e-mails sem o consentimento dos usuários afetará negativamente a reputação do remetente
  • Relevância: mantenha apenas pessoas genuinamente interessadas em seus produtos ou serviços ao construir a sua lista de contatos. Caso contrário, você terá que lidar com altos cancelamentos e baixas taxas de conversão. 
  • Quantidade: depois de considerar a qualidade e a relevância dos seus contatos, atue para expandir a sua marca para públicos mais amplos e, assim, conquistar uma lista maior – nunca abrindo mão da qualificação, é claro. 

2. Otimize os e-mails para mobile 

O celular pode ser responsável por até 77% das aberturas de e-mail. Mas se a sua mensagem não for otimizada para os dispositivos móveis, isso levará a conversões mais baixas e até mesmo poderá prejudicar a reputação da sua marca. Abaixo, seguem alguns itens importantes a serem considerados para tornar as suas campanhas de e-mail marketing otimizadas: 

  • Linhas de assunto e pré-cabeçalho: mantenha-os curtos para aumentar a legibilidade e as taxas de abertura. 
  • Design: use um layout com até duas colunas. Isso tornará mais fácil para você criar os e-mails, que, consequentemente, serão mais fáceis de ler. 
  • Tempo de carregamento: a maioria de nós verifica os e-mails em qualquer lugar – enquanto espera o café na cafeteria, antes de ir para o trabalho, por exemplo. Então, evite usar elementos muito pesados, mas sem abrir mão da qualidade. 

3. Planeje o tempo e a frequência dos envios

Para trazer os resultados esperados, a sua campanha de e-mail marketing na Black Friday precisa ser bem planejada não apenas levando em conta uma base de contatos segmentada e qualificada, mas também a antecedência e a frequência dos envios para que o seu público receba o e-mail certo, no momento certo. Pensando nisso, reunimos abaixo algumas dicas para que a sua mensagem chegue na melhor hora. Acompanhe: 

2 meses antes 

Cerca de dois meses antes da Black Friday, verifique a disponibilidade no seu estoque dos produtos que devem ser mais desejados pelos consumidores. Isso é determinante para definir o que será anunciado no seu e-mail. 

Também entre no clima da data, personalizando a identidade visual das campanhas que serão lançadas. Este é o momento de comunicar os clientes que a sua loja terá ações promocionais para a data, mas sem dar muitos detalhes nesse primeiro momento. 

1 mês antes 

É hora de engajar os seus clientes no “Mês da Black Friday”! Aproveite para, por exemplo, criar uma página especial com os produtos que estarão em oferta e já reforçar a sua comunicação com os clientes, usando as campanhas personalizadas para chamar os acessos para essa landing page. Lembre-se que essa comunicação é um dos fatores mais importantes para o aumento das vendas, então capriche na montagem dos e-mails marketing. 

2 semanas antes 

Esse é o momento de relembrar os seus clientes que a Black Friday está próxima. Anuncie produtos, categorias ou marcas que estão em promoção e destaque as melhores ofertas. 

Além disso, você pode fazer um envio especial, reforçando que as opções de entrega garantem que a encomenda chegará no prazo. Nessa hora, vale a pena segmentar os contatos por localização e enviar e-mails a partir disso, informando quais localidades ainda têm prazo para que o produto chegue na casa do cliente dentro da sua expectativa. 

No dia 

O brasileiro tem a fama de deixar as compras para a última hora, não é? Explore isso, oferecendo a possibilidade de entrega express, caso disponibilize esse serviço.

Aproveite o dia para enviar um e-mail marketing especial, menos focado em produtos e mais na representatividade da data. Nesse contato, trabalhe uma comunicação mais humanizada e próxima, aproveitando os gatilhos de urgência e escassez, por exemplo, que estão diretamente associados à Black Friday. 

Depois da data 

Aqui, é o momento da segmentação brilhar. Use-a para selecionar os contatos que não fizeram compras e envie só para eles um alerta de produtos que ainda estão com descontos, se for o caso da sua loja. 

Ao mesmo tempo, trabalhe o relacionamento com quem fez pedidos durante a sua campanha. Esteja em constante contato com o consumidor no pós-venda, com pesquisas de satisfação e campanhas de fidelização. Vale uma estratégia ainda mais especial quando se tratam de clientes VIPs

Em tempo, aproveite esse momento para captar e analisar informações valiosas sobre seus clientes, que você poderá usar em futuras ações personalizadas, de acordo com o perfil e a preferência do seu público. 

4. Monitore o desempenho das suas campanhas 

Relatórios são essenciais para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado nas próximas datas da Black Friday. Assim que as campanhas forem disparadas, começa a parte de monitorar e planejar a otimização das suas ações. 

Acompanhar os principais indicadores de desempenho, como as taxas de abertura e de conversões é fundamental para avaliar se as suas campanhas estão atendendo ao desempenho esperado. Os indicadores mais importantes do e-mail marketing a serem monitorados durante o período da Black Friday são: 

  • Taxa de abertura: taxas de abertura baixas podem indicar que as suas linhas de assunto ou pré-cabeçalhos não são envolventes o suficiente. Nesse caso, é necessário começar a pensar nas devidas alterações. 
  • Taxas de cliques: uma taxa de clique baixa pode indicar problemas com os seus CTAs (textos e botões de call to action). Por exemplo, a sua mensagem pode não ser clara o suficiente ou talvez os seus botões estejam dispostos em posições difíceis de identificar ao longo do layout do e-mail. 
  • Taxa de rejeição: preste atenção aos descadastros ou mensagens que caem em spam, pois eles podem apontar para possíveis problemas de entrega de e-mail. Uma alta taxa de cancelamento de assinatura sugere que a sua campanha de e-mail da Black Friday não repercutiu bem junto ao seu público-alvo. Faça pesquisas e busque ouvir a opinião desse público para entender qual é a raiz do problema. 

A ferramenta da Mailbiz é a única capaz de ajudar a construir as suas campanhas de e-mail marketing de ponta a ponta, além de ser um CRM voltado especialmente para e-commerces. Entre em contato e conte com o apoio do nosso time de Sucesso do Cliente, com toda a sua expertise e o seu atendimento de excelência. 

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