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Marketing para o Dia das Mães: como planejar e garantir boas vendas
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Marketing para o Dia das Mães: como planejar e garantir boas vendas

  • timer 30/04/2024
  • 3 min de leitura

Nada mais importante e significativo do que comemorar o Dia das Mães homenageando esta pessoa tão importante em nossas vidas! Além de ser uma data tão especial para as famílias brasileiras, é uma ótima sazonalidade para o comércio, sendo uma das mais importantes do ano para aumentar o faturamento.

Como todas as empresas se preparam para aumentar seus rendimentos, é importante traçar estratégias para se destacar e atrair os consumidores que desejam agradar suas mães. Selecionamos algumas dicas abaixo para te ajudar nesse objetivo, confira!

Importância do Dia das Mães para o comércio

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano, tanto pelo lado afetivo em homenagear e agradecer todas as mães, quanto pelo comércio, sendo uma das datas de maiores vendas, movimentando milhões de reais. Segundo a reportagem da revista Exame, comparando a data nos anos de 2022 e 2023, as lojas online comercializaram mais de 3 milhões de itens, sendo 23,6% maior do que no ano passado.

Além do aumento nas vendas, as lojas aproveitam essa data para atrair novos clientes e fidelizá-los, por isso, preparam o estoque, contratam empresas de distribuição logística e até variam as opções de seus produtos. Prepare seu planejamento e otimize suas vendas.

Como se planejar para o Dia das Mães?

Todo o planejamento começa com o calendário e-commerce 2024, confira as datas do comércio eletrônico e antecipe as estratégias que vai utilizar. O Dia das Mães será em 12 de maio, considerada a principal data do comércio do primeiro semestre.

Você pode fazer promoções, enviar cupons de desconto, realizar melhorias no site, fazer posts nas redes sociais e preparar campanhas que sejam mais realistas e menos estereotipadas, com diferentes tipos de mães. Selecione as estratégias que vai utilizar e prepare sua loja.

Prepare sua loja, site, blog e redes sociais

Além do Dia das Mães, o marketing sazonal deve ser utilizado nas principais datas para o seu comércio, o conteúdo será diferente, porém algumas estratégias podem ser utilizadas em mais de uma campanha sazonal, como o e-mail marketing com cupom de desconto exclusivo para a data em questão.

Para o site e redes sociais, crie uma identidade visual e informe as promoções que você está preparando. Para o blog, crie um post sobre o Dia das Mães com conteúdo que seja relevante para o seu público e que seja condizente com a sua marca. Se o seu objetivo é alcançar novos leads, invista em vantagens para quem realizar a primeira compra.

Estoque, prazos e logística

A organização do estoque para as datas de maiores vendas é essencial para garantir a fidelização de novos consumidores, além de manter os clientes antigos. Conforme os produtos esgotarem, atualize o site rapidamente para não realizar vendas com os prazos errados. Além disso, envie mensagens para recuperar carrinhos abandonados.

Se a entrega é terceirizada, tenha algumas empresas de logística que cumpram os prazos, além de oferecer a opção de entrega expressa para os clientes mais ansiosos. Garantir o cumprimento dos prazos é uma das formas de melhorar a satisfação de compra, além de evitar cancelamentos de quem não conseguiu presentear a mãe na data.

Conteúdo de e-mail marketing para o Dia das Mães

Conheça algumas opções de conteúdos que você pode utilizar como estratégias de e-mail. Inclusive, existem plataformas, como a Mailbiz que contam com editor drag and drop (arraste e solte) para criar campanhas com poucos cliques, basta arrastar os blocos e montar a sua peça. Além da opção de criar landing pages robustas de forma rápida e prática, para suas campanhas sazonais.

  • Promoções: separe os itens que estarão em promoção, venda de forma unitária ou faça kits para o Dia das Mães. Quanto mais diverso os tipos de produtos, melhor. Afinal, cada mãe possui gostos diferentes, algumas preferem artigos de esportes, outras de produtos de beleza, produtos tecnológicos, flores, roupas e mais;
  • Cupom de desconto: o cupom de desconto pode ser específico para ser utilizado nesse período, é um dos atrativos que costumam funcionar. Crie um e-mail chamativo e capriche no cupom para aumentar suas vendas, inclusive você pode optar se esse cupom será cumulativo com os itens já em promoção ou não;
  • Divulgação da marca: se você preza pelo posicionamento da sua marca e deseja divulgá-lo, aproveite a oportunidade para incluir o tema nos e-mails de Dia das Mães. Assim, os novos leads que não tinham esse conhecimento, ficarão curiosos sobre o tema e vão procurar saber um pouco mais sobre a sua empresa;
  • Vantagens: Oferecer algumas vantagens, como cupom com um desconto um pouco maior para a primeira compra ou para a segunda, para garantir a recompra, são formas de oferecer benefícios para aumentar suas vendas. Aproveite também para agradar seus clientes fiéis e ofereça cupons para brindes exclusivos.

Após garantir os resultados positivos do marketing para o Dia das Mães, leia também: Por que apostar no e-mail de pós-venda? E planeje suas estratégias de pós-venda para fidelizar seus consumidores. Até lá!

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