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Por que imagens e infográficos dão um up no seu e-mail marketing?

  • timer 02/05/2016
  • 2 min de leitura

O e-mail marketing, quando usado corretamente, é uma poderosa estratégia de marketing digital, que pode atingir diretamente o consumidor final e aumentar a taxa de conversão da campanha. Como técnica, o uso do e-mail marketing tem diversos critérios e formas de análise e métricas, para saber se está alcançando o sucesso desejado.

Expressões como CTR, Click-to-Open Rate, Spam, Complaint Rate, ROI são comuns nessa área (para entender um pouco mais desses termos, consulte nosso Glossário!).

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados em termos de conteúdo, para que a mensagem gere real impacto no consumidor, sendo atraente e facilitando sua compreensão. Para isso, usamos algumas táticas que possam seduzir, como o uso de imagens e infográficos.

A revolução tecnológica tornou a troca de informação muito rápida e alterou o padrão de absorvição da mente humana. Hoje, com a correria que se vive, tem-se menos tempo para se ler um texto grande ou explicações longas. Tempo se tornou precioso, e por isso o público deseja algo que seja fácil de se compreender e que chame a atenção.

Foi por conta disso que o uso de imagens e infográficos passou de algo complementar para uma posição principal no uso do marketing digital, especialmente o e-mail marketing.

Por isso, separamos 6 dicas para mostrar por que e como o uso o de imagens e infográficos pode dar um up nas suas campanhas, confira a seguir!

1. Planejamento

É preciso planejar a campanha para se saber quais são as imagens e infográficos que serão utilizados. Planejar significa ter uma segmentação de público, uma estratégia de vendas, de atração, de atendimento, uma concepção de cores e fontes das letras, etc.

2. Adequação

Para utilizar imagens e infográficos em uma campanha de e-mail marketing, deve-se adequá-las ao conteúdo e ao público-alvo. Não adianta colocar a imagem de um gatinho fofo se o produto fala de ganho de massa muscular, para dar um exemplo extremo.

Tanto a imagem como o infográfico precisam estar adequados ao conteúdo que desejam passar como também ao público-alvo da campanha.

3. Domínio

Tão importante quanto a imagem e sua adequação é o domínio sobre o tema da campanha, para não se cometer erros nas informações passadas ou, também, na forma como essas informações são veiculadas.

O domínio do assunto é essencial para uma campanha bem sucedida e para o uso correto de imagens e infográficos.

4. Senso estético

Usar imagens e infográfico exige, do designer e do idealizador da campanha, um profundo senso estético de como deixar a mensagem condizente e esteticamente correta no e-mail, tendo ainda uma boa noção de como trabalhar essa estética levando em consideração um design responsivo.

5. Atratividade

Unindo os fatores acima (planejamento, adequação, domínio e senso estético) temos o resultado que deve ser uma campanha atrativa. Isso significa que a imagem ou infográfico tem que capturar a atenção imediata do público-alvo, a fim de conseguir convertê-lo em um consumidor, prendendo-lhe a atenção e fazendo-o desejar ver mais.

6. Criação

Para utilizar imagens ou criar infográficos, existem diversas ferramentas online, como o Visual.ly, PiktoChart, Infogr.am e Easel.ly, por exemplo. Usando essas ferramentas e alguns bancos de imagem, é possível criar excelentes infográficos, ou escolher imagens realmente impactantes para sua campanha!

Seguindo essas 6 dicas, verá como o uso de imagens e infográficos poderão dar um up nas suas campanhas de e-mail marketing! Alguma dúvida ou sugestão? Comente abaixo!

Leia também este post: 5 motivos para você usar vídeos no seu e-mail marketing

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