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Ter um negócio online é essencial para o crescimento de muitas empresas, pois algumas só tem a internet como meio para vender seus produtos. A loja online permanece aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Graças ao seu alcance abrangente, ela atinge consumidores no mundo todo — sem limites geográficos. Ela não possui muitos custos que são atrelados às lojas físicas, sendo soluções mais baratas para negócios que estão começando.
Apesar de ter muitos benefícios, uma loja virtual não é tão simples de montar e gerenciar. Quem não passa por um treinamento ou assessoria focada na gestão de um e-commerce, pode cometer uma série de erros que prejudicam a taxa de conversão no e-commerce. Isso significa que a sua loja vai vender menos que o esperado.
Confira agora os 12 erros que atrapalham a conversão no e-commerce e como superá-los:
Conteúdo
O primeiro erro que vamos citar é clássico quando o assunto envolve os motivos que atrapalham a conversão no e-commerce: produtos descritos de qualquer maneira. Não basta construir um título para o produto e inserir sua ficha técnica em uma tabela logo abaixo da foto.
O seu e-commerce precisa trabalhar em uma descrição detalhada sobre o item, elencando suas principais características e destacando os diferenciais que o tornam especial dentro do segmento em que concorre. É dessa forma que o consumidor vai enxergar o produto como algo necessário em sua vida.
Durante o processo de compra, o consumidor tem o direito de esclarecer algumas dúvidas com o seu time de atendimento. A conversão no e-commerce passa a ser afetada quando esse consumidor tenta o contato e não consegue, seja pelo fato dos canais de atendimento estarem sempre ocupados ou simplesmente por ter dificuldades em encontrar esses dados na página da sua loja online.
Sem conseguir contato, o consumidor pode desistir da compra e ainda fazer uma propaganda negativa do seu negócio nas redes sociais.
Depois de muito pesquisar sobre as características de um ou mais produtos, além de buscar pelo preço que mais lhe convém, o consumidor chegou ao carrinho de compras.
É nesse espaço que ele vai finalizar a compra e realizar o pagamento, porém, se os procedimentos que envolvem o check-out forem confusos, ele pode simplesmente abandonar o carrinho. Nessa etapa, evite pedir dados desnecessários e facilite o processo diminuindo a quantidade de páginas e cliques que devem ser feitos.
Nosso quarto erro que atrapalha na conversão no e-commerce é bem comum e está presente nas lojas virtuais que estão desesperadas para vender. Se o consumidor deseja apenas saber mais sobre uma oferta ou produto, por qual motivo ele deveria se cadastrar no seu site antes de comprar? Ele ganha algo com isso?
O tempo das pessoas é precioso e o seu comércio eletrônico deve abrir mão desse tipo de artifício para capturar informações. Para tal, invista em estratégias mais inteligentes e eficazes como o marketing de conteúdo.
O sistema de busca de um comércio eletrônico facilita, e muito, a navegação do consumidor e a sua experiência de compra. O problema acontece quando esse sistema de busca apresenta falhas, mostrando resultados que não são exatamente os solicitados pelo consumidor ou que não estejam relacionados com o que foi buscado.
Faça uma série de testes no sistema de busca de sua loja e verifique como ele entrega os resultados. Com base nisso, tome as ações necessárias.
As imagens dos produtos são importantes na conversão do seu e-commerce. Por mais óbvio que os produtos possam parecer, eles necessitam de imagens que os tornem atraentes para as vendas.
Além de publicar mais de uma imagem por produto, essas fotos devem destacar os diferenciais de cada item e mostrá-los aos consumidores nos mais diversos ângulos. Isso ajuda o seu internauta a se familiarizar com esse produto, pois diferentemente de uma loja física, na virtual ele não tem como manusear esse item.
No sétimo lugar entre os erros que atrapalham a conversão no e-commerce está a pouca variedade de meios de pagamentos. Sua loja aceita pagamento somente por meio de débito automático?
Saiba que essa atitude faz com que o seu negócio vire as costas para todo o restante do público que gostaria de adquirir seus produtos por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Não limite as formas de pagamento dos seus consumidores. Amplie esses meios e aumente suas vendas.
Ao entrar na página de um produto, você tem uma série de oportunidades para convencer o seu consumidor a levar outros itens. Como? Por meio da relação entre produtos.
Se o seu consumidor vai comprar um liquidificador, relacione esse produto com outros eletroportáteis como torradeira, mixer ou panela de pressão elétrica. Uma necessidade sempre pode ser complementada por outra.
A experiência de navegação do seu consumidor é essencial para que você não perca conversão no e-commerce. Se a navegação no site da sua loja é confusa, dificilmente o cliente vai conseguir concluir uma compra.
É como se você fechasse as portas do seu negócio assim que o consumidor passasse pela porta principal. Chame um time que seja expert em usabilidade e faça uma avaliação da navegação da sua loja virtual.
A cada ano que passa, as pessoas estão usando mais os seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para realizar compras na internet. Se o seu e-commerce não está preparado para ser acessado por meio desses dispositivos, você deixa de vender para esse público.
Como resolver essa questão? Fazendo todos os ajustes necessários na programação da sua loja virtual para que ela seja responsiva, ou seja, se adapte aos mais variados tipos de terminais, tamanhos de telas e conexões.
Chegamos ao 11º erro que prejudica a conversão no e-commerce: as falhas na logística. Elas podem acontecer desde o momento em que o consumidor compra algo que não tem no estoque, porém está listado no site, até a entrega realizada de qualquer maneira — produto sem embalagem correta, prazo estourado ou item incorreto.
Essas falhas fazem com que o consumidor, na maioria das vezes, desista da compra, gerando ônus para o seu negócio.
Por fim, chegamos ao nosso último erro: não investir em e-mail marketing. Antes, tire da sua mente a ideia de que o e-mail marketing serve apenas para divulgar ofertas. Ele pode ser útil em muitas outras estratégias, como por exemplo recuperar carrinhos abandonados.
Quando um consumidor não conclui sua compra, você pode programar o disparo de um e-mail marketing convidando-o para efetuar o pagamento e, até mesmo, oferecendo algum tipo de benefício. O e-mail marketing também serve para nutrir um relacionamento estreito com os seus atuais e futuros consumidores, por meio de conteúdos relevantes e promoções segmentadas.
Apresentamos acima 12 erros que prejudicam a conversão no e-commerce, além das soluções para superá-los. Gostou das nossas dicas? Prepare-se para aplicar estas e outras mais no seu negócio virtual para, assim, impactar positivamente na sua taxa de conversão.
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