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Atividades relacionadas a jogos, com regras, pontuação e enredo. Esses são princípios básicos da gamificação (ou gamification, em inglês), que visa a gerar interação e engajamento dos participantes.
Para as marcas, em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, essa estratégia ajuda na construção e consolidação do relacionamento com os clientes, pois agrega dinâmicas de jogos, gerando interesse e interatividade, ao conteúdo enviado para o consumidor.
Apesar de não ser comumente utilizada para vendas diretas, essa modalidade forma uma clientela fiel e engajada, que, como consequência dessa relação com o negócio, acaba fazendo novas compras.
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Conteúdo
A gamificação é um tipo de conteúdo interativo, que, para 93% dos profissionais do marketing, é altamente efetiva para educar os compradores. E para 88%, ajuda a diferenciar um negócio da concorrência, segundo a GO-Gulf. Entretanto, para obter os melhores resultados dessa estratégia, é preciso aplicar alguns princípios:
A gamificação pode fazer parte de todas as etapas do relacionamento com o cliente, desde a coleta das primeiras informações até o engajamento e fortalecimento dessa relação, amparada por conteúdos interativos variados e desenvolvidos para gerar envolvimento da clientela.
Confira alguns dos benefícios da gamificação:
Os dados são fundamentais para qualquer negócio que busca um relacionamento mais próximo com os consumidores, pois são utilizados para indicar quais produtos e conteúdos são mais adequados para cada cliente, direcionar campanhas de e-mail marketing, gerar insights para as marcas e conversões.
Porém, essas informações tão importantes para os negócios nem sempre são fáceis de serem coletadas, já que as pessoas estão cada vez mais protetivas em relação aos seus dados. Segundo a Forbes, 39% dos consumidores afirmam que abandonam uma marca que solicita muitas informações pessoais, e apenas 15% pensam que os negócios irão usar os dados em benefício do cliente.
Pensando nesse contexto, a gamificação é uma estratégia que pode romper essa barreira. Por exemplo, para estimular o consumidor a fornecer informações e se inscrever na sua lista de e-mail, você pode oferecer um cupom diferenciado, em que a pessoa precisa clicar em uma das opções para descobrir o valor ou porcentagem do desconto.
Vale lembrar que, ao lidar com dados, é importante ser claro sobre o uso e proteção dessas informações, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020 e prevê multa de até R$ 50 milhões.
Expectativas e surpresas são muito válidas para as marcas porque levam o cliente a ficar entusiasmado com um produto, ou, no caso da gamificação, com a recompensa que irá receber ao final da atividade proposta.
Segundo a Merkle, 75% dos consumidores querem ser recompensados, e 61% afirmam que a melhor maneira de interagir com eles é surpreendê-los com ofertas ou presentes – entre os jovens, a expectativa é receber presentes de formas mais inesperadas. Desta maneira, a gamificação contempla esses desejos que envolvem surpresas e prêmios.
Uma das estratégias para surpreender os compradores é o “bilhete dourado” (similar ao do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”), no qual o cliente participa de um sorteio com premiação especial. Geralmente, essa técnica é usada para divulgar eventos, oferecer descontos e outros prêmios relevantes.
Ainda que o conteúdo encaminhado ao cliente seja interessante para ele, a gamificação adiciona interatividade à nutrição e entrega materiais ainda mais diferenciados, desenvolvendo um relacionamento positivo e despertando o engajamento. Assim, gera valor ao seu negócio, que se destaca no mercado, e fornece ao cliente uma maneira de conhecer mais sobre determinado assunto de forma lúdica.
Para compreender melhor esse conceito na prática, você pode escolher um dos conteúdos do seu blog e transformá-lo em um teste interativo no e-mail, em que, ao acertar a resposta, o comprador é contemplado com cupons ou até mesmo pontos que podem ser acumulados e trocados por produtos. Ao oferecer aos usuários recompensas pela participação no jogo, a fidelização ocorre de forma natural.
Reunimos alguns exemplos para você se inspirar e aplicar nas suas campanhas de e-mail marketing e ações de comunicação. Veja:
O jogo pode solicitar que o seu cliente escolha os próprios produtos para montar um kit de produtos. Esta ação pode ser utilizada para variados nichos, como beleza ou material escolar.
O exemplo abaixo é da DODOcase, empresa de capas sob medida para iPads e iPhones, em que pede para o consumidor escolher virtualmente o visual personalizado da sua própria capa.
Neste caso, o cliente pode responder algumas perguntas que irão lhe direcionar para o melhor produto a partir das suas respostas. O exemplo a seguir é da IGK Hair Products, empresa de produtos para cabelo, em que o resultado do quiz de perfil mostra o melhor penteado para o respondente.
Além do teste de perfil, a gamificação também pode incluir o quiz de personalidade, que, em vez de abordar características físicas, refere-se a outros traços. Esse tipo de game costuma engajar bastante e, se feito da maneira correta, pode ter uma taxa de adesão de 50%, o que significa que metade das pessoas que fizerem o teste entrarão na sua lista de e-mail, conforme a Interact.
O exemplo a seguir é da Enjoei, famoso brechó virtual, que utilizou um modelo mais lúdico e desenhado para atrair o consumidor a realizar o teste de personalidade.
A ideia deste jogo é bem simples: o cliente clica na roda da fortuna e recebe um prêmio. O exemplo é da Tarte Cosmetics, empresa americana de cosméticos, em que o consumidor pode ganhar 10% ou 15% de desconto, ou frete grátis.
Entre as opções para gamificação, estão os jogos relacionados às datas comemorativas, que podem ser escolhidas de acordo com o perfil do seu negócio. O exemplo é da Fabiani, loja de roupas masculinas de luxo, que, para a Páscoa, criou vários e-mails com charadas para os clientes responderem e ganharem um desconto misterioso.
Apesar de ser pouco usada nas campanhas de e-mail marketing, a gamificação pode se tornar uma ferramenta que desenvolve e fortalece o relacionamento com o cliente de uma forma interativa, lúdica e diferente. Assim, a empresa é beneficiada, pois encanta novos consumidores e fideliza os já existentes, ao mesmo tempo em que diverte a clientela, que recebe recompensas por interagir com o negócio.
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