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Para encantar os clientes, invista no e-mail de boas-vindas

  • timer 18/02/2020
  • 4 min de leitura

ATUALIZADO EM JAN/2023 

Começar um relacionamento com o pé direito é uma forma de encantar o seu cliente. No mundo digital, quem faz esse papel de cartão de visitas é o e-mail de boas-vindas. Além de ser um primeiro contato, ele é determinante para estabelecer o tipo de relação que sua marca terá com o usuário.

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Mensagens como “por favor, verifique seu endereço de e-mail” ou “não deixe de nos adicionar à sua lista de e-mail”, ainda que importantes, não são o caminho mais certeiro para impactar o destinatário. Esse contato inicial serve para agradecê-lo pela inscrição, instigá-lo, indicar a frequência e o conteúdo de seus e-mails futuros, reafirmar a lembrança da sua marca e esclarecer questões sobre privacidade de dados pessoais

O e-mail de boas-vindas ajuda a gerar um engajamento maior do que e-mails enviados normalmente, uma vez que o contato se cadastrou recentemente no seu site e espera por algum tipo de notificação. Segundo uma pesquisa da Experian

  • A taxa média de abertura de um e-mail de boas-vindas é de 57%, enquanto a taxa de abertura de outros e-mails é em torno de 14%; 
  • A média de cliques nos e-mails de boas-vindas é de 14%, enquanto a mesma taxa para outros e-mails é de cerca de 2%; 
  • A receita gerada com e-mails de boas-vindas pode ser até 8 vezes maior, se comparada à receita de outros e-mails. 

Por isso, as campanhas devem acontecer assim que os contatos disponibilizarem o endereço de e-mail a você para não perder o período de maior engajamento. Isso fica mais fácil de ser implementado com uma ferramenta de automação. Nada de demorar horas para enviar o seu e-mail de boas-vindas

Essa é uma ótima oportunidade para encaminhar um incentivo aos novos assinantes para que realizem uma compra, como um desconto especial ou um serviço diferenciado. Abaixo, mostramos porque o seu papel é fundamental na estratégia de e-mail marketing e quatro vantagens desse primeiro contato. Confira: 

Por que o e-mail de boas-vindas é indispensável? 

Como foi que você conquistou esse cliente? A pessoa certamente se cadastrou no seu site porque considera seus serviços úteis, que seu e-commerce tem bons preços, para ficar por dentro das novidades ou para participar de algum evento. Independentemente do motivo, esse consumidor já chega com expectativas.

Uma mensagem de boas-vindas irá recepcioná-lo. Já um excelente e-mail de boas-vindas será capaz de reforçar sua marca e mostrar que sua empresa é útil para ele. 

Mesmo que boa parte das vendas não sejam realizadas logo no primeiro contato com a marca, esse é um primeiro passo para nutrir o lead com conteúdo, mostrando que suas mensagens futuras terão relevância direta para ele. Como esse e-mail é desejado pelo destinatário, ele tem alta taxa de abertura e mais chances de cliques, quando comparado com e-mails marketing padrões.

Superar as expectativas, dando algo a mais para esse novo cliente, como um brinde especial ou mesmo um tratamento mais humanizado, é o tipo de surpresa agradável e eficaz para manter seus assinantes engajados. Se fizer isso corretamente, você será capaz de treinar seu assinante a esperar ansiosamente pelo seu conteúdo.

3 benefícios do e-mail de boas-vindas

Como vimos, o e-mail de boas-vindas é um ótimo jeito de impulsionar o engajamento de assinantes. Compreender a sua função é o primeiro passo para acertar no envio. Quando usadas de maneira certa, essas mensagens abrem portas e dão o tom na hora de estabelecer o tipo de relacionamento que você quer ter com seus clientes. 

Abaixo, listamos quatro bons motivos para apostar nesse tipo de e-mail: 

1. Reforço de marca 

Se a sua empresa está promovendo ou patrocinando uma feira ou congresso, é um bom momento para pegar os e-mails das pessoas confirmadas e mandar uma mensagem de boas-vindas, oferecendo conteúdo relevante sobre o tema do evento. Esse é um exemplo de como esse primeiro e-mail pode reforçar o nome e a identidade visual da sua marca na lembrança dos clientes. 

Mesmo se esse não for o seu caso, saiba que o e-mail de boas-vindas colabora para aumentar a familiaridade com a sua marca e fortalecer associações com a categoria de produtos e serviços que você oferece. Deixe transparecer a personalidade da sua marca e, quem sabe, até conte um pouco da sua história. Venda o seu peixe!

2. Captura de dados

Download grátis, acesso a uma ferramenta exclusiva no seu site, descontos. Essas são algumas das iscas para você colher mais dados dos seus clientes logo no primeiro contato. Fortalecer seu banco de dados é fundamental para conhecer as personas, prever tendências e trabalhar de forma mais precisa e estratégica.

Assim, o trabalho de segmentação da base é facilitado. Com informações como faixa etária, localização geográfica, ocupação, estilo de vida, nível educacional, entre outras, é possível elaborar ações futuras que tenham maior impacto.

3. Sintonia com o cliente 

Provavelmente, o seu site é recheado de calls to action (CTA), aqueles botões de interação. Quem clicou em “quero um orçamento” ou “quero fazer um teste grátis”, em geral, tem um comportamento mais próximo da compra. Do mesmo modo, se o cliente se cadastrou no seu e-commerce depois de procurar um tênis esportivo, por exemplo, não seria oportuno ofertar no um cupom de desconto em sapatos sociais.

Então, além das boas-vindas, é importante entregar o que o cliente deseja. Ao ser mais certeiro, você mostra que a inteligência por trás da sua plataforma está antenada com o que o cliente busca e necessita. 

E se você quer otimizar as suas campanhas de e-mail marketing, seja com e-mail de boas-vindas, automação dos processos, segmentação da base, entre outras estratégias, entre em contato com a Mailbiz. Nós estamos aqui para apoiar o crescimento do seu negócio.

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