🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Anotações promocionais do Gmail: conheça o novo recurso da Mailbiz

  • timer 17/03/2022
  • 3 min de leitura

A aba Promoções do Gmail já foi bastante temida por quem trabalha com e-mail marketing. Afinal, por mais que as mensagens cheguem até os usuários, ainda assim, as campanhas ficam “escondidas”, de certa forma, e não apresentam os mesmos resultados daquelas que caem na aba Principal da caixa de entrada. Mas, agora, é possível aproveitar a aba Promoções com uma nova solução: as anotações promocionais

E você, cliente da Mailbiz, pode sair à frente da concorrência com a nossa ajuda. Isso porque somos a primeira ferramenta de e-mail marketing que oferece esse recurso. E como você já deve saber, a nossa equipe de especialistas está sempre à sua disposição não só para orientar sobre as etapas técnicas do processos, mas também para apoiá-lo nas suas tomadas de decisões estratégicas.

O que são as anotações promocionais do Gmail

É verdade que as anotações promocionais do Gmail sinalizam ao provedor que os seus e-mails são promoções. Mas, ao mesmo tempo, essas anotações permitem que o seu cupom de desconto e banner sejam exibidos ao lado da linha de assunto e do pré-cabeçalho. Desta forma, os seus e-mails começam a ter conversão antes mesmo de serem abertos pelo consumidor.

Com os dados sendo exibidos antes de o e-mail ser aberto, fica mais fácil, rápido e prático para os clientes usarem os seus cupons, já que eles podem, por exemplo, simplesmente copiar e colar o código no seu site. Veja, abaixo, um exemplo de como o cupom e o banner aparecem dentro do aplicativo do Gmail: 

Quais são as regras de uso

Antes de aplicar essa funcionalidade nas suas campanhas de e-mail marketing, é importante que você saiba que existem algumas regras bem específicas para o recurso funcionar. Conheça as principais:

  • Apenas para quem usa e-mail do Gmail (@gmail.com);
  • Apenas quando o e-mail é visualizado no aplicativo do Gmail via smartphone (abrindo pelo desktop, não funcionará);
  • Apenas quando o e-mail é classificado pelo Gmail como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”, dentro da aba Promoções.

Para classificar os e-mails como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”, o Gmail tem um método que se baseia nos interesses dos seus usuários (utilizando os mesmos dados que o Google usa para a segmentação de anúncios).

Além disso, as boas práticas no e-mail marketing também contribuem para que os seus e-mails apareçam com destaque na aba Promoções com mais frequência. Construir a sua própria lista de contatos, sem comprá-la, está entre essas práticas.

E lembre-se que a reputação do seu domínio também é fundamental para poder usar esse recurso. Se você está com a reputação ruim, a maior parte dos e-mails @gmail.com vai receber a sua campanha na caixa de spam. Assim, não há como os clientes visualizarem as suas anotações promocionais.

Dicas para usar o recurso

Agora que você já entendeu qual é o papel das anotações promocionais nas suas campanhas de e-mail marketing e quais são as principais regras é preciso seguir para o recurso funcionar conforme o esperado, separamos algumas dicas de ouro para que você alcance os melhores resultados com essa novidade, que já está disponível na plataforma da Mailbiz. Confira a seguir:

  • O primeiro passo é enviar as suas campanhas, mesmo que você ainda esteja em dúvida sobre um ou outro detalhe. Isso porque o Gmail precisa de e-mails em massa para classificá-lo como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”. 
  • Busque sempre informar a data de término da promoção, pois isso também aumenta as chances de o algoritmo do Google colocar a sua mensagem como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”.
  • Apenas divulgue cupons que realmente estejam ativos na sua loja, pois a tendência é que mais pessoas tentem usá-lo com esse recurso, dada a maior visibilidade. Não frustre o seu cliente!

Esperamos que esse artigo ajude você a aproveitar todas as vantagens deste novo recurso. Afinal, atuamos com confiança, transparência e muito trabalho em equipe para, juntos, transformarmos o seu negócio. 

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou precisa de algum apoio, entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a alavancar as suas vendas com estratégias de e-mail marketing.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.