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E-mails são ferramentas poderosas para atrair vendas. Segundo uma pesquisa do Econsultancy, cerca de 23% das vendas das empresas são geradas por meio desse tipo de ação. E esse valor poderia ser ainda maior se houvesse uma melhor otimização para como aumentar o ROI do e-mail marketing.
O ROI (Return On Investment) é uma métrica que apresenta o retorno sobre os investimentos feitos por uma empresa. Ou seja, é possível calcular o ROI sabendo quanto foi o investimento e quanto foi gerado em vendas com e-mail marketing em determinado período. Veja como:
Divida o total da receita obtida pelo valor do investimento. Dessa forma, é possível saber o valor ROI em reais. Ou seja, após o cálculo saberemos quantos reais em vendas está sendo gerado a partir de cada R$ 1 investido.
Gostaria de aumentar seu ROI com e-mail marketing? Então continue lendo nosso artigo!
Conteúdo
Apesar de as pessoas aceitarem se registrar de bom grado em uma newsletter e participar da sua campanha de e-mail marketing, elas costumam ter um pouco de resistência para abrir os e-mails quando eles chegam.
Normalmente, não ajuda as campanhas de contato via e-mail terminarem sempre pedindo por uma ação do cliente como “aqui, compre isso”!
Para poder ter uma maior taxa de conversão e, consequentemente, um aumento no ROI do e-mail marketing, é preciso driblar esses obstáculos. Muitas vezes, um e-mail certeiro, com um ótimo assunto e boas imagens te ajudam nesta tarefa.
Porém, na maioria das vezes, você precisará que o seu lead baixe a guarda para ser levado pelo resto do seu funil de vendas. E, para isso, ele precisa gostar da sua marca — o que só será alcançado se você oferecer valor para ele previamente.
Esse valor, normalmente, vem em forma de algum conteúdo que é realmente útil e que fale de forma pessoal com ele.
Todas as empresas querem vender, isso não é segredo. Portanto, quando surge uma ferramenta poderosa como o e-mail marketing, a tendência é querer usá-la logo para obter resultados rápidos.
Porém, como em outros aspectos do marketing e das vendas, resultados rápidos dificilmente são consistentes ou mesmo positivos.
Para poder obter uma taxa de aproveitamento de vendas maior, ou seja, garantir mais negócios fechados e aumentar a lucratividade da sua campanha é necessário conseguir converter mais leads.
E, para se converter leads, é preciso nutri-los com bom conteúdo e um bom relacionamento. Por isso, na hora do planejamento, não “fique com preguiça” de elaborar planos de nutrição para seus leads via e-mail, já que é esse processo de nutrição que ajudará a aumentar o ROI do e-mail marketing.
O conteúdo enviado é importante, mas o momento em que os e-mails são enviados também são. Você pode discordar disso, mas a base dessa afirmação é muito lógica: se o e-mail não for aberto, pouco importa seu conteúdo.
Portanto, faça muitos testes para conseguir determinar os diferentes grupos de pessoas dentro dos seus e-mails e qual o melhor horário para enviá-los para essas pessoas.
Sabendo disso, sua campanha poderá ter uma maior taxa de abertura de e-mails, sua mensagem será mais lida e sua conversão será maior, gerando um maior ROI do e-mail marketing.
Uma boa estratégia para aumentar o ROI do e-mail marketing é por meio do seu ticket médio, ou seja, o valor médio de cada pedido.
Existem certas técnicas para aumentar o ticket médio de uma empresa que podem ser aplicadas no e-mail marketing. Quer um exemplo? Cupons de desconto!
Cupons de desconto costumam incentivar novas vendas e, em muitas ocasiões, vendas com valores maiores. Quando existem produtos encalhados no estoque, então, é o melhor momento para oferecer descontos, se livrar dos produtos e aumentar seu ROI no processo.
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