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Qual empresa não quer conquistar novos assinantes de newsletter? Por meio desse canal de comunicação e de uma estratégia bem delineada de Marketing Digital, os resultados alcançados com os clientes e com os potenciais consumidores de um determinado produto poderão vir a ser muito satisfatórios.
Mas o que é preciso ser feito para engajar aqueles que visitam um site ou um blog a cadastrarem um e-mail? A resposta para essa pergunta você encontrará no conteúdo abaixo. Leia e comece já a aplicar as nossas dicas em seus e-mails marketing e potencialize os seus negócios!
Conteúdo
Para que um número cada vez maior de leitores assine a sua newsletter, é fundamental que a opção para cadastro esteja visível. Para isso, crie um botão chamativo e deixe-o tanto na home do site quanto na página do blog.
Se o seu negócio é um e-commerce, evite o famoso erro de deixar o formulário de assinantes lá embaixo no rodapé! Muitas pessoas não rolam o site até o final, portanto nem enxergarão o seu formulário. O ideal é posicionar o formulário de newsletter próximo do banner principal da Home, logo acima ou logo abaixo dele. Procure também ativar o formulário de captura em suas páginas de detalhe de produto e nas páginas de categorias, em um lugar bastante visível (não no rodapé).
Faça testes para verificar qual a cor que mais chama a atenção, mude o texto e também faça testes com banners para inscrição em diversas partes do site para identificar em qual das opções o resultado será melhor.
Ao final de cada postagem do blog, crie um CTA (Call-To-Action) convidando o leitor a assinar a newsletter.
Desenvolva um texto que mostre a ele que outros temas parecidos e relevantes serão abordados nas demais postagens e que, ao deixar o endereço de e-mail, o material de interesse será direcionado para a caixa de entrada.
Para conseguir novos assinantes na newsletter, não complique o preenchimento dos dados. Peça informações simples, como as de endereço de e-mail e nome do assinante.
Quanto aos dados mais completos, como os relacionados à profissão, empresa, telefone, idade, dentre outros, deixe para alguma landing page capturar ou então pergunte depois, por e-mail.
E, caso a sua newsletter tenha informações sobre vários assuntos diferentes, vale também perguntar ao inscrito sobre quais assuntos ele tem mais interesse. Assim, as mensagens poderão ser direcionadas, tornando o canal ainda mais funcional.
Em vez de deixar a chamada “Assine a nossa newsletter”, faça uma diferente, para instigar o leitor a deixar seus dados.
Crie uma mensagem que demonstre exclusividade e relevância, e que seja direta. Por exemplo, se o seu blog trata sobre assuntos referentes a vendas, deixe o botão de newsletter com a mensagem “Eu quero aprender a vender mais e melhor” ou “Receba ideias inovadoras na sua caixa de entrada e aumente as suas vendas”.
Algumas ferramentas de automação de marketing conseguem detectar quando um leitor está saindo de um blog. E é esse mesmo recurso que promove um pop-up de saída, convidando o navegante a se tornar um assinante da newsletter.
Como o usuário já terminou a leitura da informação que ele buscava e está prestes a fechar a aba de seu site, essa mensagem chamará a atenção do leitor, sem soar como uma intromissão.
Se a sua estratégia atual é a de conseguir novos assinantes para a newsletter, qualquer outro material que possa tirar a atenção do leitor deve ser eliminado.
Quando existem muitos distrativos e muitas opções de ações, o leitor de uma determinada página pode ficar confuso e não fazer exatamente aquela atividade que você tanto deseja.
Sendo assim, não inunde o leitor de banners, CTAs, imagens e mensagens: foque na captura do e-mail do usuário.
Quando um leitor se dispõe a deixar um comentário em seu blog, ele demonstra bastante engajamento. E não há momento melhor para pedir a ele que assine uma newsletter do que esse.
Para isso, existem plug-ins no WordPress que permitem a inserção de uma caixa de assinatura nos espaços para comentários do blog. Por meio do AWeber Web Form Widget, é possível que o comentarista se torne um lead durante a escrita de sua mensagem.
Outro plug-in bastante interessante é o Yoast Comment Hacks, que identifica comentaristas que estão deixando alguma mensagem pela primeira vez e, após o comentário, direciona-os para uma nova página, que pode ser usada para encorajá-los a assinar uma newsletter.
O pedido de assinatura de uma newsletter não precisa ser feito somente na web. Caso você tenha uma loja física, instrua os vendedores a solicitarem o e-mail do cliente durante o fechamento da compra e peça autorização a ele para que mensagens sejam enviadas.
Para incentivar que eles aceitem a proposta, ofereça descontos, ofertas exclusivas, dicas, dentre outras mensagens de interesse.
Não se esqueça de marcar esses contatos como vindos da loja para mensurar, posteriormente, o nível de captação de e-mails nas lojas físicas.
Facebook, Twitter, Instagram…. Independentemente das redes sociais que são usadas em seu empreendimento, aproveite todas elas para estimular os visitantes a assinarem a newsletter.
Em uma Fanpage, por exemplo, é possível criar um botão de “Cadastre-se”, onde será pedido o endereço de e-mail. Outra ação que também pode ser feita no Facebook é a de fixação de uma postagem no topo da página, fazendo o mesmo convite aos leitores.
Já no Instagram, é possível deixar uma imagem com o link para cadastro na descrição e na biografia do perfil, por exemplo.
É importante ressaltar que nenhum conteúdo deve ser enviado para a caixa de e-mail de um cliente ou potencial consumidor sem que eles tenham autorizado o envio. Qualquer ação que seja feita sem que tal cuidado tenha sido tomado aumenta as chances de descadastro e de a imagem de seu negócio ser vista de forma negativa.
Agora que você aprendeu sobre como engajar e atrair novos assinantes na newsletter, não poderíamos deixar de convidá-lo a assinar a nossa, é claro! Deixe o seu e-mail e receba outras dicas relevantes como essa na sua caixa de entrada.
Quer expandir sua base de assinantes de forma rápida e eficaz? Assista ao nosso vídeo e descubra estratégias práticas para captar mais e-mails e potencializar suas campanhas de e-mail marketing!