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Quem lida com e-commerce sabe que o cliente, às vezes, é imprevisível: em um momento, ele está preenchendo os dados, no outro é direcionado para página de checkout e, quando menos se espera, desiste da compra. Diminuir o abandono de carrinho no e-commerce ainda é um grande desafio para os lojistas online.
Entretanto, o problema pode ser remediado com a implementação de algumas medidas eficazes. No post de hoje, vamos abordar exatamente isso. Continue acompanhando e confira!
Conteúdo
Recentemente, o Instituto Baymard — que mede a experiência do usuário — divulgou o resultado de uma pesquisa quantitativa sobre o abandono de carrinhos do comércio eletrônico nos EUA. O estudo constatou que 58,6% dos consumidores online deixaram suas compras para trás.
Por aqui, o Sebrae, em parceria com a Olist, apresentou a análise da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online. Nesse quesito, ao que parece, o Brasil apresenta vantagem.
Segundo o documento, o abandono em 2016 foi de 34%. É importante considerar essa redução, visto que em 2014 o percentual era de 58% e em 2015 de 38%.
Embora os resultados sejam animadores, não podemos nos descuidar, porque ainda há muito a se fazer. Confira alguns dos motivos para abandono de carrinho:
Se você pesquisar mais a fundo, verá que esses entraves interferem significativamente na experiência do usuário. Além disso, geram muitos problemas para a sua loja virtual. Mas como resolver isso?
Ao navegar em seu site, o consumidor pode interromper essa dinâmica por vários motivos: o telefone toca, recebe mensagem no smartphone, atende a família, acessa as redes sociais.
Enfim, não faltariam exemplos para te dizer que a mínima distração na plataforma seria capaz de dispersar o cliente, porque é complicado competir com os agentes externos.
Uma forma de minimizar essas ocorrências é adotando soluções inteligentes. Como? Ofereça um site responsivo, com o mínimo de páginas, checkout em um único lugar, layout limpo, carregamento mais rápido, cadastramento correto e imagens de impacto.
O frete ainda é um desafio, porque alguns clientes desistem no último momento, ao constatarem o preço da taxa + o do produto. Sabemos que, dependendo da sua margem de lucro e do porte da loja virtual, nem sempre é possível oferecer frete grátis.
Por isso, ampliar a sua cartela de fornecedores é um caminho promissor, já que essa ação auxilia na redução dos custos. Ou seja, se a gestão logística de seu e-commerce é resolvida, boa parte de seus problemas vai embora.
Você ainda pode estabelecer um limite de compra para oferecer o frete grátis ou criar campanhas sazonais para cumprir com essa finalidade.
Se o cliente desistir da compra, não desista dele. O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz para trazê-lo de volta. Nesse caso, ofereça descontos, busque saber o que houve, porque o feedback também te ajuda a melhorar e, consequentemente, a aumentar a taxa de conversão.
A maioria das plataformas de e-commerce possui o recurso de recuperação de carrinho abandonado, por isso, se você ainda não o utiliza, converse com sua plataforma!
Diminuir o abandono de carrinho é uma tarefa que exige estratégia e esforço, pois quando você descobre o porquê da perda, começa a entender melhor o desafio de manter a sua loja virtual atrativa e faturando. Para não se perder nesse processo, é importante valorizar a experiência do cliente e também a gestão eficiente em outras áreas pontuais de seu e-commerce que podem estar afetando a finalização das compras.
Como dica final, recomendamos que você seja curioso sempre e investigue a fundo suas estatísticas de navegação em ferramentas como o Google Analytics, para descobrir outras possíveis causas de abandono de carrinho.
Viu como algumas medidas podem ser úteis no processo de redução da taxa de abandono de carrinhos? Agora, para completar, veja como se dar bem em períodos de sazonalidade.