Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
Uma campanha de e-mail marketing, sendo bem planejada e executada, pode ter muito peso no fortalecimento e no reconhecimento de uma rede de franquias. Isso porque, quando falamos em franquias, estamos falando de uma marca que pode estar espalhada por diferentes regiões em todo o país, lidando com consumidores dos mais variados perfis.
Leia mais:
>> 7 dicas para ter a taxa de abertura como uma aliada das suas vendas
>> Como otimizar os envios de e-mail marketing com templates dinâmicos
Neste sentido, o e-mail marketing se apresenta como um aliado para personalizar e aproximar a comunicação com um público mais amplo, fortalecendo o relacionamento entre empresa e clientes. E isso não somos nós que estamos dizendo: no relatório da AFMR, líderes de franquias apontam que consideraram o e-mail marketing um dos métodos mais eficazes, baratos e que traz maiores resultados em comparação com redes sociais ou anúncios pagos, por exemplo.
Então, se você é dono de uma franquia ou um franqueado no meio digital, ou se trabalha com uma franquia física que também atende online, este artigo é para você. Seja uma franquia de mercado, restaurante, café, floricultura, academia ou drogaria, independentemente do seu segmento de mercado, as estratégias que mostraremos a seguir são importantes dicas para construir relacionamento com o seu público-alvo.
Conteúdo
Mas se você ainda está em dúvidas sobre os benefícios desta estratégia para o seu negócio – especialmente se tratando de uma rede de franquias -, nós podemos te ajudar! Continue com a gente neste artigo e confira as melhores dicas a seguir.
Conforme já citamos, uma rede de franquias pode lidar com os mais diversos perfis de clientes, em diferentes regiões do país. E o e-mail marketing se torna um grande aliado na hora de personalizar e aproximar o seu relacionamento com esses clientes.
E essa dica também vale para quem tem foco em um público interessado em abrir franquias, os franqueados. Para isso, você pode lançar mão de uma linha de assunto voltado para o tema “seja um franqueado” (falamos mais sobre isso adiante, quando trazemos um “exemplo na prática”).
Isso porque o e-mail é um canal que permite que o franqueado se comunique localmente com os seus consumidores, de forma mais pontual e precisa – claro, sempre mantendo o tom de voz, a identidade e a padronização da comunicação da marca. Essa é uma maneira de se relacionar com o público da região, informando sobre produtos, ofertas e novidades locais que sejam do seu interesse e de fácil acesso para aqueles clientes.
Isso sem falar na possibilidade de conquistar novos contatos para a sua base, captando os e-mails dos consumidores quando eles fecham uma compra na loja física ou respondem alguma pesquisa de satisfação, por exemplo.
Outro ponto fundamental que é preciso levar em conta quando falamos em e-mail marketing para rede de franquias é a possibilidade de falar com um público mais amplo. Afinal, uma franquia pode levar a sua marca a ser conhecida nos mais diferentes lugares.
Mas, para que essa comunicação com um grande número de pessoas seja efetiva, é fundamental contar com uma ferramenta de e-mail marketing robusta, capaz de suportar um volume de disparos significativo e que ainda ofereça outras funcionalidades, como um dashboard amigável, análise de resultados ágil e prática e, principalmente, suporte de especialistas que possam apoiar o disparo das campanhas de forma estratégica do começo ao fim, em todas as etapas do processo.
O e-mail marketing também é um excelente canal para que a rede de franquias faça com que os seus clientes se sintam valorizados – e se for um cliente VIP, então, o impacto dessa valorização se torna ainda maior. Ofereça descontos, combos e kits, frete grátis, entrega rápida, entre outras vantagens. Vale ressaltar que este tem sido um movimento do mercado como um todo. Então, é preciso ter cuidado para não ser deixado para trás pela concorrência.
O grupo Franquias do Futuro, responsável pelas marcas Mundo Toy, Orgânica, Bellaza, Mazze, Brasil Nutri Shop e Azarte, aposta no e-mail como uma das suas principais ferramentas de marketing B2B para se relacionar com potenciais investidores e vender franquias.
O planejamento das campanhas da marca envolve a segmentação dos contatos, ou seja, o entendimento de quem são e como podem ser separados de acordo com as suas características e o momento da jornada de compra. A partir daí, são realizados envios de trilhas para a construção de relacionamento com o público-alvo, além de disparos de e-mails mais gerais e informativos sobre o negócio de franquias.
E foi assim que o Franquias do Futuro conseguiu criar uma base própria de 40 mil contatos e ter uma taxa de abertura de 19%.
E se você também tem uma rede de franquias e quer alcançar o sucesso do seu negócio com o apoio do e-mail marketing, conte com a gente! Nossos especialistas podem ajudar a alavancar os seus resultados com uma consultoria de ponta a ponta.