fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Como organizar listas de email para ter mais retorno no email marketing

  • timer 03/03/2016
  • 3 min de leitura

Conseguir atingir uma taxa satisfatória de entregabilidade, alcançar um ROI acima da média, ter resultados positivos aliados à sua marca, são alguns, dentre outros propósitos, de quem utiliza email marketing. Mas, enfim, você sabe por onde começar?

Partimos do princípio de que os contatos da sua lista são a mais direta fonte de comunicação entre você e o seu cliente. Dessa forma, a sua base de contatos precisa estar organizada e pronta para trabalhar a seu favor. Vamos então lhe ajudar com dicas de como organizar as listas de email.

No entanto, grande parte das empresas comete o mesmo erro: colocam todos os emails em uma única lista, sem efetuar nenhum tipo de separação. E o pior: utilizam apenas o email, sem qualquer dado adicional. Com isso, perdem a chance de estabelecer uma comunicação mais direcionada e pessoal com o seu público.

Mas como devo organizar minhas listas de email?

Todo o processo de organização da sua lista de contatos será feito no MS Excel ou qualquer outro software de planilha eletrônica. Se estiver começando a trabalhar com uma nova ferramenta, exporte sua lista da ferramenta de email marketing antiga, para que sua lista já venha “limpa” e tratada, sem os contatos que se descadastraram. Caso esteja começando agora a fazer e-mail marketing, exporte os contatos de sua plataforma de e-commerce em arquivos separados: um para lista de clientes (quem já comprou de você) e outro para os assinantes de newsletter. É lá que você deverá, primeiramente, excluir da sua planilha as colunas que não irá aproveitar.

É recomendável que, na lista de Clientes, você utilize informações adicionais como: nome, data de nascimento, sexo, cidade, estado, cep, e tipo de pessoa (física ou jurídica).

Aproveite esses dados! Eles terão grande importância no momento em que você decidir fazer a segmentação da sua lista.

Além disso, sugerimos alguns ajustes que costumam apresentar melhor conversão, como por exemplo, excluir o sobrenome dos contatos e utilizar apenas o primeiro nome. Essa simples adaptação fará a diferença se o seu objetivo é estabelecer uma relação mais pessoal e direta com os seus clientes.

Lembrando que se a sua lista tiver contatos de origens diferentes, é importante que você salve estes contatos em arquivos separados conforme a origem. Por exemplo: contatos capturados em um evento, assinantes de newsletter, clientes, assinantes de blog etc. Um arquivo para cada origem. A distribuição correta dos contatos é fundamental para que você possa trabalhar conteúdos diferenciados e característicos de cada público.

Benefícios das listas de email

E então, você ainda está em dúvida quanto à importância da organização das suas listas? Se a resposta for sim, leia as próximas linhas e entenda as vantagens:

  • Com os seus contatos separados em listas diferentes, você pode interagir de maneira específica e assertiva com cada lista, enviando por exemplo, materiais educativos apenas aos assinantes do Blog. Poderá também enviar campanhas mais agressivas para incentivar a primeira compra de que ainda é apenas assinante de News, o que costuma trazer ótimos resultados.
  • Com informações adicionais nas suas listas (ex.: Nome, Gênero, Estado, Cidade, Data de Nascimento etc.), é possível utilizá-las e aplicar diversas segmentações. Essa é uma boa prática do e-mail marketing, que vai lhe gerar maior proximidade com o público e aumentará o engajamento.
  • Trabalhando com listas independentes, você pode saber qual base está respondendo melhor aos seus e-mails, assim como qual está interagindo mais satisfatoriamente através de métricas calculadas pela ferramenta, como Taxa de Abertura e Taxa de Clique, por exemplo.

Resumindo, a correta organização das suas listas está diretamente ligada aos resultados que você pode atingir com e-mail marketing.

Nós aqui na Mailbiz nos preocupamos em ajudar cada cliente a organizar a sua base de contatos, e por isso, oferecemos um atendimento qualificado para dar suporte também nessa etapa, já que este é o primeiro passo para a conquista de resultados positivos.

Esperamos que você consiga aplicar nossas sugestões em sua estratégia!

Veja também esse artigo: O poder das integrações e automações no email marketing.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.