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É comum que após algum tempo enviando campanhas de e-mail marketing se perceba uma queda no volume de interações de aberturas e cliques. Enquanto uma parte dos contatos abandona seus e-mails e por isso não interage mais, existe uma outra parte que deixa de interagir simplesmente porque deixa de ter interesse no conteúdo enviado. Por isso, é fundamental reengajar contatos inativos.
É aí que entram as campanhas de win back ou reengajamento. Simplesmente desperdiçar esta grande parte da lista não é o mais indicado a se fazer. Antes disso, você deve trabalhar as campanhas de win back ou reengajamento para reengajar o número máximo de contatos possível. Vamos ver como isso pode ser feito? Temos 5 dicas bem interessantes!
Conteúdo
Cada negócio precisa definir uma regra para dizer quando um contato passa a ser inativo. Não existe uma regra para esta definição, pois cada empresa tem sua frequência de envios e suas próprias práticas de segmentação. Contudo, se você está na dúvida em como começar, pode considerar um contato inativo quando ele não abriu nenhuma campanha nos últimos 6 meses. Ou então quando não clicou nenhuma vez nos últimos 9 meses. Feito isto, crie o segmento na sua lista com esta regra e vamos para o passo seguinte.
Agora é o momento de criar peças para reengajar contatos inativos. Seguem algumas dicas para criação das peças:
A escolha do assunto é fundamental. E este assunto tem que ser MUITO curto e direto. Estudos mostram que um assunto mais “emocional” traz melhores resultados. Caso decida oferecer desconto no assunto, é recomendável usar “$ OFF” ao invés de “% OFF”. Abaixo algumas dicas que podem ser aplicadas para a linha de assunto:
Não devemos descartar para sempre os contatos que não interagiram com a sua primeira campanha de win back. Para reengajar contatos inativos, recomenda-se expor os contatos a campanhas de reengajamento por pelo menos 2 meses. A frequência de envio pode ser 1 por semana ou 2 por mês, mas com os conteúdos variando entre diferentes peças. Fique atento aos números de novos interativos que serão obtidos e também ao opt-out. Se perceber um aumento muito grande nos opt-outs, talvez a frequência de envio esteja muito elevada, então diminua a frequência de envio destas campanhas.
Um estudo da Return Path mostrou que, em média, os contatos que lêem uma campanha de win back levam 57 dias até lerem uma campanha posterior habitual. Portanto, os resultados não serão imediatos. Tenha paciência e siga fazendo os envios de campanha de win back para os contatos que ainda estão inativos. Descubra, com base nos diferentes conteúdos e nos resultados de abertura e clique, a frequência e o melhor horário para envio. Como dito antes, o ideal é você dar a chance ao longo de pelo menos 2 meses para os contatos se reengajarem. Após este período, quem não tiver qualquer interação, aí sim pode ser definitivamente descartado de sua lista. Como sempre falamos por aqui, apenas testando e analisando os resultados você conhecerá a fundo a sua audiência!
Para finalizar, recomendamos a leitura do E-book criado pela Return Path, empresa líder mundial em Email Intelligence. Acesse o link e boa leitura!
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