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Como reengajar contatos inativos da sua lista

  • timer 25/08/2014
  • 3 min de leitura
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√Č comum que ap√≥s algum tempo enviando campanhas de e-mail marketing se perceba uma queda no volume de intera√ß√Ķes de aberturas e cliques. Enquanto uma parte dos contatos abandona seus e-mails e por isso n√£o interage mais, existe uma outra parte que deixa de interagir simplesmente porque deixa de ter interesse no conte√ļdo enviado. Por isso, √© fundamental reengajar contatos inativos.

√Č a√≠ que entram as campanhas de win back ou reengajamento. Simplesmente desperdi√ßar esta grande parte da lista n√£o √© o mais indicado a se fazer. Antes disso, voc√™ deve trabalhar as campanhas de win back ou reengajamento para reengajar o n√ļmero m√°ximo de contatos poss√≠vel. Vamos ver como isso pode ser feito? Temos 5 dicas bem interessantes!

1 РDefina o que é contato inativo

Cada neg√≥cio precisa definir uma regra para dizer quando um contato passa a ser inativo. N√£o existe uma regra para esta defini√ß√£o, pois cada empresa tem sua frequ√™ncia de envios e suas pr√≥prias pr√°ticas de segmenta√ß√£o. Contudo, se voc√™ est√° na d√ļvida em como come√ßar, pode considerar um contato inativo quando ele n√£o abriu nenhuma campanha nos √ļltimos 6 meses. Ou ent√£o quando n√£o clicou nenhuma vez nos √ļltimos 9 meses. Feito isto, crie o segmento na sua lista com esta regra e vamos para o passo seguinte.

2 – Crie pe√ßas com conte√ļdo espec√≠fico de reengajamento

Agora é o momento de criar peças para reengajar contatos inativos. Seguem algumas dicas para criação das peças:

  • Foque em um conte√ļdo que expresse emo√ß√£o, mas sem esquecer de oferecer algum benef√≠cio.
  • N√£o inclua nestas pe√ßas apenas uma lista de produtos sendo oferecidos. Lembre-se que o objetivo √© demonstrar que voc√™ percebeu a inatividade do contato e que se importa com ele, gostaria que ele voltasse a interagir com voc√™. Campanhas repletas de produtos voc√™ j√° envia regularmente e eles n√£o interagiram, ent√£o n√£o faz sentido ser repetitivo.
  • Crie mais de uma pe√ßa para testar qual tem os melhores resultados. O ideal √© ter pelo menos 3 conte√ļdos distintos e v√° testando eles para ver qual responde melhor. Considere, inclusive, criar uma vers√£o apenas com texto, com um ou dois links para o site ao longo da mensagem. Voc√™ pode se surpreender com os resultados de uma mensagem de texto, afinal elas s√£o muito mais pessoais do que mensagens repletas de imagens.

3 – Crie uma linha de assunto diferente

A escolha do assunto √© fundamental. E este assunto tem que ser MUITO curto e direto. Estudos mostram que um assunto mais “emocional” traz melhores resultados. Caso decida oferecer desconto no assunto, √© recomend√°vel usar “$ OFF” ao inv√©s de “% OFF”. Abaixo algumas dicas que podem ser aplicadas para a linha de assunto:

  • Sentimos sua falta
  • Cad√™ voc√™?
  • Onde est√° voc√™?
  • At√© $50,00 OFF, s√≥ hoje.

4 – Envie mais de uma campanha de reengajamento

N√£o devemos descartar para sempre os contatos que n√£o interagiram com a sua primeira campanha de win back. Para reengajar contatos inativos, recomenda-se expor os contatos a campanhas de reengajamento por pelo menos 2 meses. A frequ√™ncia de envio pode ser 1 por semana ou 2 por m√™s, mas com os conte√ļdos variando entre diferentes pe√ßas. Fique atento aos n√ļmeros de novos interativos que ser√£o obtidos e tamb√©m ao opt-out. Se perceber um aumento muito grande nos opt-outs, talvez a frequ√™ncia de envio esteja muito elevada, ent√£o diminua a frequ√™ncia de envio destas campanhas.

5 РFaça testes e tenha paciência

Um estudo da Return Path mostrou que, em m√©dia, os contatos que l√™em uma campanha de win back levam 57 dias at√© lerem uma campanha posterior habitual. Portanto, os resultados n√£o ser√£o imediatos. Tenha paci√™ncia e siga fazendo os envios de campanha de win back para os contatos que ainda est√£o inativos. Descubra, com base nos diferentes conte√ļdos e nos resultados de abertura e clique, a frequ√™ncia e o melhor hor√°rio para envio. Como dito antes, o ideal √© voc√™ dar a chance ao longo de pelo menos 2 meses para os contatos se reengajarem. Ap√≥s este per√≠odo, quem n√£o tiver qualquer intera√ß√£o, a√≠ sim pode ser definitivamente descartado de sua lista. Como sempre falamos por aqui, apenas testando e analisando os resultados voc√™ conhecer√° a fundo a sua audi√™ncia!

Para finalizar, recomendamos a leitura do E-book criado pela Return Path, empresa líder mundial em Email Intelligence. Acesse o link e boa leitura!

Leia tamb√©m: 5 h√°bitos de uma opera√ß√£o eficiente de email marketing

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