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Como transformar leads em clientes: confira 6 estratégias valiosas!
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Como transformar leads em clientes: confira 6 estratégias valiosas!

  • timer 29/04/2024
  • 4 min de leitura

Um dos principais objetivos da maioria das empresas, certamente é aumentar as vendas, para isso, é preciso transformar leads em clientes, resultando em conversões e clientes fidelizados.

Essa pode não ser uma tarefa tão fácil, por isso, selecionamos 6 estratégias práticas para otimizar seus rendimentos. É possível encantar seus clientes e convertê-los, para isso, confira as dicas abaixo!

1. Entenda o funil de vendas

Para transformar leads em clientes é preciso entender o funil de vendas e a jornada de compras do cliente para realizar a melhor abordagem. Mesmo que um cliente em potencial tenha preenchido um formulário no seu site, ele pode estar no topo do funil, ou seja, está na fase de adquirir conhecimento e ainda não está pronto para fechar uma compra.

A melhor forma de começar é identificando em que etapa do funil de vendas o seu cliente está. Procure nutrir esses seus leads com materiais ricos e informações relevantes, mostre que se importa. Assim, quando seu cliente chegar ao fundo do funil, a atuação que era da equipe de marketing, passará para o time de vendas. Aproveite para oferecer descontos e oportunidades únicas para fechar as vendas.

2. Qualifique seus leads

Existem algumas formas de identificar e qualificar seus leads, de modo que aumente suas vendas. Um dos fatores mais importantes é saber se o seu produto é adequado para a necessidade do seu lead, assim você começa a abordar clientes que realmente podem se interessar por seus produtos e serviços. Para isso, faça segmentação do seu público, tenha uma persona e acompanhe a jornada do cliente.

Além disso, tenha certeza de que está falando com a pessoa responsável por tomar decisões, procure entender suas necessidades reais e perceba se você pode atendê-las. Se a sua empresa pode resolver esses problemas, demonstre as soluções e os benefícios de fechar um contrato com vocês.

3. Estabeleça personalização e comunicação eficaz

A personalização é uma das formas de se aproximar do seu público de modo eficiente, otimizando a experiência de compra. Isso porque seu público se conecta com a linguagem e a forma de comunicação da sua empresa, gerando proximidade.

Ainda, eles percebem as vantagens dos seus produtos ou serviços e se estes se adaptam às suas necessidades, tornando-se consumidores fiéis, além de engajar a sua marca. Para isso, é preciso saber algumas informações do seu público, assim, você consegue direcionar as mensagens, e-mails, campanhas, ofertas e mais.

4. Utilize a automação de e-mail marketing para nutrir leads

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada para nutrir seus leads e encaminhá-los pelo funil de vendas, assim, você consegue qualificar seus leads até que estejam prontos para realizarem a compra. Tenha uma lista de contatos orgânicos, que realmente queiram receber seus conteúdos.

Escolha uma plataforma de e-mail marketing, como a Mailbiz para automatizar o envio das mensagens de forma personalizada. Além de contar com dashboards, templates, entre outros recursos que impactam na performance da sua empresa.

Além de personalizar seus e-mails, elabore mensagens criativas direcionadas ao público correto. Crie um cronograma para o envio das mensagens, atente-se a um fluxo saudável para não sobrecarregar o usuário de modo que seus e-mails não se tornem spam.

5. Crie estratégias de fechamento de vendas

Para entender como transformar leads em clientes, é importante saber que existem algumas estratégias que ajudam a fechar vendas e podem ser utilizadas para otimizar seus resultados, confira as dicas abaixo:

  • Recupere o carrinho abandonado: se o cliente já deixou alguns produtos selecionados no carrinho de compras, mas não finalizou, você pode enviar mensagens para recuperar os carrinhos. Pode ser um lembrete amigável, um cupom de desconto, ou frete grátis, por exemplo. Você também pode automatizar essa etapa com o Jornadas da Mailbiz e enviar e-mails e mensagens no WhatsApp para seus clientes;
  • Fechamento direto: quando perceber que o cliente tem interesse no seu produto ou serviço e já está na etapa do fundo de funil, após tirar suas dúvidas, faça perguntas diretas, como “posso enviar o contrato?”, assim, vocês evitam diálogos longos e já finalizam a transação;
  • Atente-se aos detalhes: se o cliente parecer apreensivo, não force a venda, tente identificar o que o deixa desconfortável e solucione o problema. Assim, a experiência de compra do consumidor será melhorada.
  • Gatilhos mentais: os gatilhos mentais são utilizados para transmitir algumas mensagens, como urgência, novidade, autoridade, exclusividade, entre outros. Assim, o cérebro toma algumas decisões inconscientes, como converter dúvidas em vendas. Por exemplo, mensagens de escassez “há somente duas unidades em estoque”, “somente os dez primeiros clientes receberão o benefício X”.



6. Entenda a importância do follow-up

O termo follow-up, do inglês, significa acompanhar. Para o setor de vendas, isso significa que o cliente deve ser acompanhado em todo o processo de compra. Desse modo, deve-se fazer o acompanhamento desde a atração dos clientes, tirando dúvidas, facilitando o processo de compras e também do pós-venda, criando um relacionamento de fidelização do seu consumidor.

Para fazer um follow-up, você pode criar um fluxo de acompanhamento, checando todos os pedidos diariamente para que cheguem no tempo previsto. Ter fornecedores de confiança também é uma forma de manter seu fluxo de vendas com um bom funcionamento. Além de observar os KPIs de compras, como evolução de custos, tempo de liberação dos pedidos, prazos de entrega e mais. Por fim, utilize ferramentas de automatização, como o e-mail marketing da Mailbiz.

Agora que você aprendeu como transformar leads em clientes, continue no nosso blog e aprenda mais sobre estratégias, ferramentas e dicas para sua empresa otimizar diversas etapas. Aproveita para ler também: Como reduzir custos de remarketing e gerar vendas com e-mail marketing. Até lá!

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