Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Quanto você poderia aumentar sua receita recuperando seus carrinhos abandonados? Descubra e se surpreenda!
Entre as estratégias de marketing de um negócio, nada mais importante do que gerar leads. Eles são, de maneira simplificada, pessoas com o perfil de possíveis clientes. E hoje, em uma realidade cada vez mais informatizada, o contato disponibilizado por eles é, em sua maioria, um e-mail. Nesse cenário, usar as redes sociais para aumentar a captação de e-mails é muito importante.
Construir uma lista de e-mails para com leads qualificados nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige planejamento e alguma técnica. Afinal, você precisa ter o e-mail do público que realmente lhe interessa, e não o e-mail de qualquer pessoa! Tenha em mente que a base de tudo é oferecer algo relevante em troca do e-mail do lead. É assim que funciona, sempre se fornece o e-mail quando se recebe algo valioso em troca.
Dentre as estratégias de captação de e-mails possíveis, existem algumas menos invasivas, que garantem uma eficiente geração de leads. Esse é o caso das redes sociais. Quer saber como utilizá-las para essa finalidade? Então confira nossas dicas de hoje!
Conteúdo
Como não poderia deixar de ser, a maior e principal rede social do mundo possui uma ferramenta específica para que você anuncie com o objetivo de gerar leads: o Facebook Lead Ads (ou Anúncio de Leads do Facebook).
Essa ferramenta nada mais é do que um formato diferenciado de anúncio, voltado para a criação de formulários pelos quais a empresa possa coletar dados de seus seguidores. Formatados de maneira bastante dinâmica, esses formulários são feitos para um rápido preenchimento, apenas na plataforma mobile do aplicativo da rede social.
Dessa forma, o Facebook dinamiza o preenchimento de divulgação dos seus anúncios, que podem conter fichas requerendo e-mails e outros dados do público-alvo.
Esse formato de anúncio também pode estar presente em ofertas de contrapartida. Afinal de contas, não é todo mundo que fornece o e-mail a troco de nada. E-books, brindes ou serviços específicos podem ser oferecidos para quem se cadastrar.
Além de facilitar na criação de um bom mailing, esses anúncios podem ser utilizados para coletar informações úteis na hora de estabelecer estratégias de remarketing. Assim, é possível oferecer produtos e serviços ainda mais específicos de acordo com os dados que o usuário fornece no formulário.
Outra rede social muito ativa e importante, o Instagram tem como característica o forte engajamento do público com as marcas, o que oferece grandes oportunidades de geração de leads.
Páginas de captura possuem o mesmo objetivo dos formulários do Facebook Lead Ads: colher e-mails para estratégias futuras de marketing. A diferença é que, no Instagram, a inserção de links é um pouco mais complicada.
Como a rede só permite links clicáveis na descrição do perfil, é necessário trabalhar com legendas que levem o usuário a interagir com os endereços fornecidos nas publicações. O primeiro passo é criar uma página de captura, o que pode ser feito em plataformas como a LeadLovers e a Superplataforma, por exemplo.
Com ela criada, reduza seu endereço no bit.ly ou no goo.gl, para que seu público consiga memorizar o link mais facilmente. Assim, é só usar a criatividade e incentivar os usuários a navegar até sua página de captura, onde poderão ter contato com um conteúdo específico (vídeos, e-books, arquivos úteis, entre outros) pelo qual fornecerão seus contatos em troca.
Outra estratégia de captação de e-mails muito utilizada ultimamente é a transmissão de webinars gratuitos a partir do cadastro do endereço de e-mail. Webinars são transmissões em vídeo em que a via é de mão única, ou seja, apenas você transmite e a audiência assiste a sua palestra.
Os webinars geralmente oferecem algo que seja de grande interesse para o público-alvo do transmissor. É possível utilizar plataformas como a Go To Meeting, por exemplo, para criar seu evento e estipular um tema e uma data de transmissão.
A partir daí é só divulgar seu webinar nas redes sociais (criar um evento no Facebook é uma ótima estratégia) e esperar o cadastro do seu público. Como os webinars agendados trabalham com a expectativa das pessoas pela transmissão do conteúdo prometido, é comum vermos materiais desse tipo alcançando um sucesso muito grande.
Lembre-se de agendar a transmissão com um intervalo de tempo suficiente para que você divulgue o evento de maneira satisfatória. Mas não se esqueça de que, se o webinar for acontecer muito tempo após a primeira divulgação, fatalmente as pessoas começarão a perder o interesse. Timing é tudo nesse tipo de estratégia!
Por mais que a geração de leads seja o objetivo final das campanhas de marketing digital, o caminho para chegar até ela é tão importante quanto. E, hoje em dia, as redes sociais possuem um papel fundamental para alcançar essa meta.
Sem dúvida alguma, a maioria do tráfego de informações e presença de usuários (e potenciais leads) se concentra nas redes sociais. Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, entre tantas outras, são as principais plataformas de captação de e-mails e geração de leads.
Se o preenchimento de um formulário em uma página de captura é o objetivo principal da sua estratégia de captação de e-mails, crie caminhos para que o seu público nas redes sociais chegue nessa página. Desenvolver um calendário de postagens voltado para essa meta é fundamental para conseguir transformar as pessoas em leads.
Uma boa estratégia, nesse caso, é procurar por ferramentas de agendamento de postagem. Se você criou algumas variações de posts que levem o público à página de captura, não é uma boa publicá-los todos de uma vez. Plataformas como o HubSpot, por exemplo, permitem o agendamento de variações de uma só vez. Isso é muito útil, pois faz com que você já tenha os conteúdos programados sem se preocupar com o melhor horário ou possíveis esquecimentos.
Tão importante quanto postar com frequência e regularidade é interagir com seu público nas redes sociais. Essas plataformas oferecerem a grande possibilidade de engajamento, uma vez que comentários de usuários são uma ótima oportunidade para transformar essa interação em um lead.
Você dá atenção para suas redes sociais? Sabe utilizá-las para a captação de e-mails, gerando leads e novos clientes em potencial? Assine nosso newsletter e receba mais conteúdos como esse!