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Como vender mais automatizando os processos de gestão do seu e-commerce
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Como vender mais automatizando os processos de gestão do seu e-commerce

  • timer 22/03/2021
  • 3 min de leitura

No comércio eletrônico, as vendas e as oportunidades ocorrem de forma muito rápida. Quando o empreendedor trabalha no próprio negócio ele entende que tempo também é dinheiro, portanto, quanto mais automatizado for o seu trabalho e processo de gestão, maior as chances de converter vendas. Para facilitar o trabalho do dia a dia e automatizar cadastros, produtos, estoque, pedidos e entregas, um sistema de gestão ERP é um aliado, para deixar de lado processos manuais de gestão e aderir a uma administração mais fluida e automatizada. 

A gestão de um negócio compreende diversos setores, desde as compras com os fornecedores até a entrega ao consumidor final, passando por organização do fluxo de caixa e notas fiscais. Automatizar os processos de gestão é um caminho eficiente para vender mais e criar presença digital forte sem comprometer a experiência do consumidor. 

Integrações para facilitar os processos 

Para negócios no meio online principalmente, mas também aplicado para formato de operações híbridas (on e offline), as integrações são importantes e necessárias. Os setores internos quando integrados, atualizam automaticamente compras, vendas, documentos e cadastros, tão importante quanto às integrações aos canais de venda e também aos parceiros logísticos – processos estes que são feitos através de um ERP. Através das integrações, o negócio passa a vender com mais agilidade e eficiência, resultando diretamente nos resultados da empresa. 

Contar com um sistema de gestão integrado é a base para ter uma vantagem competitiva perante os concorrentes, tanto nos processos gerenciais internos, quanto nas integrações aos canais de venda e parceiros de entrega. Pode parecer um detalhe, mas quando o negócio passa a vender online em múltiplos canais, é preciso ter controle exato sobre cada item vendido, faturado e entregue, caso contrário, o negócio passará a falhar com o consumidor e tenderá a vender menos por baixar o nível de reputação perante o cliente. 

Um exemplo de integração é quando um produto é vendido ele automaticamente é retirado da contagem do estoque pelo sistema e é contabilizado como venda. Após isso, já são encaminhados para o processo de logística, que compreende a separação, embalagem e envio do produto. Imagine isso em grande escala, a integração é um processo fundamental para manter as vendas ativas. 

Dicas para vender mais: 

Algumas dicas podem gerar resultados cada vez melhores na performance de vendas, separamos algumas: 

  • Conheça o seu consumidor: Antes de sair vendendo estude o seu consumidor, seu comportamento e o formato de compra que mais interessa a ele;
  • Segmente o seu produto em marketplaces: Mesmo o e-commerce sendo um lugar amplo, é importante segmentar o seu produto e criar presença em marketplaces e canais de venda que tenham a ver com o perfil do seu consumidor;
  • Bons anúncios geram boas vendas: Não esqueça de fazer descrições completas sobre o produto vendido com fotos variadas e de alta qualidade para que os anúncios performem de forma melhor e sejam mais vistos pela audiência do canal de vendas em que está inserido. 
  • Crie estratégias: Apesar de em muitos casos as vendas ocorrerem de forma orgânica no e-commerce, para ter bons resultados é preciso criar estratégias inteligentes para atrair o consumidor, como combos, promoções nos canais variados de venda.  A integração com marketplaces ajuda no crescimento do seu negócio, já que é possível atingir um público diversificado e diferentes 
  • Frete e prazo de entrega são tão importantes (ou mais) do que o preço: O consumidor do e-commerce deixou o perfil de procurar somente pelo preço do produto para avaliar também o valor do frete e o prazo de entrega. Conte com bons parceiros logísticos para poder oferecer preços e prazos interessantes de entrega dos produtos ao cliente. 

Vantagens em utilizar um ERP online: 

O sistema de gestão ERP online organiza o fluxo operacional do negócio, e isso por si só já é uma grande vantagem, mas outras podem ser destacadas: 

  • Gestão integrada: Com as informações sendo administradas através de um único sistema, a gestão permanece integrada e o empreendedor ganha maior controle sobre o negócio;
  • Organização: Quando os setores estão com as informações interligadas, a organização quanto a pedidos, vendas e clientes permanece mais organizada, possibilitando também uma visão mais ampla do negócio para o administrador;
  • Processos burocráticos automatizados: gerar notas fiscais, boletos bancários, já com os cálculos de impostos e importações das vendas realizadas é uma grande vantagem e otimiza tempo e energia dos colaboradores. 

Se ainda não é cliente Bling, use o cupom #mailbiz e faça um teste grátis para conferir na prática as formas que um ERP online e em nuvem podem ajudar na automatização do seu negócio e na consequente facilidade nos processos de gestão. Vender online é uma grande oportunidade mas também um desafio onde o empreendedor deve estar munido de ferramentas que auxiliem a gestão e o escalonamento das vendas. 

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